domingo, 22 de junho de 2014

145º BANCA PPGTUR-UCS DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO



“Roteirização turística no espaço rural: estudo longitudinal da Rota Colonial Baumschneis – Dois Irmãos, Rio Grande do Sul, Brasil” é o título da dissertação da mestranda Lisiane Scherer. A pesquisa, orientada pelo Prof. Dr. Eurico de Oliveira Santos, será avaliada pela banca composta pelos professores Dr. Humberto Thomé Ortiz (UAEM), Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS), em  ato aberto ao público, nesta sexta-feira, dia 27 de junho, na sala 313 do Bloco 46, Mestrado em Turismo, Cidade Universitária Caxias do Sul, a partir das 13h.

Lisiane Scherer (esq.), na foto com as mestras pelo PPGTUR Franciele, Monica e Magda.

domingo, 8 de junho de 2014

PPGTUR-UCS NO FORUM DE IGUAÇU


PPGTUR-UCS esteve representado no VIII Forum Internacional de Turismo Iguassu, realizado em Foz Iguaçu, na última semana. Na foto, a professora Susana Gastal, que foi moderadora no Eixo Estruturante Turismo e Cultura, e os mestrandos Leonardo, Vanessa e Denise 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

144ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTUR-UCS

Limites paisagísticos do atrativo turístico Vale dos Vinhedos“ é título da dissertação de Pablo Cesar Uez, que terá sua banca de defesa na próxima terça-feira, dia 10 de junho de 2014. Entre os avaliadores estão dos professores doutores Zysman Neiman (UNIFESP), Rosane Maria Lanzer (UCS) e Eurico de Oliveira Santos (UCS). A presidência do ato acadêmico será do orientador, Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César. A cerimônia, de caráter público, acontecerá nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Turismo – Mestrado, Bloco 46, sala 313, Cidade Universitária, Universidade de Caxias do Sul, com início às 9h30min.


Pablo Uez é também um fotógrafo reconhecido. Na foto, de sua autoria, um Quati no Parque Vale da Ferradura, em Canela,RS. Fonte:

terça-feira, 3 de junho de 2014

NOVA PETRÓPOLIS GANHA PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

A mestra pelo PPGTUR-UCS, Luciane Schommer, diretora da empresa Serrasul Eventos, Comunicação e Turismo, em conjunto com Trajano de Oliveira, da T&M – Inovações Empresariais Ltda, fizeram entrega ao prefeito Régis Luiz Hahn, de Nova Petrópolis, RS, do Plano Municipal de Turismo. O Plano é uma demanda da PMNP através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e contou com apoio do Fundo de Turismo de Nova Petrópolis e da Associação Comercial e Industrial. A consultoria na elaboração, leva assinatura de Schommer e de Oliveira. O Plano, mais propriamente, foi desenvolvida a partir da integração de atores privados e públicos, visando estabelecer as ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável do turismo no município, ampliando e fortalecendo redes de conhecimento e de cooperação entre os atores envolvidos.
No processo de elaboração, o corpo técnico utilizou como referência as diretrizes do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Roteiros do Brasil, que busca o desenvolvimento regional do turismo, de forma sustentável. As etapas do projeto envolveram (1) Análise de estudos anteriores e Diagnóstico Turístico de Nova Petrópolis; (2) Reunião de alinhamento com Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo; (3) Oficina de Elaboração das Diretrizes Estratégicas e Plano de Ação (com Prefeitura e trade); (4) Elaboração do Plano de Turismo Municipal; (5) Encontro de apresentação e validação do Plano de Turismo Municipal (Prefeitura, entidades, trade); (6) Monitoramento das Ações Planejadas. Serão realizadas três reuniões de monitoramento, ao longo de 12 meses.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

TURISMO UCS VISITA ANTONIO PRADO


A chuva não atrapalhou a visita técnica que os alunos da disciplina História da Cultura, ministrada pela professora Susana Gastal na graduação em Turismo, no campus de Bento Gonçalves, fizeram a Antônio Prado, neste sábado. O objetivo de conhecer as ricas expressões culturais desta cidade da Serra Gaúcha foi plenamente atendido. Um dos pontos altos, além da simpatia e competência da guia Adriana Matos – e da equipe da secretária Lis Caberlon, do Turismo – foram as visitas ao Memorial Nordeste Alimentos (foto 1) e à Ferraria Marsílio (foto 2). Fizeram parte do grupo visitante, ainda, o professor Humberto Thomé Ortiz, do México, e a mestranda Aline Fagundes, que fez seu estágio na disciplina. 



domingo, 1 de junho de 2014

UCS INICIA A TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO LAGOAS COSTEIRAS.

Será lançado nesta quarta-feira, dia 4 de junho, no município de Osório, a terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras, com assinatura de protocolo entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura municipal. Também participam do projeto o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí e do COREDE Litoral Norte.
O LaCos 3 conta com recursos aportados pela Petrobras, no valor de R$ 2 milhões, que viabilizarão, além da pesquisa, mais propriamente, produtos finais como um Atlas Socioambiental; um Caderno de Atividades Ambientais e materiais didáticos na forma de cartilhas e audiovisual sobre os ecossistemas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As atividades serão desenvolvidas durante dois anos e irão beneficiar 4,1 mil habitantes e, indiretamente, os 41 mil moradores daquele município.
O professor Schäfer, um dos coordenadores do LaCos, explica que as ações a serem desenvolvidas em Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades. "Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial".
Os professores Dr. Alois Eduard Schäfer e Dr.ª Rosane Lanzer, ambos do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS, coordenam a pesquisa, exemplo das edições anteriores realizadas nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, todos no Rio Grande do Sul. A Drª Lanzer, que gerencia também o viés turístico da pesquisa, é membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e orienta quatro mestrando do PPGTUR-UCS com dissertações atreladas ao LaCos: Leonardo Reichert, Leidh Jeane Sampietro Pinto, Lucas Fruet Gil e Rita Gabriela Araújo Carvalho. Ao todo, cerca de dez pessoas formam a equipe de pesquisa, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e de pós-graduação.