sábado, 27 de agosto de 2011

PPGTUR COMEMORA SEUS 10 ANOS

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, representando o governador Tarso Genro, esteve na noite de quinta-feira (25) no auditório 46 da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para prestigiar o início das comemorações pelos 10 anos do curso de Mestrado em Turismo. Ao lado da coordenadora do curso, Marcia Capellano dos Santos, do secretário municipal do Turismo de Caxias do Sul, Jaison Barbosa, e o do reitor da UCS Isidoro Zorzi, Abgail destacou a importância do curso.
Lei mais:

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MESTRANDO PARTICIPA DO V SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

O mestrando do PPGTUR, Jaciel Gustavo Kunz, apresentou trabalho no V Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que ocorreu na UNISC, em Santa Cruz do Sul, entre os dias 17 e 19 de agosto. Mais de cem artigos foram aceitos para apresentação no evento, que contou com o apoio do ILPES/CEPAL e do IPEA, entre outras instituições.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

117ª Banca Defesa de Dissertação

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
MESTRADO EM TURISMO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: Análises da gestão do Natal Luz de Gramado (RS) com base na relação entre os atores organizacionais do evento: poder público, iniciativa privada, comunidade local e turistas

MESTRANDA: Lucia del Carmen Campillo Crosdales

ORIENTADOR: Prof. Dr. Edegar Luis Tomazzoni

BANCA: Profa. Dra. Liliane Stanisçuaski Guterres (UCS) - Titular
Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) - Titular
Profa. Dra. Sara Joana Gadotti dos Anjos (UNIVALI) - Titular

DATA: 25/08/11 - Quinta-feira
Horário: 09h30min
LOCAL: Sala 313 do Bloco 46 - Cidade Universitária

116ª Banca Defesa de Dissertação

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
MESTRADO EM TURISMO

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: Indicadores de desempenho financeiros e não financeiros na gestão estratégica hoteleira familiar com base no estudo de quatro organizações da região turística da Serra Gaúcha

MESTRANDO: Rafael Sortica de Bittencourt

ORIENTADOR: Prof. Dr. Edegar Luis Tomazzoni

BANCA: Profa. Dra. Janaina Macke (UCS) - Titular
Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) - Titular
Profa. Dra. Sara Joana Gadotti dos Anjos (UNIVALI) - Titular

DATA: 24/08/11 - Quarta-feira
Horário: 15h
LOCAL: Sala 320 do Bloco 46 - Cidade Universitária

MESTRADO EM TURISMO DA UCS COMPLETA 10 ANOS


A primeira turma do PPGTur/UCS data de 2001. Desde então, o Programa já for
mou 115 mestres, muitos deles, hoje, doutores e atuando em diferentes instituições do Brasil. As comemorações iniciaram ainda em abril, mas a abertura oficial será neste dia 25, junto com a aula inaugural do Mestrado, proferida pelo Dr. Biagio Avena, do Instituto Federal da Bahia. A palestra do professor Avena versará sobre “Caminhos da transformação de si: uma pedagogia da Viagem”. A cerimônia comemorativa contará com apresentação do Coro da Universidade de Caxias do Sul.

VAMOS CIRANDAR:DISSERTAÇÃO DO PPGTur PUBLICADA EM LIVRO



A dissertação de Tamisa Ramos Vicente, defendida no PPGTur e intitulada Vamos Cirandar: políticas públicas de turismo e cultura popular: festivais de ciranda em Pernambuco 1960-1980, está sendo publicada em livro. O lançamento será em Recife. Defendida em 2088, a dissertação foi orientada pelo Professor Dr. Rafael dos Santos. Parabéns a Tamisa e ao seu orientador!

A dissertação está disponível em:

http://www.ucs.br/ucs/tplPOSTurismo/posgraduacao/strictosensu/turismo/dissertacoes/dissertacao?identificador=192


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ASSIM COMO NO SEMINÁRIO DA ANPTUR, O MESTRADO BRILHARÁ TAMBÉM NO INTERCOM 2011

A INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - realiza seu congresso nacional deste ano em Recife, de 2 a 7 de setembro. O professor Dr. Rafael dos Santos, docente do PPGTur da UCS, coordena, desde 2009, o grupo de pesquisa “Comunicação, Turismo e Hospitalidade”, sucedendo a Dra. Susana Gastal que coordenou esse grupo entre 2004 e 2008. Dentre professores, mestrandos e recém mestres do PPGTur, foram selecionados para a próxima edição do evento os seguintes trabalhos:

1. Turismo e seus imaginários: o roteiro turístico tematizado (Rebecca de Nazareth Costa Cisne, mestre e Dra. Susana Gastal, docente);

2. Deslocando-se por uma antropologia do ciberespaço: numa tentativa de compreensão das experiências de deslocamento humano (Henrique Patto Pinho Vieira de Camargo, mestrando; Dr. Rafael José dos Santos, docente e Dra. Liliane Guterres, docente);

3. A Modernidade e as feiras mundiais: a Exposição do Centenário Farroupilha (Dra. Susana Gastal, docente e Mariana Machiavelli, mestranda);

4. Patrimônio Cultural Imaterial e Turismo (Dr. Rafael José dos Santos).


Nossos parabéns aos autores!

PROFESSOR DO PPGTUR PARTICIPA DE BANCA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

O Prof. Dr. Rafael dos Santos, membro do corpo docente do mestrado em Turismo da UCS, participa, no dia 18/08/2011, de banca de dissertação de mestrado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. O trabalho é intitulado “Bem Vindos ao Nordeste!” Um Estudo sobre Representações Sociais e Turismo na Feira de São Cristovão, Rio de Janeiro, de autoria de Aline Araújo Rocha Nery. Também participam da banca o orientador, Dr. Euler David de Siqueira (UFJF) e a Dra. Vera Guimarães (UFJF), que já foi docente do PPGTur/UCS. No dia seguinte o professor Rafael profere palestra com estudantes de Ciências Sociais da UFJF sobre patrimônio cultural imaterial. Boa viagem e bom trabalho ao professor!


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHAMADA DE TRABALHOS II ENCONTRO SEMINTUR JÚNIOR

Está aberto o processo de submissão de trabalhos acadêmicos realizados no âmbito das graduações em turismo ou áreas afins ao II Semintur, a partir de hoje, 13/08/2011, até o dia 23/09/2011. O evento científico será realizado na Universidade de Caxias do Sul, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011. Podem submeter artigos os graduandos ou graduados, em 2010 e 2011, em turismo ou áreas afins. O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgada a partir de 09/10/2011. Submissões pelo e-mail seminturjr@gmail.com. Informações também no blog do encontro http://seminturjr.blogspot.com ou pelo fone (54) 3218-2621.

ENCONTRO SEMINTUR JÚNIOR 2011

O mestrado em Turismo da UCS convida para o II Encontro Semintur Júnior, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no bloco 46 do Campus Central. O evento científico é organizado pelos mestrandos do programa, sob coordenação da professora Dra. Susana Gastal. A programação inclui palestra de abertura, minicursos e grupos de trabalho abrangendo diversas temáticas ligadas ao turismo. O objetivo do encontro é reunir acadêmicos - graduandos ou graduados em 2010 e 2011, desvinculados de programas de pós-graduação. Dentre os objetivos estão: a) marcar as comemorações dos 10 anos do mestrado em Turismo da UCS; b) estabelecer um espaço para apresentação e discussão da pesquisa realizada na graduação, em especial em termos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, incentivando a produção teórica e a investigação entre os graduandos; c) abrir um espaço acadêmico qualificado para o Turismo e Hospitalidade, no evento de Iniciação Científica da UCS. Maiores informações por meio de postagens no blog, pelo e-mail seminturjr@gmail.com ou pelo fone (54) 3128-2621.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MESTRADO EM TURISMO DA UCS VAI BRILHAR NO VIII ANPTUR

Foram 22 os artigos aprovados para apresentação no VIII ANPTUR, por professores, alunos e ex-alunos do Mestrado em Turismo da UCS.

Nossos parabéns aos autores!

Professores:

Edegar Tomazzoni

Márcia Capellano

Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar

Suzana Maria De Conto

Susana Gastal

Alunos

Bernardo Villanueva de Castro Ramos
Cíntia Elisa Dhein
Eduardo Pezzi
Francielle de Lima
Henrique Patto Pinho Vieira de Camargo
Jaciel Gustavo Kunz
Mariana Schwaab Machiavelli
Mônica Schneider
Pablo Cesar Uez
Rita de Cássia Michelon

Ex-alunos

Álvaro Luis de Melo Machado
Ana Carolina Rodrigues Melo de Oliveira
Ana Maria de Paris Possamai
Ana Solange Biesek
Leslie Vieira Bühler
Manoela Carrillo Valduga
Marcela Ferreira Marinho
Paulo Roberto Teixeira
Poliana Fabíula Cardozo
Rebecca de Nazareth Costa Cisne
Sandra Dall’Agnol
Vander Valduga