quinta-feira, 27 de março de 2014

MESTRA PELO PPGTUR-UCS INICIA DOUTORADO NA UFPEL

A mestra pelo PPGTUR-UCS, Luciana de Castro Neves Costa, foi aprovada para cursar o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista no Programa pelotense, Luciana insere-se na linha de pesquisa Políticas de Memória e Patrimônio no Mercosul, com a pesquisa que tem, como título provisório, “Paisagem cultural em cidades de fronteira: repensando limites”.
A pesquisa segue temática já trabalhada durante o mestrado, com o título “Turismo e paisagem cultural: para pensar o transfronteiriço”. O projeto apresentado na UFPel, segundo a própria pesquisadora, tem como foco “a discussão da categoria de Paisagem Cultural Brasileira, e a ideia das cidades-gêmeas, buscando avaliar essa chancela e propor uma metodologia de análise, uma vez que pelas minhas pesquisas anteriores, o IPHAN lançou há quatro anos essa nova categoria de bem patrimonial, mas até o momento só conseguiu implementar uma Paisagem Cultural Brasileira, em Santa Catarina. Trata-se, portanto, de um conceito muito amplo com o qual os especialistas estão aprendendo a lidar e a gerir após a certificação. As paisagens culturais certificadas pela Unesco chegam a mil hectares: como administrar tamanha área e como lidar com a preservação de algo que, por sua natureza, é dinâmico e está em constante mutação?”
A dissertação de mestrado de Luciana de Castro Neves Costa - “Turismo e paisagem cultural: para pensar o transfronteiriço” - está disponível em:

Muito sucesso a doutorando, neste prosseguimento de pesquisa.



segunda-feira, 24 de março de 2014

MARIA HENRIQUETA SPERANDIO GIMENES MINASSE NO PPGTUR-UCS

As professoras Maria Henriqueta, Susana, Luciene e Maria Luiza, com Kriscie.
A professora Dra Maria Henriqueta Sperandio Gimenes Minasse, da Universidade Federal de São Carlos, esteve em visita ao Programa de Pós-Graduação em Turismo, da UCS, onde participou da Banca de Defesa de Dissertação da mestranda Krisciê Pertile, além de realizar um encontro com os alunos do Programa. No encontro, a sua fala versou sobre a importância da gastronomia na sua relação com o turismo, que de item integrante na formatação de um produto turístico, buscando atender as necessidades dos visitantes nas localidades, passou a ser incluída entre os atrativos turístico e mesmo a integrar o rol dos souvenires cobiçados pelos viajantes. Muito simpática, Maria Henriqueta conquistou a plateia. 

domingo, 16 de março de 2014

PROFESSOPRES DO PPGTUR-UCS NO ENTBL 2014

Divulgada a programação do XIII Encontro Nacional Turismo de Base Local (ENTBL), a mesma registra a participação dos professores do PPGTUR-UCS, Rafael José dos Santos e Susana Gastal, na mesa-redonda “O patrimônio e o turismo face aos novos movimentos de valorização e autoafirmação identitária: desafios e perspectivas na era da globalização”. A mesa é coordenada pelo Dr. Euler David de Siqueira e dela ainda participam os professores Vera Maria Guimarães, Sandro Campos Neves e Álvaro Banducci. O ENTBL será realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, de 10 a 13 de novembro de 2014.
Confira abaixo a programação das mesas redondas.
Outras informações em

http://www.ufjf.br/entbl2014/


BEM-VINDA AO PPGTUR-UCS, TURMA 2014



Com presença do reitor e do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Zorzi e Prof Koche, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Turismo, da UCS, deram as boas vindas aos alunos da Turma 14. Os ingressantes receberam informações da coordenadora, Profª Márcia Cappellano, sobre o funcionamento do Programa e depois visitaram a Biblioteca Central e outras instalações da Universidade.

Sejam muito bem-vindos, para dois anos de rica convivência!



quarta-feira, 12 de março de 2014

141ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO PPGTUR-UCS


A mestranda Krisciê Pertile terá sua Banca de Defesa de Dissertação no Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado,  na próxima quinta-feira (dia 20), a partir das 13h30min, na sala 409 do Bloco 46, Cidade Universitária em Caxias do Sul. A pesquisa intitulada “Em pratos limpos: as comidas de rua no Brique da Redenção, em Porto Alegre/RS – Brasil, e possibilidades para o turismo”, será avaliada pela banca composta pelos professores Dra. Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse (UFSCAR), Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista (UCS), Dra. Luciene Jung de Campos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (orientadora).

Resumo: A Comida de Rua,  de alimentação precária, com ingredientes e modos de preparo nem sempre confiáveis, passou a incluir formas gastronômicas sofisticadas. Assim, a presente dissertação buscou analisar a presença desse comércio de rua, na feira Brique da Redenção, em Porto Alegre/RS – Brasil, sobretudo no que tange a sua concepção e práticas, possíveis contrapontos inerentes ao exercício da atividade, e a relação das Comida de Rua com o Turismo Cidadão, na cidade e no local pesquisado. Para tanto, fez-se uso da metodologia qualitativa de caráter exploratório, na qual se optou pelo uso de técnicas relacionadas àquelas utilizadas por turistas durante suas viagens, sob o intuito de (re)conhecerem o local visitado, tais como: caminhada, observação e entrevistas semi-estruturadas com cinco vendedores desse gênero gastronômico. Diante do analisado, nota-se uma atividade marcadamente feminina e familiar, com práticas adotadas, em sua maioria, com o objetivo de produzir um alimento rico em sabor e qualidade, um comércio cujos contrapontos residem, sobretudo, nas diferenças e semelhanças com os estabelecimentos fixos de alimentação. Observa-se que, ao menos no Brique da Redenção, as Comidas de Rua desempenham papel fundamental no que tange o Turismo Cidadão, embora os empreendedores não possuam as noções conceituais e nem mesmo compreendam sua relação com a atividade turística.

Palavras-chave: Turismo. Gastronomia. Comidas de Rua. Brique da Redenção. Porto Alegre, RS. Brasil




              

  




quinta-feira, 6 de março de 2014

CALL PAPERS : REVISTA ROSA DOS VENTOS


A Revista Rosa dos Eventos estará editando em 2014, dois Dossiês Temáticos:

DOSSIÊ HISTORIA DO TURISMO NO BRASIL
Organizadores: Drª  Valeria Lima Guimarães e Drª Susana Gastal
Submissões até 15 de março 2014

DOSSIÊ TURISMO E GESTÃO AMBIENTAL
Organizadores: Drª Suzana Maria De Conto; Drª Claudia Echevengua Teixeira e Drª  Gisele Silva Pereira
Submissão até 30 de junho

Para as edições regulares da RRV há fluxo contínuo para submissões.

Endereço para submissões: