sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Um mestre nunca saberá onde termina sua influência"*


Os professores da UCS estiveram reunidos nesta semana, para receber as boas-vindas da Administração Superior da Instituição, confraternizar com os colegas e preparar-se para iniciar mais um período letivo. Na oportunidade, o  reitor Evaldo Kuiava destacou a importância do professor para a qualificação institucional. A seguir, uma conversa, conduzida pela professora Marcia Cappellano dos Santos, sobre hospitalidade e convivência no espaço acadêmico, suscitou reflexão sobre a prática docente.
Em sua fala, o reitor Evaldo Kuiava contextualizou o cenário atual no qual a Universidade de Caxias do Sul se movimenta. Para isso, ele destacou as diretrizes institucionais e explicou o caráter comunitário da Instituição à luz da Lei 12.881, que criou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES). "O horizonte é a excelência e a excelência nunca é um feito em si mesmo. Ela implica na condição humana e está nas ações e atitudes, nas relações que construímos com quem convivemos". Ao relacionar - e aprofundar - os conceitos de excelência, pertença, inovação e sustentabilidade, o reitor apresentou dados e resultados e destacou os desafios que se apresentam para os próximos anos. "Não há mudança sem o comprometimento de todos".
Após a apresentação do reitor, a professora Marcia Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, propôs ao grupo uma reflexão sobre os conceitos de hospitalidade e convivência na contemporaneidade e, especialmente, no contexto da vivência acadêmica e na relação professor-aluno. Como recursos para envolver a plateia, ela apresentou vários vídeos, entre eles "A amizade Facebook", com uma entrevista de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, estudioso da sociedade pós-moderna e trouxe alguns resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Núcleo de Pesquisa Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais. Ao final, à guisa de reflexão, ela deixou algumas questões para serem pensadas pelos colegas no decorrer deste período letivo:
 Na nossa prática diária como professores, junto a nossos colegas, mas particularmente junto a nossos alunos, conseguimos vislumbrar e compreender variações de sincronia e simetria intrínsecas ao fenômeno do acolher? Como esses níveis de simetria e sincronia relacionais têm estado presentes na nossa prática docente? Quais têm predominado? Como têm sido ajustados nas diferentes situações frente a eventos do acaso? Conseguimos visualizar e compreender as implicações dessas variações de níveis de simetria e sincronia nas escolhas metodológicas que fazemos e nos processos de ensino e aprendizagem que conduzimos? Como poderíamos caracterizar a convivência em nossas atividades de ensino e aprendizagem?

*A citação "Um mestre nunca saberá onde termina sua influência" é de autoria do professor norte-americano Henry Brooks Adams (1838/1918).

Foto: Claudia Velho
Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1424981037

O número 27 da revista El Periplo Sustentable, vinculada a Universidad Autonoma del Estado do México, circula com o artigo assinado pelos doutores Eurico de Oliveira Santos, do corpo permanente do PPGTURH, e Humberto Thomé Ortiz, da UAEMEX. Acompanham os professores as mestres em Turismo e Hospitalidade pelo Universidade de Caxias do Sul, Magda Micheline Spindler, Andiara de Souza Valentini e Lisiane Scherer.
Intitulado “La Sociedad Rural de São José dos Ausentes en Los Campos de Cima da Serra, Brasil”, o artigo aborda a atividade turística a partir da estratégia de diversificação de produtos, incluindo os desenvolvidos em áreas rurais. Os autores analisam o papel das atividades não-agrícolas em propriedades rurais em São José dos Ausentes, na Região Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, que recentemente foi foco do programa Globo Repórter, da rede Globo.
Com o objetivo de avaliar a importância que o turismo na reestruturação produtiva das propriedades rurais locais, analisam-se numa abordagem qualitativa, as perspectivas dos proprietários das fazendas envolvidas na atividade. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2010 e 2011, dividida em fase exploratória e analítica. Os atores desta transformação são chefes de família rurais que coabitam o espaço onde também é oferecido os serviços turísticos. A consciência ambiental dos proprietários das fazendas contribui para a conservação do ecossistema Mata Atlântica, sendo esta uma das principais atrações da região.


O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://rperiplo.uaemex.mx/index.php/elperiplo/article/view/327/pdf_6

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VEM AÍ O VIII SEMINTUR

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos, sob a forma de resumos expandidos, deverão ser submetidos conforme modelo (template) anexo. 

Deverão ser encaminhados em duas versões: uma, em arquivo pdf, sem identificação dos autores (que será avaliada no sistema double blind review (dupla revisão anônima) e outra, em arquivo Word da Microsoft, com identificação dos autores. No rodapé devem ser indicados: formação acadêmica, filiação profissional atual (quando for o caso) e e-mail de todos os autores.

Poderão submeter resumos expandidos pesquisadores doutores, mestres, doutorandos ou mestrandos em Turismo e Hospitalidade ou em outras áreas, desde que o trabalho verse sobre as temáticas das Rodas de Conversação. No ato de submissão, deverá ser indicada a Roda Temática para a qual está sendo encaminhado o trabalho.

A submissão dos trabalhos será realizada exclusivamente on line em endereço a ser informado oportunamente.

Autoria: Cada autor poderá inscrever, no máximo, 2 (dois) trabalhos como autor principal. Poderá também enviar outros, na qualidade de coautor. 

Idioma: Os idiomas oficiais dos eventos são o português e o espanhol. Os trabalhos serão escritos preferencialmente nesses idiomas.
Extensão: Os resumos expandidos deverão ter de 4 a 5 páginas, incluídas as referências. 

Formatação
• Os trabalhos deverão ser encaminhados em duas versões: uma, em arquivo pdf, sem identificação dos autores (que será avaliada no sistema double blind review (dupla revisão anônima) e outra, em arquivo Word da Microsoft, com identificação dos autores. No rodapé devem ser indicados: formação acadêmica, filiação profissional atual (quando for o caso) e e-mail de todos os autores.
• Corpo do texto: fonte Calibri, corpo 12, espaçamento 1,5. 
• Título do trabalho: fonte Calibri, corpo 18, espaçamento simples, centralizado. 
• Nome dos autores: fonte Calibri, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento à direita. 
• Citações e referências: de acordo com as normas da American Psychological Association (APA).

Normas gerais de avaliação
Todos os trabalhos serão avaliados sem a identificação da respectiva autoria. O procedimento se dará por meio do sistema double blind review (dupla avaliação anônima) e será realizado por avaliadores com aderência ao tema proposto . 
Não serão avaliados os resumos que não estiverem em conformidade com o template ou que não atenderem às normas de formatação estabelecidas.
Será selecionado o número máximo de 25 (vinte e cinco) trabalhos para cada Roda Temática.

Direitos de autoria
Ao submeter o trabalho à apreciação da Comissão Científica, os autores concordam com sua publicação nos Anais, respeitados os direitos autorais, que permanecem com os autores. As opiniões expressas pelos autores serão de sua exclusiva responsabilidade.

Considerações gerais
Outros procedimentos não previstos na Norma Geral serão definidos pela Comissão Organizadora do VIII SeminTUR e do I COPEH. Em questões referentes aos trabalhos, a decisão dos membros da Comissão Cientifica (Corpo Avaliador) é soberana. Havendo discrepância, será arbitrado um terceiro avaliador.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

LEONARDO BOFF ABRIRÁ VIII SEMINTUR

Agendem-se para o VIII Seminário de Pesquisa do Mercosul - SeminTUR e o I Hospitalidade em Colóquio - COPEH - Rodas Temáticas de Conversação, de 02 a 04 de julho próximo, na Universidade de Caxias do Sul. O tema será Hospitalidade, Etica e Turismo. Leonardo Boff conduzirá a primeira Grande Roda de Conversação. 
Em breve, maiores informações.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

REVISTA DA ELETROSUL DESTACA PESQUISA DO PPGTURH-UCS



Carin Corso está na revista Energia & Estratégia – Tendências, publicada pela Eletrosul, falando sobre conjuntos eólicos, tema de sua pesquisa de Mestrado em Turismo e Hospitalidade,  no PPGTURH-UCS. Intitulada “A energia eólica sob a ótica do Turismo: Um estudo sobre os conjuntos eólicos dos municípios de Agua Doce, SC e Osório, RS”, a dissertação foi orientada pela Profa. Dra Rosane Lanzer e teve banca de defensa em 2013.
A dissertação de Carin está disponível em


http://biblioteca.ucs.br/Karin_Ane_Corso.pdf.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

ABERTO PROCESSO SELETIVO 2015 DOUTORADO EM TURISMO E HOSPITALIDADE - UCS

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Doutorado deverão ser efetuadas de 9 de fevereiro a 9 de março de 2015, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Bloco 46, Campus Universitário de Caxias do Sul, ou via postal por correio expresso (Sedex, Fedex, etc.), desde que postadas até 5 de março de 2015.

Outras informações:

http://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/processo-seletivo-doutorado/