quinta-feira, 29 de maio de 2014

MESTRA PELO PPGTUR-UCS ASSUME SECRETARIA DE TURISMO EM CANDIOTA

A Mestra em Turismo, Francielle de Lima, assumiu a Secretaria Municipal de Turismo de Candiota, no Rio Grande do Sul. A atividade pública de Francielle, anteriormente ao cargo atual, desenvolveu-se no município de Barão, onde também atuou como secretária de Turismo, entre 2013 e 2014. Desejamos que, diante dos novos desafios, a Secretária Franciele obtenha o mesmo êxito que marcou tanto sua passagem na administração pública em Barão, como no Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS, onde sua dissertação foi muito elogiada pela banca avaliadora. 

PAINEL HOSPITALIDADE PÚBLICA

Aconteceu, na noite do dia 13 de Maio, o Painel Hospitalidade Pública, atividade vinculada à disciplina Fundamentos da Hospitalidade, conduzida pela Profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos. O painel, mediado pelo Prof. Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar, do Mestrado em Turismo, teve como participantes a Mestra em Turismo, Leticia Indart Franzen; as coordenadoras da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul, Rosa do Carmo Fonseca e Elisabeth Maria de Cesaro, além de Cassandra Gomes Ramos, também da PMCS, que é cadeirante há 15 anos. O Prof. Pedro iniciou a atividade provocando os presentes com algumas simulações sobre fotos tiradas em diversas cidades. Dando sequência à atividade, a Ma. Leticia apresentou resultados de sua dissertação, defendida junto à UNIVALI, em que avaliou a acessibilidade na orla do município de Balneário Camboriú, SC. Por fim, as coordenadoras Rosa e Elisabeth apresentaram como está organizada a Coordenadoria de Acessibilidade e quais são suas atividades, enquanto a Servidora Cassandra relatou sua experiência de cadeirante e os desafios que são enfrentados na vida cotidiana e em sua atuação profissional.

A atividade integra a programação dos 20 anos do Curso de Bacharelado em Turismo da UCS

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PPGTUR-UCS NO PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA – PROCAD

O projeto “Políticas Públicas, Hospitalidade e Gestão de Destinos Turísticos Consolidados: Costa Verde e Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e Costa das Dunas (RN)”, apresentado ao edital n. 071/2013 - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, foi aprovada e entrou em fase de implementação, pelas IES partícipes.
Proposta pela UNIVALI e tendo na coordenação a professora Drª Marcia M. Cappellano dos Santos, o projeto tem quatro grandes objetivos: (1) contribuir para a consolidação dos programas de pós-graduação envolvidos, fomentando o desenvolvimento de simetrias entre eles relativamente à pesquisa e ao ensino; (2) desenvolver meios de comunicação e cooperação acadêmico-científica entre docentes/pesquisadores e discentes, visando aprofundar o diálogo interinstitucional; (3) expandir os contextos de aplicação das pesquisas em desenvolvimento nas IES; (4) adensar a reflexão teórico-prática sobre destino turístico, políticas públicas, hospitalidade e gestão em áreas turísticas consolidadas. 
Como objetivos específicos, o projeto pretende: (1) Concorrer para o aprimoramento da formação científica dos participantes envolvidos no projeto (docentes/pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos); (2) Propiciar mobilidade intra e inter-regional de docentes e discentes de forma a estabelecer interação entre pesquisadores e alunos das diferentes equipes, oferecendo condições favoráveis ao amadurecimento intelectual; (3) Promover a ampliação da formação de doutores, proporcionando a docentes dos quadros das IES envolvidas, a realização de pós-doutoramento. 
No âmbito temático, considerado o marco teórico de referência, o projeto visa, com foco em municípios das regiões-alvo: 
·  Ensejar condições para fomentar/ ampliar a reflexão sobre a dimensão coletiva da hospitalidade (Corpo Coletivo Acolhedor); 
·  Identificar características, tendências e perspectivas da hospitalidade coletiva na interação das dimensões gestão, serviços e cultura, consideradas percepções de sujeitos primariamente acolhidos e acolhedores; 
·  Identificar e analisar pontos de aproximação e de distanciamento de percepções de sujeitos primariamente acolhedores e acolhidos; 
·  Estudar os modelos de gestão e governança e suas influências no desenvolvimento regional;
·  Desenvolver uma matriz de indicadores para avaliação de politicas públicas de turismo no âmbito da gestão do desenvolvimento regional;
·  Analisar os casos de sucesso nas áreas envolvidas no estudo e sua influência como vetor de desenvolvimento regional
Pelo PPGTUR-UCS, estão envolvidos diretamente como pesquisadores, os docentes: Drª Marlei Mecca, Dr. Silvio L. G. Vianna e Drª Maria Luiza C. Baptista.



terça-feira, 27 de maio de 2014

UCS RECEBE VISITA DE EQUIPE DA SECRETARIA ESTADUAL DE TURIOSMO RS

Equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul esteve em visita ao Programa de Pós-Graduação da UCS, no último mês de abril. A visita teve por objetivo conhecer o Observatório de Turismo e as ações realizadas pela UCS na área. Participaram do encontro o diretor do Departamento de Desenvolvimento da SETUR, Maximilianus Pinent, e a coordenadora do Observatório de Turismo do RS, Marcia Mello, acompanhados de outros integrantes da SETUR. A equipe foi recebida pela assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Profa. Ana Buogo, e pelos coordenadores do Programa de Mestrado e Bacharelado em Turismo da UCS, respectivamente, Profa. Marcia Maria Cappellano dos Santos e Michel Bregolin. Na foto registro da presença da equipe no Bloco 46. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

ANTROPÓLOGO FRANCES FRANCK MICHEL VISITA UCS


No último dia 13 de maio, o antropólogo francês Dr. Franck Michel esteve em visita ao o Programa de Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, para falar sobre sua área de especialização, o turismo de ilhas e sudeste asiático. O Professor Michel, na ocasião acompanhado de sua esposa Kadek, foi recebido pelos professores Marcia Cappellano e Michel Bregolin, que apresentaram a ele a Universidade e o Programa de Hospitalidade. Dr. Michel reuniu-se, ainda, com o coordenador da Editora da Universidade (EDUCS), Renato Henrichs. Nos encontros foram delineadas possibilidades de desenvolvimento de atividades futuras em parceria com o pesquisador, dentre elas a publicação de duas de suas obras pela EDUCS e a coordenação, pelo francês, de um número temático da revista Rosa dos Ventos. Michel é reconhecido por sua grande produção acadêmica, em livros e revistas especializadas.


domingo, 18 de maio de 2014

PROFESSORA DO PPGTUR MINISTRA PALESTRA NA UFRN E EM CONGRESSO EM PORTUGAL

A professora Susana Gastal, do corpo permanente do PPGTUR-UCS, esteve na UFRN, participando do XIX Seminário de Pesquisa, cujo tema em 2014 foi Universidade, Diversidade, Educação e Cultura. Parte da programação do evento, Gastal falou sobre “Turismo e Cultura: Questões Contemporâneas”, para uma plateia de graduandos e mestrando em Turismo, daquela instituição (foto).  


Em abril último, a professora do PPGTUR UCS também esteve entre os palestrantes do I Congresso Internacional - Animação Sociocultural, realizado em Golegã, Portugal, apresentando trabalho intitulado “São João do Porto: Imbricações. Patrimônio Imaterial, Turismo, Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local”, no qual expõe resultados de seu estágio pós-doutoral na Universidade Católica Portuguesa, orientado pela Dr.ª Isabel Baptista. O trabalho apresentado consta de livro editado pelos organizadores do evento português. 

sábado, 17 de maio de 2014

143ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTUR-UCS

O mestrando do PPGTUR-UCS, Maguil Marsilio, terá sua banca de defesa de dissertação no próximo dia 23 de maio, sexta-feira, com início marcado para às 9 horas. O trabalho orientado pelo Prof. Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna tem como título “A Interferência da Internet na Competitividade das Agências de Viagens e Turismo” e será avaliado pelos professores Dr. Luiz Carlos da Silva Flores (UNIVALI), Dra. Maria Carolina Rosa Gullo  (UCS) e Dra. Marlei Salete Mecca (UCS). A cerimônia, de caráter público, acontecerá na Sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul. 


terça-feira, 13 de maio de 2014

PPGTUR PARTICIPA DO LACOS III

Neste mês de maio, a UCS dará início ao Projeto Lagoas Costeiras III [LACOS III], que tem o patrocínio da Petrobras desde a sua primeira edição. A UCS terá agora, como parceiros o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, o Conselho Regional de Desenvolvimento [COREDE] Litoral Norte e a Prefeitura Municipal de Osório, vindo a beneficiar diretamente 4,1 mil habitantes e, indiretamente, os 41 mil moradores daquele município, nos seus dois anos de duração.
A exemplo das edições anteriores realizadas em Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar (Projeto LACOS I - 2007/2008 ) e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul (Projeto LACOS II - 2011/2013), o LACOS III tem a coordenação geral dos professores Alois Eduard Schäfer e Rosane Lanzer, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas e conta com uma equipe de dez pessoas, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. O Mestrado em Turismo participa do LACOS, através da Profª Rosane Lanzer, do seu corpo permanente,  e de mestrandos que desenvolvem suas pesquisas associados ao projeto.
O professor Schäfer explica que as ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos no município de Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades. "Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial”.
Os recursos aportados pela Petrobras ao Projeto envolvem cerca de R$ 2 milhões, que viabilizarão, inclusive, os produtos finais do projeto: um Atlas Socioambiental; um caderno de Atividades Ambientais; e materiais didáticos como pôsteres, cartilhas e material audiovisual de cunho didático sobre os ecossistemas do Litoral Norte, para serem utilizados nas salas de aula e nos meios de comunicação do município.



Fonte: Imprensa UCS. Fotos: Acervo do Projeto LACOS.