quinta-feira, 28 de março de 2013

ENCONTRO COM O PROF. TRIGO


Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, das 13h30 às 15hs, o Professor Dr. Luiz Trigo terá um encontro com  alunos e professores do Mestrado em Turismo. Na oportunidade, a conversa com o professor versará sobre Lazer, Cultura e Entretenimento.

Luiz Gonzaga Godoi Trigo é professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, atuando no Mestrado em Estudos Culturais e na graduação de Lazer e Turismo. Graduado em Turismo (1983) e licenciado em Filosofia (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP (2003). Foi diretor de Turismo da Prefeitura de Campinas (1989-1991), diretor e assessor de Turismo e Hotelaria do Senac-SP (1995-2004), professor da PUC-Campinas (1988-2007) e coordenador do projeto Caminhos do Futuro, do Ministério do Turismo.  Foi um dos membros da Comissão de Turismo do Ministério da Educação para o ENADE (2006 e 2009) e co-autor do livro Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo (Florianópolis, SC: UFSC, 2009), projeto bancado pelo Ministério do Turismo. Publicou 17 livros e centenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de viagens e turismo, educação e entretenimento. Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turismo, educação, sociedade, política e entretenimento, sociologia do lazer. É membro da Congregação da EACH, coordenador do curso de Lazer e Turismo, presidente da Comissão de Graduação da EACH, membro da Comissão de Avaliação Setorial da USP na área de Humanidades, membro do CTA e da CCEx

terça-feira, 19 de março de 2013

PESQUISA DO PPGTUR-UCS NO EL PERIPLO SUSTENTABLE


O mestrando Jaciel Gustavo Kunz e a professora Suzana Maria De Conto, do corpo permanente do Mestrado em Turismo, assinam o artigo intitulado “Transportes turísticos no contexto do desenvolvimento sustentável: a gestão de resíduos sólidos aeroportuários”. O texto está disponível na revista El Periplo Sustentable, número 24, de janeiro-junho de 2013

Confira o resumo:
O objetivo deste artigo é discorrer acerca da relevância da gestão de resíduos sólidos em aeroportos e sua interface com o turismo, tendo por base a discussão do desenvolvimento sustentável, sobretudo na sua dimensão ambiental. O trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, que consistiu em uma revisão da literatura atinente aos eixos temáticos propostos para a discussão. Os resultados convergem para uma síntese, na qual é possível reafirmar: a) a (necessidade de) inserção do sistema de turismo no conceito de desenvolvimento sustentável; b) a importância do modal aéreo de transporte para o incremento do turismo (o contrário também ocorrendo); c) a relevância do aspecto ambiental “resíduos sólidos” na gestão aeroportuária; d) a lacuna teórica existente no que diz respeito à produção de conhecimento em nível de stricto sensu a respeito da gestão de resíduos sólidos aeroportuários, inclusive no turismo. Assim, foi possível aproximar, por meio da abordagem da temática “resíduos sólidos”, o transporte turístico de modal aéreo da problemática ambiental que envolve o desenvolvimento sustentável.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PPGTUR-UCS PESQUISA HOSPITALIDADE


O Mestrado em Turismo, da UCS, vem desenvolvendo uma importante pesquisa na área de Hospitalidade. Essa produção científica ganhou maior visibilidade, com a publicação de dois artigos, recentemente.

O primeiro, intitulado Dimensión relacional de la acogidaestá na  Estudios y Perspectivas en Turismo (V. 22, n. 1) e vem assinado pelas professoras Olga A Perazzolo, Marcia Maria Capellano dos Santos e Siloe Pereira. Está disponível em
http://www.estudiosenturismo.com.ar/PDF/V22/N01/v22n1a08.doc.pdf

Assinado pelas mesmas autoras, o artigo O acolhimento – ou hospitalidade turística – como interface possível entre o universal e o local no contexto da mundialização está na revista Pasos (V 11, n. 1). Com acesso on line no

Este segundo artigo tem como resumo:

À luz do quadro teórico freudiano, o artigo focaliza a compreensão do turismo como expressão humana da busca do conhecimento e do prazer num outro lugar, onde o objeto original não pode ser identificado. Analisa, no contexto da mundialização, uma interação dinâmica entre o universal e o local mobilizada pelo acolhimento. Mesmo face à influência de práticas tonalizadas pelo tradicional, universal e mercadológico, a experiência turística, via acolhimento, pode tornar-se fonte de saber, rompendo fronteiras territoriais entre acolhedor e acolhido, inaugurando espaços de dimensões objetivas e subjetivas. Identifica-se incipiente desenvolvimento das condições relacionais de acolhimento, mesmo entre profissionais do turismo, tornando-se pertinente implantar processos formativos para reversão desse quadro, mediante colaboração entre academia, educação básica, administração pública e trade turístico.

AULA INAUGURAL NO PPGTUR-UCS COM O DR FRANCISCO DO ANJOS


Nesta quinta-feira, dia 21, às 20 horas, no Auditório do Bloco 46, será realizada a aula inaugural do Programa de Hospitalidade, com a palestra Planejamento e Gestão de Territórios Turísticos, proferida pelo Prof. Dr. Francisco dos Anjos, da UNIVALI.


O Dr. Francisco dos Anjos é professor da Universidade do Vale do Itajaí desde 1995, e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (Conceito 5). Professor e pesquisador do mesmo Programa, também atua no curso de Doutorado em Administração e Turismo do Programa de Pós-Graduação em Administração e no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, todos na mesma Universidade. Tem graduação em Geografia, especialização em Geografia e Meio Ambiente e em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. Complementou sua formação com o Mestrado em Geografia - Desenvolvimento Regional e Urbano e doutorado em Engenharia de Produção - Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado em Geografia Urbana na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Presidente Prudente, e em Urbanismo e Ordenamento do Território na Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Atua no campo científico do Turismo, e é atualmente o Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR.
Desenvolve pesquisas na área de Turismo nas suas interfaces com as áreas de Planejamento Urbano, Administração, Geografia e Educação, com financiamento da FAPESC e CNPq. Lidera os grupos de pesquisa PLAGET - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico e CiT - Cidade e Território da UNIVALI, participa do Grupo de Reestruturação Urbana e Centralidade GRUCE/UFRJ e é membro da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - RECIME. Destaca-se na sua produção dezenas de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros e em coletâneas (capítulos de livros) e outras dezenas de artigos completos publicados em Anais de eventos. Participou nos últimos anos em dezenas de eventos no Brasil e no exterior como palestrante e apresentando comunicações científicas. Participa de conselhos científicos das principais revistas de Turismo brasileiras.

Contamos com a presença de todos,
Profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos
Coordenadora do Mestrado em Turismo
Universidade de Caxias do Sul

domingo, 17 de março de 2013

ROSANA LANZER E LUCIENE CAMPOS NA REVISTA HOSPITALIDADE


A Revista Hospitalidade, em seu Volume IX, n. 2, circula com dois artigos da equipe do PPGTUR-UCS.  A professora Rosana Lanzer assina, com Paulo Roberto Teixeira, texto intitulado “Parque Nacional da Lagoa do Peixe e Desenvolvimento Local: A Visão da Comunidade de Mostardas-RS e Tavares-RS”. O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP), especialmente nos municípios de Mostradas e Tavares, com apoio da Petrobras.

O segundo artigo, intitulado “Artesanato, Cultura e Turismo: O Discurso Estético-Político nas Arpilleras”, registra resultados do projeto de pesquisa sobre artesanato, coordenado pela professora Luciene Jung Campos, que trás como co-autores Raquel Alquatti e Ismael Pereira.

Veja a seguir, o resumo dos dois artigos:

 

PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A VISÃO DA COMUNIDADE DE MOSTARDAS-RS E TAVARES-RS


Resumo: O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) está localizado em sua maior parte nos municípios de Mostardas e Tavares, ambos no Rio Grande do Sul. O parque abriga uma rica avifauna tendo relevância nessa modalidade de turismo. O estudo aqui apresentado objetivou avaliar o papel do PNLP no processo de desenvolvimento local pelo Turismo e na melhoria da qualidade de vida da população. Foram realizadas 200 entrevistas, separando o grupo em nascidos antes e após 1970. Foi utilizado o teste estatístico Kruskal-Wallis  para comparação das amostras. Os entrevistados não identificam o parque como gerador de receitas, as quais relacionam a atividades agrícolas e não ao potencial local para o Turismo. Há uma tendência dos entrevistados nascidos após 1970 em melhor reconhecer os benefícios do PNLP. O ecossistema preservado de grande singularidade é o principal atrativo da região e os habitantes reconhecem esse potencial, mas não vislumbram a integração entre Turismo, comunidade e preservação dos recursos naturais no desenvolvimento local.


 http://revhosp.org/ojs/index.php/hospitalidade/article/view/481


ARTESANATO, CULTURA E TURISMO: O DISCURSO ESTÉTICO-POLÍTICO NAS ARPILLERAS

Resumo: O presente artigo aborda a cultura popular, mais especificamente o artesanato, para discutir suas possibilidades em relação ao turismo. Parte-se do pressuposto que a lógica capitalista tem levado ao tratamento reducionista dado a cultura, pelo turismo. O objeto de análise são as tapeçarias chilenas, denominadas arpilleras, que nos anos 1970 foram utilizadas por grupos de mulheres para denunciar as violações aos direitos humanos naquele país. O objetivo do artigo é o de analisar como as paisagens produzidas nas tapeçarias reproduziam do Chile de então, utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso. Os resultados mostram que tais peças artesanais estão incorporadas ao patrimônio histórico e cultural chileno, e nessa condição são expostas em diferentes países, inclusive no Brasil, incentivando produções locais. A apropriação turística de patrimônios como as arpilleras, pelo turismo, entretanto, exige outra relação com a cultura. 

http://revhosp.org/ojs/index.php/hospitalidade/article/view/482

 


sexta-feira, 15 de março de 2013

ALUNOS DA TURMA 2013 SÃO RECEPCIONADOS


Ocorreu ontem, ao longo da manhã e também à tarde, a recepção dos novos alunos do Mestrado em Turismo. Oriundos de diversas IESs, áreas de formação, cidades e estados, os alunos, ao se apresentarem se aos seus colegas das turmas 2011 e 2012 (e a alguns egressos da turma 2010), demonstraram muita motivação em iniciar seus estudos em nível de mestrado. O momento de boas vindas contou com a presença do Reitor Prof. Isidoro Zorzi e, também, a do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnólogo, o também professor colaborador do PPGTUR, Prof. José Carlos Köche, além de outros professores do programa. Foi um momento de acolhimento, troca de expectativas, bem como de integração ao programa, professores e alunos. Na parte da tarde, os novos alunos realizaram o UCS Tour, um roteiro de reconhecimento do campus e seus principais serviços, incluindo a Biblioteca Central, para que possam conhecer os principais recursos que disponibiliza aos alunos. Foi um momento muito fraterno. O PPGTUR deseja que a "viagem" que iniciam hoje seja a mais proveitosa e satisfatória.

quinta-feira, 14 de março de 2013

PROFESSOR SILVIO VIANNA PALESTRA NO IFCE


O professor Silvio Luiz Gonçalves Vianna, do corpo permanente do PPGTur-UCS, esteve em Fortaleza, Ceará, para proferir palestra no para as turmas do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Turismo e Hospitalidade, modalidade Semipresencial, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no final de fevereiro. Na oportunidade, o professor Silvio falou sobre “A competitividade e a Sustentabilidade das Destinações Turísticas”. A palestra teve como objetivo informar e motivar os pós-graduandos a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão de forma atualizada na área do Turismo e da Hospitalidade, junto a seus públicos.
Segundo o professor Silvio Vianna, a competitividade da destinação turística está intimamente ligada à qualidade de vida objetiva de seus residentes, sendo que desta forma é possível que sejam definidos investimentos que possam atender aos anseios tanto da iniciativa privada que busca um desempenho superior em seus empreendimentos, quanto do setor público que deve ter como foco principal a melhoria nas condições de vida de sua comunidade.
Veja mais em

quarta-feira, 13 de março de 2013

TURMA 2013 DO MESTRADO EM TURISMO


Alunos e professores do Mestrado em Turismo da UCS montaram uma ampla programação acadêmica e social, para recepcionar a turma 2013. Nesta quinta-feira, dia 14 de março, os novos alunos serão saudados pelo reitor Zorzi e, a seguir, apresentados aos professores do curso. A programação do dia ainda inclui visitas às instalações do Programa e da Universidade, muito especialmente à Biblioteca Central. No dia 15 de março, além de primeiro encontro com orientadores, haverá Oficina na Biblioteca Central, com informações sobre acervo e serviços do Sistema de Bibliotecas UCS.

quinta-feira, 7 de março de 2013

VEM AÍ O IV ENCONTRO SEMINTUR JÚNIOR

O Encontro Semintur Júnior é um evento voltado a alunos de graduação, os quais são convidados a divulgar, socializar e discutir seus trabalhos de iniciação científica, estágios, TCC, entre outros. As três primeiras edições foram um sucesso. A última foi realizada em novembro de 2012. Mobilize a sua turma, seu curso, sua IES para participar da quarta edição, que acontecerá neste ano, na cidade Universitária da UCS, em Caxias do Sul. Preparem seus papers. Em breve serão divulgadas maiores informações sobre a edição 2013!!!