sábado, 27 de julho de 2013

134º BANCA NO PPGTUR-UCS


No próximo dia 31 de julho, a mestranda do PPGTUR-UCS, Magda Micheline Spindler, terá sua banca de defesa da dissertação intitulada “Roteiros turísticos no espaço rural: estudo de caso do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano em São Lourenço (RS), Brasil”. A banca será composta pelos professores Dr. Hugo Anibal Gonzalez Vela (UFSM), Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) e Dra. Rosane Maria Lanzer (UCS), com presidência do orientador Prof. Dr. Eurico de Oliveira Santos. A sessão, aberta ao público. Terá lugar na sala 409 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul, com início às 10h.

Resumo: A presente pesquisa versa sobre a roteirização turística no espaço rural. Busca-se analisar como se desenvolve o processo de constituição de roteiros turísticos, tomando o caso do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil). Para tal, desenvolveu-se a reconstituição da história da formatação do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano, a identificação e a análise do modo de inserção das propriedades no roteiro turístico, bem como os atrativos turísticos por elas ofertados, por exemplo, a inventariação das manifestações culturais presentes nesses atrativos turísticos e a análise da relevância do roteiro junto ao cenário turístico local e regional. Esses são processos desenvolvidos na busca do objetivo geral da pesquisa. O referencial teórico aborda a história e cultura dos imigrantes pomeranos, os conceitos de turismo, turismo rural, manifestações culturais e roteiro turístico, além de apresentar especificidades sobre o objeto estudado. A investigação concretizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O presente estudo de caso diferencia-se por seu viés etnográfico e é sustentado pela observação participante e entrevistas semiestruturadas.


Palavras-chave: Turismo. Turismo no espaço rural. Roteiros turísticos. Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano. São Lourenço do Sul (RS).

segunda-feira, 15 de julho de 2013

VISITA TÉCNICA AO ESPAÇO RURAL

Município de Pedras Altas

Município de  Dom Pedrito

Município de Bagé

Município de Santa do Livramento


Os alunos da disciplina de Turismo no Espaço Rural, do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, sob orientação do Prof. Eurico de Oliveira Santos, estiveram em visita técnica em propriedades rurais na região da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, neste mês de julho de 2013. O objetivo da visita foi o de conhecer as propriedades que oferecem opções turísticas no espaço rural, nos municípios de Pedras Altas, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Bagé. A visitação permitiu maior conhecimento sobre o cotidiano das famílias que aderem à atividade, levando os alunos a relacionar os princípios teóricos da sala de aula com experiências práticas de turismo no espaço rural.

domingo, 14 de julho de 2013

ADMISSÃO DE ALUNOS NÃO REGULARES - INGRESSO EM 2013

Admissão de Alunos Não Regulares - Ingresso em 2013
·         Requerimento de Inscrição
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 29 de julho a 6 de agosto de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Turismo - Mestrado, Bloco 46, Sala 416, Campus Universitário de Caxias do Sul, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h, mediante apresentação dos seguintes documentos:
·         Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado
·         Cópia do Diploma de Graduação
·         Cópia do Histórico de Graduação
·         Cópia dos documentos RG e CPF
·         Curriculum Vitae
Disciplinas
·         Antropologia e Turismo - 3 créditos
Rafael José dos Santos - Quintas-feiras, das 13h30min às 16h30min
·         Turismo e Contemporaneidade - 3 créditos
Susana Gastal - Quintas-feiras, das 13h30min às 16h30min
·         Turismo, Trabalho e Análise do Discurso - Estudos Avançados- 2 créditos
Luciene Jung de Campos - Quartas-feiras, das 18h às 20h
·         Educação Ambiental no Turismo e Hotelaria - Estudos Avançados - 2 créditos
Suzana Maria De Conto - Quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min
·         Planejamento Turístico Cultural - Estudos Avançados - 2 créditos
Pedro de Alcântara Bittencourt César - Quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min
·         Turismo e Meio Ambiente - Estudos Avançados - 2 créditos
Rosane Maria Lanzer - Quintas-feiras, das 16h às 18h
·         Método Quantitativo e Qualitativo - Estudos Avançados - 2 créditos
Eurico de Oliveira Santos e Maria Luiza Cardinale Baptista - Quintas-feiras, das 18h30min às 20h30min
·         Narrativas Visuais e Processos de Midiatização do Turismo - Estudos Avançados - 2 créditos
Maria Luiza Cardinale Baptista - Sextas-feiras, das 9h às 11h
·         Ciclo de Vida do Turismo - Estudos Avançados - 2 créditos
Marlei Salete Mecca - Sextas-feiras, das 9h às 11h
Divulgação dos Resultados
O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de agosto de 2013, na página do Programa.
Matrícula
A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser efetuada no dia 8 de agosto de 2013, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Turismo - Mestrado, no Bloco 46, Campus Universitário, no horário de expediente. A não efetivação da matrícula pelo candidato selecionado implicará a perda da vaga.
Investimento
O investimento por crédito será de R$ 517,00 (quinhentos e dezessete reais), pagável em 3 (três) parcelas.


sábado, 6 de julho de 2013

BANCA no ISCTE-IUL

A professora Dra Susana Gastal, do Mestrado em Turismo da UCS, participou da banca de doutoramento de Mariana Selister Gomes, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), na condição de co-orientadora. A tese intitulada “O imaginário social ‘Mulher Brasileira’ em Portugal. Uma análise das construções de saberes, das relações de poder e dos modos de subjetivação”, teve como primeira orientadora a professora Dra Elsa Beatriz Padilla. Participaram da banca presidida pelo Doutor Fernando Luís Lopes Machado, por delegação do Reitor do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, os professores Dra Carmen Gregorio Gil, Dr João Alfredo dos Reis Peixoto; Dra Maria das Dores Horta Guerreiro. A banca teve lugar no dia 1º último, no campus do ISCTE-IUL, em Lisboa, Portugal. Na foto, Susana Gastal e Mariana.


terça-feira, 2 de julho de 2013

CAROLINE CERETTA, AGORA DOUTORA

Mestre pelo PPGtur – UCS, onde foi orientada pelo Dr Mario Beni, Caroline Ceretta agora é nossa mais recente doutora, aprovada pelo Doutorado em Extensão Rural, na Universidade Federal de Santa Maria.

Parabéns, Caroline!