sábado, 26 de fevereiro de 2011

No ar: Revista Rosa dos Ventos Num. 2, Vol. 2

O exercício do Turismo, tanto nas suas práticas como nas suas teorizações, supõe uma série de interfaces, que uma revista especializada deve consagrar em seus espaços. Nesta edição, a Revista Rosa dos Ventos percorre em suas sessões, alguns desses caminhos instigantes.

No grupo dos artigos, Ivan Rêgo Aragão, Beijanine Ferreia Abadia e Khalla Tupinambá analisam duas localidades da Bahia que, embora geograficamente próximas, apresentam modelos diferenciados de Turismo. No artigo “Paradoxos entre Taipu de Fora e Taipu de Dentro/APA de Maraú-Bahia: Turismo e identidade local”, os dois territórios são apresentados e analisados nos seus pontos fortes e fragilidades, tanto na relação com visitantes como com a comunidade local

Os pesquisadores Amli Paula Martins de Miranda e Luiz da Rosa Garcia Netto nos trazem a discussão do Turismo em outra região, ou seja, a Bodoquena (MS), frente às novas tecnologias. Buscam avaliar como as mesmas estariam contribuindo, ou não, na busca do desenvolvimento regional. O artigo “O papel da internet no planejamento do turismo de aventura e do ecoturismo na Região da Bodoquena” analisa o papel desempenhado por seis portais, na busca de respostas.

O olhar antropológico está presente no artigo “Imaginário e Representações Sociais: A Bordo do Trem de Passageiro Vitória Minas”, assinado por Euler David De Siqueira e Raquel Gotardelo Delage. O objeto dos pesquisadores é a Estrada de Ferro Vitória Minas, uma das poucas que manteve trens de passageiros circulando, após as privatizações realizadas na área. O artigo mostra que a viagem férrea não envolve apenas trilhos, estações e trens, mas também há rico imaginário entre os passageiros, sobre este meio de transporte.

A pesquisadora Luciana de Castro Neves Costa nos apresenta outra importante contribuição, ao recorre ao conceito de paisagem cultural, para lançar um novo olhar sobre o enoturismo. O artigo “Enoturismo e paisagem cultural: A vitivinicultura em nova proposta” propõe, na discussão que provoca, teorizar sobre a pertinência de um deslocamento teórico e utiliza para tal o pensamento em torno da paisagem cultural, para com ele abrir possibilidades de novos olhares também sobre o Turismo

Na seção onde estão os estudos de Casos, temos o artigo “Festa do Pinhão de São Francisco de Paula/RS”, de Airton Negrine. As festas temáticas estão presentes em diferentes pontos do país, mas nem sempre disponibilizam uma estrutura de equipamentos e serviços que garanta a qualidade da experiência nelas realizadas, pelos turistas. A temática, por sua vez, segundo o autor, deve avançar merecer maior respeito e cuidado, por suas implicações socioeducativas e culturais, em termos de sua associação a identidade local.

A seção Memória trás mais um documento na íntegra que, com certeza, significará uma contribuição importante aos pesquisadores da história e do desenvolvimento do Turismo. Trata-se da primeira edição da Revista Estudos Turísticos, editada pela Faculdade de Turismo do Morumbi, a primeira a ser criada no Brasil. Em suas páginas, o novo curso é ricamente apresentado, sem deixar de lado a importante discussão sobre a concepção de turismo que deveria orientar os estudos nela realizados.

Boa leitura!

Mestre do PPGTur da UCS conquista vitória junto à Câmara de Vereadores de Caxias

A Mestre em Turismo pelo PPGTur da UCS, Rosana Peccini, apoiada pela Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul – MOÚSAI -, solicitou à Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 24 de fevereiro de 2011, que o galeto al primo canto seja declarado patrimônio imaterial de Caxias do Sul. Este é o primeiro passo para incluí-lo no Livro dos Saberes brasileiro. O embasamento utilizado foi sua Dissertação, intitulada A Galeteria Peccini e o patrimônio de Caxias do Sul, sob a orientação da Profª Drª Kenia Maria Menegotto Pozenato. “Foi através desta comida que se iniciou a criação de frango, a produção de trigo, o plantio de temperos, o que incentivou a criação de aviários e de indústrias voltadas para este segmento, ressaltou a pesquisadora.

O pedido foi muito bem acolhido, tendo havido cumprimentos por parte dos vereadores Elói Frizzo e Gustavo Toigo. O Vereador Elói Frizzo afirmou que o pedido é muito coerente, pois a maioria das pessoas que visitam Caxias do Sul desejam conhecer o famoso e tradicional galeto. O Vereador Gustavo Toigo também afirmou que “o pedido é uma postulação legítima”.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre os 10 anos do PPGTur

Este ano é particularmente especial para o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Completamos nosso primeiro decênio de formação de mestres.


Ao longo desses dez anos foram formados 109 Mestres em Turismo, dos quais 10 compuseram ou ainda compõem o corpo docente dos cursos de Turismo da Universidade de Caxias do Sul, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação (epecializações/mestrado).


O Prof. Doutor Edegar Luis Tomazzoni, docente do Mestrado em Turismo da UCS, dá início à história do curso, sendo o primeiro Mestre a ser formado pelo Programa, tendo defendido sua dissertação em 31 de outubro de 2002. Nessa ocasião, esteve presente para a banca de avaliação de Edegar Tomazzoni a Prof. Marisa Canton, sendo esta, portanto, a primeira professora externa a participar de uma banca deste Programa. Alguns meses depois, a Prof. Canton retornou ao Mestrado para participar da banca de defesa da dissertação do também Prof. Valmir Francisco dos Santos.


Nos 10 anos de fundação do Mestrado, a Prof. Mariza Canton retorna para participar de uma banca de uma orientanda de um ex-mestre. A banca de defesa de dissertação da aluna Andressa Generosi, orientanda do Prof. Edegar Tomazzoni, acontecerá no dia 14 de fevereiro de 2011, às 14h, na sala 213 do Bloco 46, na Cidade Universitária.


Além da Profa. Dra. Antonia Marisa Canton (FGV-SP), a banca de avaliação da dissertação da mestranda Andressa Generosi, sob o título “Natal Luz em Gramado (RS), tradição e inovação: um olhar sobre os fatores que determinam o retorno dos turistas ao evento”, será composta pelos seguintes professores: Profa. Dra. Kenia Maria Menegotto Pozenato (UCS) e Prof. Dr. Rafael José dos Santos (UCS).