sexta-feira, 15 de agosto de 2014

FELIPE ZALTRON DE SÁ É DESTAQUE EM JORNADA CIENTÍFICA



O bolsista de iniciação científica no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado, Felipe Zaltron de Sá, recebeu a premiação de Melhor Trabalho, por sua pesquisa apresentada no grupo de Educação Ambiental da X Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente. A pesquisa de Felipe, intitulada “Educação Patrimonial e a Prática Turística Qualificada: Jardim Botânico de Caxias Do Sul”, é desenvolvida associada à pesquisa da Dra Susana Gastal, intitulada “Educação Patrimonial e a Prática Turística Qualificada: Jardim Botânico de Porto Alegre”, com apoio do CNPq. Felipe, que é aluno da Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, tem como co-orientadora a mestranda Aline Valéria Fagundes da Silva (bolsista FAPERGS), que também pesquisa jardins botânicos.

A X Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente é uma promoção conjunta da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM) e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS), tendo como objetivos valorizar a Iniciação Científica nas atividades de pesquisa;  promover a divulgação dos trabalhos de Iniciação Científica realizados nas instituições de pesquisa e ensino do Estado; estimular o acompanhamento e a avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica, especialmente dos bolsistas da FAPERGS e do CNPq; oportunizar a integração e a troca de informações entre as instituições e os bolsistas de Iniciação Científica.




quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PROGRAMA DE HOSPITALIDADE DA UCS TEM ATIVIDADE INAUGURAL DO SEMESTRE

Nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, o Programa de Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul, promove sua atividade inaugural do semestre. A partir das 20 horas, estarão no Auditório do Bloco 46, Cidade Universitária, os professores  Ricardo Yudi Akiyoski, Renata Brentano Corrêa da Silva e Francisco Dias.
A primeira mesa, sob o tema “Panorama da Gastronomia em Nível Regional, Brasileiro e Mundial”, terá como palestrantes os professores Ricardo e Renata. Ricardo Yudi Akiyoshi é tecnólogo em Gastronomia e mestre em Design Estratégico, ambos pela Unisinos, e atua como professor do Curso Superior em Gastronomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e do Curso de Tecnologia em Gastronomia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Renata Brentano Corrêa da Silva é tecnóloga em Gastronomia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

A segunda mesa terá como tema “Animação Sociocultural e Turismo”, destacando questões da indústria criativa, sob o comando do professor português Francisco Dias. O palestrante é doutor em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan (França) e professor no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), onde também atua como coordenador da Licenciatura em Animação Turística. Frequentou dois mestrados, em Psicopatologia e Neuropsicologia, na Universidade de Moscou (Rússia) e em Psicologia Social, na Universidade do Porto (Portugal). Também edita a revista EJTHR - European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (www.ejthr.com) e participa do corpo editorial de várias publicações científicas. Está envolvido na criação da Euro-Asia Tourism Studies Association e na organização das conferências 6th International Tourism Congress (Sultanato of Oman, de 2 a 4 de Dezembro de 2014) e 1st EATSA International Conference (Taiwan, de 12 a15 Junho de 2015). Enquanto investigador participa na criação de projetos em rede, quer a nível nacional, com destaque para o ONAT – Observatório Nacional das Atividades de Animação Turística (www.onat.ipleiria.pt), quer a nível global, designadamente a criação do DBI – Destination Brabdin Index.  Na área de cinema, dirige o ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo, que este ano se realiza na cidade do Porto, Portugal. 
O evento da UCS é organizado pelo Programa de Hospitalidade, ao qual estão filiados o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, o Curso de Bacharelado em Turismo e o Curso de Tecnologia em Gastronomia

PPGTURH-UCS PARTICIPA DE SEMANA DO PATRIMÔNIO EM ANTONIO PRADO

Ao longo dessa semana, realiza-se a Semana do Patrimônio de Antonio Prado. Aberta à comunidade, a Semana propõe ações de conscientização em torno do patrimônio local, uma vez que Antonio Prado possui 47 casas em madeira, tombadas pelo IPHAN. Da mesa de abertura, no dia 11 de agosto, sobre “Turismo Cultural e Patrimônio Histórico”, participaram a professora do Mestrado em Turismo, Susana Gastal; a secretária Lis Caberlon, do Turismo; e Paula Lovatel Soso, pelo IPHAN. A coordenação da mesa de debates foi de Beatriz Paulus, da ATUASERRA.



quarta-feira, 13 de agosto de 2014

MINICURSO SOBRE ESTUDOS LITERÁRIOS, CULTURA E TURISMO, NA UCS

A Dra. Raquel Bello Vázquez estará ministrando o minicurso Estudos Literários, Cultura e Turismo no Doutorado em letras, da Universidade de Caxias do Sul, entre os dias 5 e 19 de novembro. As aulas terão lugar às quartas-feiras, das 13h40min às 16h30min, no Anfiteatro DO Bloco L, DO Campus central. As inscrições estão abertas na secretaria do PPGLET.
Raquel Bello Vázquez é licenciada em Filologia Galega (1998) e Portuguesa (2001) e doutora em Filologia (2005), com a tese intitulada “Uma certa ambição de glória. Trajetória, redes e estratégias de Teresa de Mello Breyner nos campos intelectual e do poder em Portugal (1770-1798)”. A pesquisadora ainda tem publicações em livros e artigos em periódicos acadêmicos, abordando os campos cultural, a Ilustração na Galiza e em Portugal e a produção de autoria feminina no século XVIII, com aplicação de metodologias sistêmicas e de campo a este mesmo período. Entre 2006 e 2011 foi professora e investigadora na Universidade de Santiago de Compostela, dentro do Programa Isidro Parga Pondal, sendo investigadora principal do projeto “Contributos para o estudo do período ilustrado en Galiza. Documentación primaria e bibliografia”. Atualmente é editora da revista Veredas, da Associação Internacional de Lusitanistas.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

LAÇOS SOCIAIS: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA HOSPITALIDADE



A Editora da Universidade de Caxias do Sul está lançando o livro Laços Sociais: Por Uma Epistemologia da Hospitalidade. Organizada pelas professoras Dr.ª Isabel Baptista e Dr.ª Márcia Cappellano dos Santos, a edição reúne textos de especialistas portugueses e brasileiros, em torno do tema da Hospitalidade.
O livro é resultado de cinco anos de parcerias entre a Universidade Católica Portuguesa (UCP), através de seu Mestrado em Ciências de Educação e do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, coordenado pela professora Isabel Baptista, e a Universidade de Caxias do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e seu Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais, coordenado pela professora Márcia Cappellano. Ao todo são 15 textos, abordando questões como hospitalidade de hostilidade, acolhimento, amorosidade, dádiva, cidade e hospitalidade, filosofia da hospitalidade, educação e hospitalidade, dentre outros.