quarta-feira, 29 de maio de 2013

PPGTUR NO MINISTÉRIO DO TURISMO



À convite no Ministério do Turismo ( através da Coordenação Geral de Regionalização e da Diretoria de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico), o Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul, se fez presente na Oficina de Trabalho: Atualização do Mapa de Regionalização do Turismo, em Brasília. O convite original foi endereçado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), que indicou três especialistas  para Oficina, entre eles o representante do PPGTur-UCS, professor Silvio Vianna. A Oficina teve lugar entre os dias 22 e 23 de maio.

133° BANCA NO PPGTUR-UCS



Eduardo Pezzi teve sua banca de defesa de dissertação nesta terça-feira, dia 28 de maio de 2013. A pesquisa intitulada Turismo e experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável, orientada pelo Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna, foi avaliada pelos professores Dr. Alexandre Panosso Netto (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS). O ato solene, aberto ao público, teve lugar na sala 409, Bloco 46, Cidade Universitária.
Parabéns ao novíssimo Mestre!
 
Resumo
 Este milênio trouxe consigo transformações em âmbito político, cultural, econômico
e social em variadas áreas. A atividade turística, nesse sentido, acompanha as modificações ocorridas no cenário mundial. O desejo, agora, é por vivências personalizadas, que possam proporcionar, de alguma forma, não apenas um simples desprender do cotidiano, mas a vivência de uma experiência memorável.Logo, utilizou-se teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial, a temática relacionada à antropologia da experiência e à economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender o que tornou a experiência dos turistas que visitaram Gramado nos anos de 2010 e 2011, extraordinária. A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira, quantitativa, coletou informações, via questionário, a partir de uma amostra pré-selecionada, que tinha por intuito identificar, dentre os pesquisados, quais apresentariam maior probabilidade de terem vivenciado uma experiência extraordinária na viagem. A segunda, qualitativa, adotou o critério de maior nota média, obtida entre as pessoas que responderam o questionário. Empregou-se, então, a técnica da entrevista, com o objetivo de coletar material que aportasse, suficientemente, a análise do conteúdo dos relatos dos turistas que, mais possivelmente, perceberam a experiência turística como memorável. Desse material, extraíram-se os principais elementos que foram acionados, tornando possível a criação de uma categorização de análise. Nesse ponto, tornou-se necessária, devido sua recorrência, a inclusão de mais três dimensões, denominadas, aqui, como emergentes, que não haviam sido descritas pelos autores tomados como referência para este trabalho. Pode-se concluir, ao final do estudo, que Gramado, enquanto destino turístico, é capaz de proporcionar vivências extraordinárias, pois permitiu que fossem acionados, nos visitantes, elementos que apontam para a percepção de uma experiência memorável, embora, tenha-se convicção de que se trata de uma análise subjetiva, que apesar de possuir aspectos comuns, é dependente de fatores individuais.

Palavras-chave: Turismo. Turismo de Experiência. Experiência turística. Dimensões
da economia da experiência. 


domingo, 19 de maio de 2013

FIOS DO TEAR FOI UM SUCESSO




Foi um sucesso a terceira edição do seminário Fio do Tear, que teve lugar na última sexta-feira, num co-promoção entre o Mestrado em Turismo da UCS e o Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal do RS. O evento subintitulado Conversa com a Análise do Discurso sobre... Deslocamentos, apresentou falas dos professores Susana Gastal, Maria Cristina Leandro Ferreira e Luciene Jung de Campos (que também atuou como organizadora do evento), Freda Indursky,  Rafael José dos Santos e Solange Mittmann. A coordenadora do PPGTur-UCS, professora Drª Marcia Capellano, fez a saudação de abertura aos participantes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

132° BANCA NO PPGTUR-UCS


Nesta terça-feira, dia 14 de maio, teve lugar a banca de Defesa de Dissertação da mestranda do PPGTur-UCS, Ana Roberta Trentin de Bittencourt. A dissertação intitulada “Gestão estratégica de pessoas: relação entre turnover e o grau de comprometimento dos funcionários na hotelaria gramadense (RS)” foi avaliada pelos professores Dra. Judite Sanson de Bem, (UNILASALLE), Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) e Dr. Roberto Biasio (UCS). A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marlei Salete Mecca, e recebeu grau máximo da banca examinadora.
Parabéns à Ana Roberta, agora mestra em Turismo!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

FIOS AO TEAR


Nesta sexta-feira, dia 17, o Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul estará sediando a terceira edição do seminário Fio do Tear, em co-promoção com o Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal do RS. O evento, que se propõe como Conversa com a Análise do Discurso sobre... Deslocamentos, terá por local o Auditório do prédio 46, na Cidade Universitária. 
A programação abre às 9h30min com saudação aos participantes pela coordenadora do PPGTur-UCS, Drª Marcia Capellano. Segue-se a primeira mesa, que tem como tema Percurso e Trânsito de Conceitos em Interface, com falas das professoras Susana Gastal (Entre fluxos e fixos: um mundo em movimento), Maria Cristina Leandro Ferreira (Análise do Discurso e os espaços de incerteza: conceito em dispersão) e Luciene Jung de Campos (Entre estranhamentos e desvios: trajetos possíveis).
A tarde, a programação prossegue com a Mostra e Discussão de Pôsteres, seguida da segunda mesa, intitulada Materialidades e Cultura. Estarão presentes os professores Freda Indursky (Análise do Discurso: uma aventura teórica dos dois lados do Atlântico), Rafael José dos Santos (Nós e os “exóticos”: deslocamentos, etnocentrismo e interpelação do outro) e Solange Mittmann (A sociedade em rede revista pela arte: dos deslizamentos ao deslocamento).


terça-feira, 7 de maio de 2013

NOVO NÚMERO DA ESTUDIOS Y PERSPECTIVAS EN TURISMO

Já está on line o volume 22 da revista Estudios y Perspectivas en Turismo, editada por Regina Schluter. Nesta edição está o artigo intitulado “EDUCACIÓN AMBIENTAL EN MEDIOS DE HOSPEDAJE: Información de los huéspedes en Caxias do Sul, Brasil” de autoria da Dra. Suzana De Conto, do corpo permanente do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, que também vem assinado por Luciara Bilhalva Corrêa (Universidade Federal de Pelotas) e  Neide Pessin, Marcelo Zaro e Monique Tatsch Baptista, todos da Universidade de Caxias do Sul.
Na mesma edição, também o artigo "Procedimento operativo estandarizado para la regeduría de pisos y la gestión ambiental sustentable en hotelería”, de autoria de Edegar Luis Tomazzoni e Fernanda Correa Zanette, reportando à dissertação de Mestrado da segunda, defendida no PPGTur-UCS.
Confira no http://www.estudiosenturismo.com.ar/

quinta-feira, 2 de maio de 2013

DISSERTAÇÃO DE JACIEL KUNZ APROVADA COM DISTINÇÃO



 Na última semana, aconteceu a defesa da dissertação de Jaciel Gustavo Kunz, sobre a geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo. A pesquisa discute a temática, a partir da análise do caso do aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul-RS, e recebeu nota máxima, além destaque de distinção, pelos avaliadores. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Suzana Maria De Conto e a banca esteve composta pelos professores: Profa. Dra. Maria Carolina Rosa Gullo (UCS); Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS); Profa. Dra. Cláudia Echevenguá Teixeira (UNINOVE).

Parabéns ao Jaciel Kunz, novo Mestre pelo PPGTur-UCS.