terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PPGTUR NO GRUPO DE PESQUISA TRANSPORTES E TURISMO DA UNIRIO

A profa. Dra. Suzana De Conto, e seu orientando de mestrado, Jaciel Gustavo Kunz, passaram a fazer parte do Grupo de Pesquisa "Transportes e o Turismo", que atua desde 2009 e é sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. O grupo possui quatro linhas de pesquisa, sendo que os dois representantes do PPGTUR atuarão na linha de pesquisa em Turismo e Transporte Aéreo, contribuindo com a dimensão ambiental, sobretudo. Essa temática é relacionada ao projeto de pesquisa de dissertação do mestrando Jaciel, em andamento. Os líderes desse grupo, que conta com dez pesquisadores e cinco estudantes, são os doutores Marcio Peixoto de Sequeira Santos e Carla Conceição Lana Fraga. Que esse trabalho da profa. Suzana e do mestrando Jaciel, junto ao grupo de pesquisa, renda bons resultados à relevante área de transportes e turismo! Para mais detalhes sobre o grupo, é só acessar o link dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=1697613AKW5CMF

domingo, 26 de fevereiro de 2012

MESTRE PELO PPGTUR CONCLUI DOUTORADO NA FEDERAL DO PARANÁ

POLIANA FABÍULA CARDOZO, mestre pelo PPGTUR/UCS, está concluindo seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Setor Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná. Poliana se mantem fiel a sua temática, já abordada no Mestrado: o mundo árabe em Foz do Iguaçu.

A tese intitulada “O Líbano Ausente e o Líbano Presente: Espaço de identidades de imigrantes libaneses em Foz do Iguaçu” terá sua banca de defesa no dia 19 de março as 14h30 no Centro Politécnico em Curitiba. O orientador é o Prof. Dr. Wolf-Dietrich Gustav Johannes Sahr.

Confira a dissertação de Mestrado de Poliana:

Possibilidades e Limitações do Turismo Étnico: A presença árabe em Foz do Iguaçu

http://www.ucs.br/ucs/tplPOSTurismo/posgraduacao/strictosensu/turismo/dissertacoes/resumos/29

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

119° DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTUR/UCS

TÍTULO:

Turismo e comunicação:

A Festa da Colônia em Gramado-RS sob o olhar da imprensa

MESTRANDA:

Lirian Maria Meneghel

ORIENTADORA:

Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal

BANCA:

Prof. Dr. Renê Corrêa do Nascimento (UAM)
Profa. Dra. Liliane S. Guterres(UCS)

Prof. Dr. Rafael José dos Santos (UCS)

DATA:

24/02/12 - Sexta-feira

HORÁRIO:

10h

LOCAL:

Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Turismo

Sala 320 do Bloco 46

Cidade Universitária

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EVENTO LANÇA PRODUTO DE PESQUISA: AGENDA VOZES DE ANA RECH 2012




Momentos da entrega da Agenda Vozes de Ana Rech à comunidade, que contou com apresentação do Coral Anima d’Italia


O Mestrado em Turismo/UCS realizou, no último dia 5 de janeiro, na comunidade de Ana Rech, um dos distritos de Caxias do Sul, a entrega das agendas Vozes de Ana Rech 2012. A agenda foi elaborada pela comunidade, sob a coordenação dos pesquisadores do projeto Dimensões Psicopedagógicas da Hospitalidade, desenvolvida no âmbito do Núcleo de Pesquisa Turismo: desenvolvimento humano e social, linguagem e processos educacionais.

Conforme consta da apresentação da Agenda, esta fala do acolhimento entre os habitantes da localidade e do Outro, os visitantes e os que lá chegaram para residir. Nela está agendado o compromisso da comunidade em pensar sobre como ela é e o que deseja ser e como o Outro é e o que deseja ser.

Tornarmo-nos acolhedores uns dos outros nos tornará mais fortes para as decisões que envolvem nossas relações internas e externas; nos tornará mais hábeis para pensarmos nossos planos coletivos, nossos projetos, nossas competências, habilidades e sonhos” – eis as Vozes de Ana Rech.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PPGTUR TEM NOVO PROFESSOR

Aprovado em concurso realizado pela Universidade de Caxias do Sul, o professor Silvio Luiz Gonçalves Vianna passa fazer do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Turismo. Vianna possui graduação em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2011). A pesquisa de doutorado, intitulada “A competitividade e a qualidade de vida na destinação turística: análise quanto à sua correspondência”, foi orientada pelo Dr. Francisco Antonio dos Anjos.

Vianna tem desenvolvido pesquisas na área de Administração e Turismo, com ênfase em Competitividade das Destinações Turísticas e Qualidade de Vida.

Links do professor:

TESE: A competitividade e a qualidade de vida na destinação turística: análise quanto à sua correspondência

http://siaibib01.univali.br/pdf/Silvio%20Luiz%20Goncalves%20Vianna.pdf

CURRÍCULO LATTES

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711719J8


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PROFESSOR DO PPGTUR REALIZA PÓS-DOUTORAMENTO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Prof. Eurico e sua orientadora na Universidade de Aveiro

O professor do PPGTUR/UCS, Eurico de Oliveira Santos, encontra-se na Universidade de Aveiro, em Portugal, para estágio pós-doutoral, desde o início de 2012. Especialista em Turismo Rural, o objetivo do trabalho agora realizado é o de estudar a importância econômica e social, assim como as dificuldades enfrentadas nas propriedades rurais com empreendimentos turísticos, na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. A orientação é da professora Dra. Elisabeth Kastenholz.

O Professor destaca: “Nesse estágio tive a oportunidade de desenvolver um novo momento de pesquisa, com o levantar de novas informações referentes às atividades de turismo no espaço rural. Verifiquei a geração de salário, emprego fixo/temporário e renda nos dos empreendimentos pesquisados, bem como as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades não agrícolas nas propriedades investigadas. O projeto foi concebido para ser realizado em duas etapas. A primeira consistiu-se no levantamento de informações sobre as atividades turísticas junto aos proprietários rurais da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, onde a atividade turística existe ou existiu, em pesquisa realizada ao longo de 2011. Os conhecimentos gerados, na primeira etapa, serão a base para a definição da segunda etapa, ou seja, a elaboração de artigos com análise dos dados, já na Universidade de Aveiro em Portugal. A escolha dos locais de pesquisa foi feita com base nas informações já disponíveis sobre a existência de atividades turísticas na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Dados já pesquisados foram retirados de trabalhos realizados em 1997/1998, no curso de especialização em Produção e Gestão do Turismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; em 2002/2003, na pesquisa no Mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria; em 2004/2008, no âmbito do doutorado em Ciências Agropecuárias e Recursos Naturais de Universidade Autônoma do Estado do México. A atual pesquisa, associada a Universidade do Aveiro, Portugal, atualiza e complementa os dados”.

A oportunidade da pesquisa realizada é reforçada por dados divulgados pelo IPEA, nesta semana, em que aponta transformações na área rural do Rio Grande do Sul. Segundo o IPEA, de 2009 a 2011 houve queda de 67,3% na pobreza extrema, nessa região, com dados mais significativos, inclusive, se comparados às cidades.

Outras informações:

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13073&catid=10&Itemid=9


PROFESSOR CONVIDADO DO PPGTUR/UCS, MARIO BENI, ASSUME CNTur


O professor Dr Mario Beni, ativo participante como professor convidado do PPGTUR- UCS, assume a presidencia do CNTur. Ao colega, nossos votos de maior sucesso!