terça-feira, 24 de dezembro de 2013

V. 5 (4) DA ROSA DOS VENTOS JÁ ESTÁ ON LINE

















Já está on line a nova edição da Revista Rosa dos Ventos, no endereço

Confira:

Vol. 5, No 4 (2013)
Revista Rosa dos Ventos
Edição referente ao período out-dez de 2013.

Sumário
Editoria
Susana de Araujo Gastal
Artigos
Ricardo Lanzarini

Elaine Cristina Pinto de Miranda, Mirian Rejowski

Mônica Schneider, Marcia Maria Cappellano dos Santos

Margarita Barretto

Miguel Bahl, Ivana Gaio Murad

Michele Vasconcellos Chiattone, Priscila Vasconcellos Chiattone
Ensaio
Rafael J Santos
Memória
Krisciê Pertile, Kéllen Filippon, Jaciel Gustavo Kunz
Resenhas Críticas
Maximiliano E Korstanje

Mário Carlos Beni

Thiago Allis
Opinião
Eduardo Yázigi


sábado, 21 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS!

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da UCS, fazem suas as palavras de Boas Festas da profe Márcia, na foto com Eurico, Pedro, Maria Luiza, Rosane, Susana, Marlei, Silvio, Suzana e Luciene.


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

BOLSISTAS DO PPGTUR-UCS APRESENTAM TRABALHO NO Confibercom2014

Laís Alende Prates e Jennifer Bauer Eme, bolsistas voluntárias no Programa de Pós-Graduação em Turismo -  Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul,  tiveram trabalho aprovado para apresentação no Confibercom2014,evento que será realizado em abril do próximo ano, em Braga, Portugal. 

Intitulado «Conflitos culturais em narrativas jornalísticas no Sul do Brasil: aspectos históricos e reflexos no Turismo da Serra Gaúcha», a orientação é da Drª Maria Luiza Cardinale Baptista.  A pesquisa de Laís e Jennifer está vinculado ao projeto de pesquisa “Desterritorialização desejante em turismo e comunicação: narrativas especulares e de autopoiese inscriacional”.


Na mesma ocasião e atrelado ao mesmo projeto, a Profª Maria Luiza apresentará o trabalhoCaosmose e Afetiv(Ações) Desterritorializantes  do ‘Acontecimento Comunicacional’ Amoroso”,  com resultados teóricos de sua pesquisa no PPGTur-UCS.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

APROVADOS NO PPGTUR-UCS

Na última semana, aconteceu a seleção para Turma 14 do Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul, quando foram aprovados 24 candidatos. Aos novos mestrandos, nossas boas-vindas e votos que tenham uma excelente experiência conosco.
A lista completa dos aprovados;

Rita Gabriela Araujo Carvalho 1
Sara Massotti Bonin 2
Charlene Brum Del Puerto 3
Leticia Carvalho Vivian 4
Tauana Macedo de Paula 5
Sérgio Foletto 6
Cleomar Antonio Zocholini 7
Felipe Decol 8
Gabriella Veridiana Stein 9
Regina Maria Matos Vianna 10
André Pereira Brochado 11
Evelize Zerger 12
Simone Simon 13
Cassiano de Lucena Lahm 14
Caroline da Silva Camargo 15
Lucas Fruet Gil 16
Sabrine Amaral Silva 17
Lizia de Moraes De Zorzi 18
Samantha Marrachinho Toni 19
Marília Gasparini da Silva 20
Letícia Eloisa Bisol 1º Suplente
Deise Mari Pereira Silveira 2º Suplente
Angela Masiero Campos 3º Suplente


Grasiela Rita Docena 4º Suplente


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PPGTUR-UCS COM NOTA 4 NA AVALIAÇÂO DA CAPES

Hoje, a área do Turismo e Hospitalidade está em festa. Saiu a avaliação trienal da CAPES, na qual nossos Programa de Mestrado e Doutorado se saíram muito bem. O Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, ficou com nota 4.
A coordenadora, Profª Drª Marcia Cappellano dos Santos, distribuiu a seguinte mensagem, registrado a conquista:
Caros colegas: Juntamente com a alegria da conquista do Conceito 4, o dever de registrar o mérito de todos na obtenção desse resultado. Mais importante ainda é a constatação do sentimento compartilhado de equipe, de esforços comuns, de mútua ajuda, características que revestem nosso Mestrado de um clima todo especial. Agora, juntos na busca do Doutorado – e do cinco, é claro! Obrigada a cada um de vocês. Marcia

Também recebemos a mensagem do Prof° Dr° Francisco dos Anjos, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo:
Caros colegas coordenadores e membros da diretoria da ANPTUR: [...] hoje [recebemos] uma notícia muito importante para nossa área: as notas da trienal. O resultado trouxe um quadro geral de conceito para os programas de Turismo e Hospitalidade muito melhor que a trienal anterior. [...] O resultado desta trienal demonstrou uma elevação de três programas para conceito 4, nenhum descredenciamento e a manutenção dos demais conceitos.
Agora temos um quadro muito  mais forte: três programas conceito 3 (e logo esperamos contar com o da USP), três programas conceito 4 e um programa 5. Isso nos permite prever novos doutorados e mestrados pelo país. O desafio de consolidar os programas profissionais e ampliar os cursos de mestrado e doutorado em Turismo traz nova motivação para a ANPTUR. Temos muito a comemorar!!! Parabéns a todos. Francisco



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

TARDE TALENTOSA: PPGTUR-UCS PARTICIPA EM PROJETO DE EXTENSÃO

Foi realizada no último sábado, dia 30 de novembro, no Residencial Campos da Serra II, a atividade Tarde Talentosa, resultado de parceria entre os moradores, a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura Municipal. A atividade fez parte do projeto de extensão universitária Tenda: Como Viver Junto?, que se vincula à pesquisa Artesanato e Turismo: saberes e trocas simbólicas, coordenado pela professora Dra. Luciene Jung de Campos e que conta com a participação de três bolsistas de iniciação científica, graduandos dos cursos de Psicologia e História, e de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da Universidade de Caxias do Sul.

A professora Luciene Jung de Campos, juntamente com os mestrandos Paula Carina Silva e Ernani Viana e os bolsistas de iniciação científica Ismael Pereira e Raquel Alquatti, participam do projeto. 

O projeto Tenda: Como Viver Junto? tem como objetivo identificar a ocupação e a tomada de posição do sujeito no discurso enquanto (m)orador do Residencial Campos da Serra II. É oferecido um espaço de simbolização da experiência de convivência para o compartilhamento de diferentes saberes e práticas do cotidiano. Busca-se compreender o processo de construção do coletivo a partir da observação do funcionamento da Tenda: Como Viver Junto?
Segundo a Prof. Luciene: “O projeto parte do pressuposto que o viver-junto vai além das barreiras físicas. As paredes, corredores, escadas, portas e janelas pouco delimitam um território e pouco garantem privacidade. Podemos ouvir, sentir, ver o outro, assim como somos percebidos por aqueles que habitam o espaço comum. O residencial compõe um novo tecido urbano com um vernáculo próprio. Mais que um conjunto de sotaques e expressões, é um idioma que pode ser falado e aprendido. Este tecido urbano merece ser entendido como um grupo que possui costumes, comportamentos, discursos e formas de expressão, característicos. O contato com a sua linguagem permite o surgimento de um espaço onde um novo discurso pode se apresentar. Já que falamos a mesma língua, não precisamos impor a tentação acadêmica de falar por eles. Que falem sobre si mesmos, sobre sua posição, seu espaço e seu lugar”.
Ainda segundo a Professora: “Foram realizados dez encontros, quando tivemos uma participação significativa das crianças. Observamos que as crianças se conheciam, chamavam-se pelo nome e ocupavam intensamente a área comum do residencial. Estão sendo produzidos crescente e coletivamente trabalhos de desenho, colagem e escultura cujo tema perpassa a experiência afetiva compartilhada. Esta atividade estendeu-se na Tarde Talentosa. Os desenhos foram dispostos na forma poética de um grande móbile circular e labiríntico – uma escultura que pôde ser vestida/experimentada/vivida como uma roupa-lugar-recinto-casa. Além do móbile, instaurou-se um espaço-tenda: classes e cadeiras foram arranjadas pelas crianças em uma superfície/suporte onde novas obras foram produzidas em uma região que não se pode querer organizar nem midiatizar. Trata-se de um espaço de circulação de gestos, cores e traços na tentativa de ressignificar o cotidiano”.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PPGTUR-UCS TEM PRESENÇA CONFIRMADA NO CONGRESSO MUNDIAL DE COMUNICAÇÃO



Caosmose e Afetiv(Ações) Desterritorializantes do ‘Acontecimento Comunicacional’ Amoroso é o tema do trabalho que será apresentado pela Professora do PPGTUR, Maria Luiza Cardinale Baptista, a Malu, no II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, que acontece na Universidade do Minho, em Portugal, entre 12 e 15 de abril de 2014. O texto discute teorias que fundamentam a pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa, intitulada Desterritorializações Desejantes em Turismo e Comunicação: Narrativas Especulares e de Autopoiese.
No mesmo evento, o PPGTUR terá ainda como representantes as bolsistas voluntárias do projeto da Professora Malu Cardinale, as estudantes Lais Alende Prates e Jennifer Eme Bauer, que tiveram o artigo “Conflitos culturais em narrativas jornalísticas no Sul do Brasil: aspectos históricos e reflexos no Turismo da Serra Gaúcha”, também selecionado. Laís Alende e Jennifer Eme são estudantes do Curso de Jornalismo da UCS.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PROCESSO SELETIVO PPGTUR-UCS - ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÕES


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo ao Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul. As inscrições deverão ser efetuadas no período até 9 de dezembro de 2013, na Secretaria do Mestrado em Turismo, no Bloco 46, Campus Universitário de Caxias do Sul, ou via postal por correio expresso (Sedex, Fedex, etc.), desde que postadas até 5 de dezembro de 2013 e enviadas para o Programa de Pós-Graduação em Turismo - Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - 95070-560 - Caxias do Sul - RS.
Outras informações em:
http://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo/processo-seletivo/

domingo, 1 de dezembro de 2013

VISITA TÉCNICA A FLORES DA CUNHA





Os alunos e professores da disciplina compartilhada entre o Programa de Pós-Graduação em Turismo (UCS) e Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS), realizaram nova visita técnica na última sexta-feira, dia 29. Desta vez, a visita ocorreu em Flores da Cunha, onde o grupo foi recebido na Secretaria de Turismo e, a seguir, realizou visita a duas cantinas. Os professores Antônio Carlos Castrogiovanni e Susana Gastal, com seus alunos, também estiveram na Escola de Gastronomia da UCS.