quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROFESSORA PROFERIRÁ PALESTRA EM LISBOA


A professora do PPGTUR, Dra. Susana Gastal, proferirá palestra intitulada "Cidades, imaginários e turismo: uma abordagem semiótica sobre o espaço urbano", no dia 03 de julho próximo, no Instituto Universitário de Lisboa, na capital portuguesa. O tema da apresentação está relacionado à tese da professora e é uma de suas áreas de atuação no ensino e pesquisa do Turismo. Temos a certeza de que a será uma ótima palestra!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PRORROGADAS AS SUBMISSÕES DE TRABALHOS AO SEMINTUR

O prazo para submissões de artigos ao VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SeminTUR e ao III Encontro SeminTUR Júnior (Iniciação Científica) foi prorrogado de 30/06/12 para 15/08/12. Os trabalhos serão avaliados até o dia 15/10/12 e os resultados divulgados até 20/10/12. Aproveite o prazo estendido para enviar o seu trabalho. Não perca essa oportunidade!Maiores informações em:http://www.ucs.br/ucs/eventos/seminario_de_pesquisa_semintur/submissao_trabalhos
ou em  http://seminturjr.blogspot.com (Encontro de Iniciação Científica)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

123ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: Sobre duas rodas: o moto-turismo no Rio Grande do Sul
MESTRANDA: Cintia Joner Martins
ORIENTADORA: Profa. Dra. Liliane Stanisçuaski Guterres
BANCA: Prof. Dr. Rafael José dos Santos (UCS) - Titular
      Prof. Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS) - Titular
      Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP) - Titular
DATA: 29/06/12 - Sexta-feira
Horário: 16h
LOCAL: Sala 406 do Bloco 46 - Cidade Universitária

122ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: Vozes na cidade: turismo, eventos e seus impactos em Gramado - Rio Grande do Sul - Brasil
MESTRANDA: Paula Fernanda Oliveira Fuganti
ORIENTADORA: Profa. Dra. Liliane Stanisçuaski Guterres
BANCA: Profa. Dra. Luciene Jung de Campos (UCS) - Titular
      Prof. Dr. Rafael José dos Santos (UCS) - Titular
      Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP) - Titular
DATA: 29/06/12 - Sexta-feira
Horário: 13h30min
LOCAL: Sala 406 do Bloco 46 - Cidade Universitária

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALESSANDRA É A MAIS NOVA MESTRE EM TURISMO



Alessandra Pinto Nora defendeu sua dissertação na tarde de ontem, dia 20 de junho. Ela é a 121a egrressa do PPGTUR. A banca foi composta pelos professores: Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS), Dr. Gabriel Milan (UCS) e Dra. Susana Gastal (UCS). Parabéns a ela (nova mestre em Turismo) e a seu orientador, o professor Dr. Rafael José dos Santos! Sucesso!

PPGTUR NO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

Tomarão posse como conselheiros municipais do Turismo de Caxias do Sul, a professora Dra. Suzana Maria De Conto (titular) e o professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (seu suplente) e, além deles, a discente Arminda Bertuzzi, da turma XII. A solenidade ocorre na próxima sexta-feira, dia 22 de junho de 2012, às 10h, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Temos certeza que os conselheiros ligados ao PPGTUR da UCS poderão dar sua contribuição, sobretudo acadêmica, à gestão do turismo local. Parabéns aos conselheiros!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

121º DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTUR/UCS


“Tecer e re(tecer) a comunicação turística: viajantes de alta renda como neo consumidores do turismo” é título da dissertação de Alessandra Pinto Nora, que teve orientação do Prof. Dr. Rafael José dos Santos, apresentada para obtenção do grau de mestre em Turismo, pela Universidade de Caxias do Sul. A banca terá lugar na sala 409, do Bloco 46, na Cidade Universitária, nessa terça-feira, dia 19 de junho, sendo composta pelos professores Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS), Dr. Gabriel Sperandio Milan (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS).

PESQUISA ENTREGUE AO JARDIM BOTÂNICO



Os professores Antonio Carlos Castrogiovanni (UFRGS) e Susana Gastal (UCS), acompanhados dos mestrandos  Andrea Silveira Pessoa e Bruno Nunes Batista, estiveram reunidos com a direção do Jardim Botânico, em Porto Alegre, para entrega de relatório da pesquisa "O frequentador do Jardim Botânico de Porto Alegre". Na oportunidade, foram recebidos por técnicos da Fundação Zoobotânica, responsável pela área.
A pesquisa, para avaliação do perfil do frequentador, é parte inicial de um projeto mais amplo, realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa Turismo, Planejamento Participativo e Educação, cujo objetivo é o de elaborar um plano de intervenção que encaminhe maior e melhor relacionamento do parque, com a comunidade do seu entorno,visitantes e turistas.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LIVRO ORGANIZADO POR DOCENTE DO PPGTUR É REIMPRESSO

Devido à considerável procura e ao rápido esgotamento da primeira impressão, o livro "Gestão de resíduos sólidos em universidades", organizado pela professora do PPGTUR, Dra. Suzana De Conto, foi recentemente reimpresso. A obra, lançada em 2010, é composta de capítulos nos quais nove universidades brasileiras discorrem sobre suas experiências, desafios e soluções a respeito da gestão dos resíduos sólidos no âmbito universitário. O tema é pouco debatido no país e a obra vem ao encontro dessa necessidade. Há uma resenha do livro publicada no último número da revista Rosa dos Ventos, vinculada ao PPGTUR, elaborada pela própria organizadora, acessível pelo link:  http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1453/pdf_68
Interessados em adquirir a obra, poderão entrar em contato com a Editora Educs: http://www.ucs.br/site/ucs/editora/catalogo/apresentacao
Parabenizamos a organizadora e os autores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

L’émotion et la signification de l’expérience dans le tourisme




As professoras da Universidade de Caxias do Sul, Olga Araújo Perazzolo, Siloe Pereira e Marcia Cappellano dos Santos, esta última coordenadora do Mestrado em Turismo, participaram do seminário L'expérience touristique, em Bruxelas, no último mês de maio. Na oportunidade, as professoras apresentaram o trabalho intitulado “L’émotion et la signification de l’expérience dans le tourisme”, relatando sua pesquisa sobre Hopitalidade, dentro do Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais – SOCIOEDUC.
O Núcleo alicerça-se, conceitualmente, na natureza interdisciplinar de seu objeto de investigação. Vinculado à linha de pesquisa Turismo, Cultura e Educação, do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, institui-se particularmente na integração das áreas de Epistemologia, Lingüística Aplicada, Psicologia, Pedagogia e Comunicação Social, no sentido de favorecer a emergência de uma "ecologia teórica" que repercuta na formação do turismólogo, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências analítico-interpretativas contextualizadoras e integradoras e referentes para a pesquisa e do exercício da docência em Turismo.
Outra informações: