sábado, 23 de outubro de 2010

Banca de defesa de dissertação - Rebecca de Nazareth Costa Cisne

No dia 30 de setembro de 2010, a aula do PPGTur da UCS, Rebecca de Nazarerth Costa Cisne, defendeu sua intitulada “Roteiro Turístico, Tradição e Superação: Tempo, Espaço, Sujeito e (Geo)Tecnologia como Categorias de Análise”.

Partindo de uma abordagem epistêmica sobre o tema Roteiro Turístico, nutrindo-se ainda de contribuições de teóricos das Ciências Sociais, Filosofia e Geografia, a dissertação busca compreender o roteiro turístico no momento contemporâneo, tendo em vista a impossibilidade das categorias tradicionais Tempo, Espaço e Tematização, relacionadas ao conceito de roteiro, em darem conta da complexidade do fenômeno no contexto atual.

Para tanto, a autora avança em sua discussão propondo um novo entendimento de roteiro turístico a partir de categorias emergentes da discussão teórico-conceitual, enfatizando a necessidade de considerar o Sujeito e a (Geo)Tecnologia para uma compreensão pós-moderna do roteiro turístico.

Além da Orientadora, Profª Drª Susana de Araújo Gastal (UCS), a banca avaliadora foi composta pelos Professores Doutores Márcia Maria Cappellano dos Santos (UCS), Liliane Staniscuaski Guterres (UCS), e Miriam Rejowski (Anhembi-Morumbi).

Rebecca foi aprovada com conceito máximo (4), recebendo ainda o grau de distinção e louvor, completando, junto com Marcela Marinho, nosso quadro de excelência de pesquisa científica em turismo.

Após a banca, os alunos tiveram a oportunidade de receber a Profª Drª. Miriam Rejowski para um momento de reflexão sobre o cenário das pesquisas no campo do Turismo no país.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Viagem de Estudos - Minas Gerais

O professor da disciplina Turismo e Desenvolvimento Regional, Edegar Luis Tomazzoni, a exemplo do ano passado (veja aqui) fará uma viagem de estudos com os alunos da turma X do PPGTur da UCS.

O grupo sairá de Porto Alegre, no dia 04 de novembro com retorno previsto para o dia 07 do mesmo mês, com destino a Belo Horizonte.

Na capital mineira os alunos terão reuniões com a diretoria da Estrada Real, Coordenação do curso de Turismo da UFMG, Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Secretaria de Turismo.

Já em Ouro Preto, os alunos terão oportunidade de dialogar com a coordenação da UFOP e, de forma empírica, conhecer como se deu o processo de desenvolvimento reginal que envolve as cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes e Mariana, além de conversarem com a prefeitura e empreendedores envolvimedos nesse processo.

Dentre os objetivos da disciplina estão:

  • Analisar contextos turístico-geográficos regionais.
  • Diagnosticar problemas e identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do turismo regional.
  • Estudar as dimensões, elementos e indicadores do turismo regional, em âmbitos nacional e global.

Portanto, as expectativas quanto a viagem circulam por entre esses objetivos. Espera-se que os debates gerados ajudem, em um processo de metacognição, a articulação entre teoria e prática.

Desejamos aos alunos e professores uma boa viagem!

Aos leitores, voltaremos durante a viagem com os relatos diários das atividades.

Até Minas!

sábado, 16 de outubro de 2010

Chamada para Artigos - Revista Rosa dos Ventos

Está aberta chamada para submissão de trabalhos à Revista Rosa dos Ventos, periódico acadêmico, de ISSN 2178-9061, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado – da Universidade de Caxias do Sul. A Revista dedica-se à reflexão e discussão sobre o Turismo e suas interfaces temáticas, contemplando Educação, Epistemologia, Hospitalidade, Gestão, Cultura e Meio Ambiente. A Revista Rosa dos Ventos propõe-se a ampliar a visibilidade a estudos, pesquisas e reflexões, fomentando o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, professores e alunos, veiculando contribuições na forma de artigos, resenhas e entrevistas.


Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos

Ou no email rebeccacisne@gmail.com