segunda-feira, 25 de julho de 2011

VOZES DE ANA RECH: TURISMO E HOSPITALIDADE EM PESQUISA

Este momento é para nós, do Núcleo de Pesquisa, muito especial. Haveria muitas razões para justificar esse sentimento. Mas eu quero apenas mencionar três dessas razões. Primeiramente, eu diria que nossa pesquisa se pauta pelo entendimento de que a hospitalidade que nos aproximou esta sendo comemorada neste encontro, nesta sala, entre os pesquisadores e a comunidade de Ana Rech; entre aqueles que nos acolheram na primeira fase da pesquisa, e a Universidade que agora quer acolhê-los.

De outra parte, também, na proposta de nosso estudo, temos sempre presente a estreita relação entre hospitalidade e turismo. Ora, tem-se aqui uma comunidade que, de um lado, dá mostras de sua potencialidade para acolher e que, de outro, se destaca, historicamente, pela sua contribuição para o desenvolvimento do turismo de Caxias e da Região. E essa conjunção nos mobiliza, como Núcleo, ainda mais para a segunda etapa do desenvolvimento do nosso projeto, etapa de construção de ideias e conceitos sobre o desenvolvimento pessoal e comunitário para a potencialização turística.

A terceira razão para que este evento se faça tão especial está relacionada ao fato de ele estar integrando as atividades comemorativas dos 10 anos do Mestrado em Turismo, E essa feliz coincidência me permite, na qualidade de coordenadora do curso, de coordenadora do Núcleo de Pesquisa e da pesquisa, expressar o reconhecimento institucional aos diferentes segmentos que construíram e vêm construindo a história da comunidade de Ana Rech.

Sejam todos aqui bem-vindos, nessa noite de vivência acadêmica e que, esperamos, possa ser marcada por uma experiência real de hospitalidade.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dra. ISABEL BAPTISTA NO PPGTUR

A Dra. Isabel Baptista, da Universidade Católica Portuguesa, estará por duas semanas participando das atividades do PPGTur. Ela retorna ao Programa, após ter proferido a conferência de abertura do Semintur 2010. Retorna, agora, com apoio do CNPq, e além de atividades na pesquisa, apresentará três comunicações:

14 de julho:

Palestra: Hospitalidade como propulsora de desenvolvimento pessoal e comunitário na perspectiva do desenvolvimento turístico

Evento Vozes de Ana Rech: turismo e hospitalidade em pesquisa (evento que integra as atividades em comemoração aos 10 nos do Mestrado em Turismo)

Convidados: Comunidade de Ana Rech

Hora: 19 horas

Local: Auditório do Bloco 46 / Cidade Universitária

18 de julho

Palestra: Educação e hospitalidade no processo de formação docente

Público: Fórum das Licenciaturas

Hora: (a definir)

Local: (a definir)

20 de julho

Palestra: Ética e hospitalidade no desenvolvimento humano e social

Público: Docentes e discentes dos Mestrados em Turismo, Educação, Letras, Filosofia, Administração e Direito

Hora: 17 horas

Local: Auditório do Bloco 46 / Cidade Universitária

domingo, 10 de julho de 2011

DR. MÁRIO JORGE PIRES FALA AOS ALUNOS DO PPGTUR

“Gabarito da Unesco e turismo em cidades históricas brasileiras” foi o tema da palestra realizada pelo historiador Dr. Mário Jorge Pires, Usp, para os professores e alunos do PPGTur. A fala foi realizada na tarde do dia 8 de julho, e contou com uma plateia atenta. O encontro fez parte da programação dos 10 Anos do Mestrado em Turismo/UCS.

114° DEFESA NO PPGTUR


A defesa de dissertação de Itamar Ferretto Comarú ocorreu na última sexta-feira, dia 8 de julhos de 2011, nas dependências do PPGTur. A banca composta pelos professores Dr. Mário Jorge Pires (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS) e Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) avaliou a pesquisa intitulada PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TURISMO NA CIDADE DE VERANÓPOLIS/RS, que teve como orientador a professora Dra. Susana de Araújo Gastal.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROFESSORA DO PPGTur APRESENTA TRABALHO NA ALEMANHA

Rosane Lanzer, membro do corpo permanente de professores do Mestrado em Turismo/UCS, está Alemanha para participar do 5º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, Preservação do Clima e de Recursos Naturais (5. Deutsch-Brasilianisches Symposium für Nachhltige Entwicklung-Klima und-Ressourcenschutz) que acontecerá em Stuttgart, de 18 a 22 de Julho. O trabalho a ser apresentado pela Drª Lanzer tem como título "Water Resources of the Coastal Plain of Rio Grande do Sul, Brazil", e inclui o uso turístico das águas.


114° DEFESA DE DISSERTAÇÃO PPGTUR/UCS

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

MESTRADO EM TURISMO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO:

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TURISMO NA CIDADE DE VERANÓPOLIS/RS

MESTRANDO:

Itamar Ferretto Comarú

ORIENTADOR:

Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal

BANCA:

Prof. Dr. Mário Jorge Pires (USP) - Titular

Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) - Titular

Prof. Dr. Rafael José dos Santos (UCS) - Titular

DATA:

08/07/11 - Sexta-feira

HORA:

10h

LOCAL:

Sala 313 do Bloco 46 - Cidade Universitária

domingo, 3 de julho de 2011

VOZES DE ANA RECH: TURISMO E HOSPITALIDADE EM PESQUISA

O Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais, ligado ao Mestrado em Turismo, realizará o evento VOZES DE ANA RECH: TURISMO E HOSPITALIDADE EM PESQUISA, no próximo dia 14 de julho, tendo por local o Auditório do Bloco 46, na Cidade Universitária. Ana Rech é bairro de Caxias do Sul/RS e, como tal, foi escolhido para a pesquisa, que agora terá seus resultados socializados com a comunidade. A programação conta com a participação especial da Dra. Isabel Baptista, da Universidade Católica Portuguesa, da cidade do Porto/Portugal, onde coordena o Projeto Porto Cidade Solidária. Para incentivar a participação dos sujeitos da pesquisa, vans estarão disponíveis, saindo da Igreja Matriz de Ana Rech às 18h15min e retornando às 22h15min.

PROGRAMAÇÃO
19h – Abertura do evento

19h20min – Ana Rech em pesquisa
Profa. Me. Olga Araújo Perazzolo
Profa. Me. Siloe Pereira

19h50min – Vozes de Ana Rech: Reconhecimento ao futuro de ontem e ao de amanhã

20h20min – Palestra: Hospitalidade como propulsora de desenvolvimento pessoal e comunitário na perspectiva do desenvolvimento turístico
Profa. Dra. Isabel Baptista
Universidade Católica Portuguesa – Porto/Pt
Coordenadora do Projeto Porto Cidade Solidária

21h10min – Confraternização

MESTRADO EM TURISMO: ANO DEZ


Já está circulando o selo comemorativo aos dez anos do Mestrado em Turismo. O curso é um dos pioneiros no Brasil, tendo a primeira turma ingressado em 2001. A primeira defesa, do hoje Dr. Edegar Luiz Tomazzoni, teve lugar em 2002. Nesse percurso, o PPGTur formou 111 mestres. As dissertações do período podem ser consultadas no http://www.ucs.br/ucs/posgraduacao/strictosensu/turismo/dissertacoes/apresentacao

I JORNADA GESTÃO CULTURAL, TURISMO E INOVAÇÃO – O CARNAVAL

O Mestrado em Turismo promoverá, nos dias 24 e 25 de setembro próximo, a I JORNADA GESTÃO CULTURAL, TURISMO E INOVAÇÃO, tendo como tema o CARNAVAL. O objetivo é o de realizar um encontro que aproxime a pesquisa acadêmica das práticas culturais do carnaval, buscando a troca de saberes e de experiências, em especial para disseminar e socializar o resultado de pesquisas realizadas na Universidade. Diferentes regiões do Rio Grande do Sul praticam um carnaval de qualidade, com forte base local. Em especial nas cidades de fronteira com o Uruguai e com a Argentina, há grande circulação de turista, para participar da festa. A coordenação científica é da Drª Liliane Stanisçuaski Guterres.
A Jornada estará aberta a pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação stricto sensu, mestres, doutores e pós-graduados lato sensu em Turismo, Administração, graduandos dos cursos de Turismo, História, Artes Visuais ou de outras áreas e que tenham o Turismo e a gestão cultural como temas de estudo, técnicos e produtores culturais do Carnaval em nível municipal, estadual e nacional.
Promoção conta com apoio da Secretaria Estadual de Turismo e da CAPES

sábado, 2 de julho de 2011

Castrogiovanni profere palestra no Mestrado


Dr. Antonio Carlos Castrogovanni participou de encontro com mestrandos em Turismo da UCS, no último dia 30 de junho. Geografo e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Castrogiovanni discorreu sobre questões contemporâneas, entre elas o espaço turístico e o status epistemológico do Turismo, destacando a maturidade que seu campo teórico e metodológico vem conquistando. Na foto, o palestrante com alunos e a coordenadora do PPGTur, Dra Marcia Capellano.

113ª Banca de Defesa de Dissertação


A 113ª Banca de Defesa de Dissertação do Mestrado em Turismo/UCS foi defendida no último dia 1º de junho, por Luciana de Castro Neves Costa. Intitulada TURISMO E PAISAGEM CULTURAL: PARA PENSAR O TRANSFRONTEIRIÇO, a dissertação foi avaliada pelos professores doutores Antônio Carlos Castrogiovanni (UFRGS), Liliane Stanisçuaski Guterres (UCS) e Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS), que aprovaram o trabalho e lhe concederam menção honrosa. A banca foi presidida pela orientadora, Dra. Susana de Araújo Gastal.
Breve o trabalho, na íntegra, será disponibilizado no site do Mestrado em Turismo.