sexta-feira, 27 de março de 2015

BRIDI É HOMENAGEADO EM SÃO PAULO

Mestre pelo PPGTURH-UCS, Guilherme Bridi é atualmente professor e coordenador do curso de Turismo do IPA (Porto Alegre). Agora, mais um momento importante em sua carreira de sucesso: ele foi indicado para receber o prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2015, oferecido pela Associação Brasileira de Liderança- BRASLIDER. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá em São Paulo, no mês de Julho, no Círculo Militar São Paulo.

Parabéns, Guilherme!

sexta-feira, 20 de março de 2015

UCS APRESENTA PRIMEIRA TURMA DE SEU DOUTORADO EM TURISMO E HOSPITALIDADE


Divulgada a lista do aprovados no processo seletivo para o Doutorado do PPGTURH-UCS:


MARCELA FERREIRA MARINHO 1º
MARCELO ZARO 2º 
SILVANA PADILHA FLORES 3º 
EDUARDO TABORDA DE JESUS 4º 
HELENA CHARKO RIBEIRO 5º 

APROVADO E SUPLENTE 
CRISTIANE MESQUITA GOMES 6º

Aos doutorandos, nossos parabéns e votos de boas-vindas!

quarta-feira, 11 de março de 2015

PÓS-DOUTORADO NO PPGTURH-UCS

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Mestrado e Doutorado (PPGTURH), da Universidade de Caxias do Sul, no uso das atribuições regimentais que lhe são conferidas, torna públicas, para conhecimento dos interessados, as condições de Inscrição e de Seleção de 1 (um) candidato para 1 (uma) bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), com início em maio de 2015, em conformidade com o disposto na Portaria nº. 086, de 3 de julho de 2013 e respectivos anexos.
Maiores informações em


sexta-feira, 6 de março de 2015

ADMISSÃO DE ALUNOS NÃO REGULARES NO PPGTURH_UCS

  
O Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias, está recebendo inscrições para admissão de alunos não regulares no curso de Mestrado, para o 1º semestre letivo extensivo de 2015 (2015/2).
As inscrições podem ser feitas até 20 de março de 2015, na secretaria do PPGTURH, situado no bloco 46, Sala 416, Campus Universitário de Caxias do Sul, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h, mediante apresentação dos seguintes documentos:

§  Cópia do Diploma de Graduação
§  Cópia do Histórico de Graduação
§  Cópia dos documentos RG e CPF
§  Curriculum Vitae

O processo de seleção será conduzido e realizado pelo Professor de cada disciplina, mediante a análise do curriculum vitae do candidato, sendo os resultados divulgados no dia 23 de março de 2015, pelo site www.ucs.brAs disciplinas concluídas com êxito pelo aluno não regular poderão ser aproveitadas, caso   venha a ingressar no PPGTURH, na condição de aluno regular.

Disciplinas oferecidas:

Disciplina

 Créd.
Professor
Horário
Planejamento Urbano e Regional
     4
Pedro de Alcântara Bittencourt César
Quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
4
Suzana Maria De Conto
Quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min
Turismo e Hospitalidade
     4
Marcia Maria Cappellano dos  Santos
Quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min
Turismo, Organização e Gestão
4
Silvio Luiz Gonçalves Vianna
Sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min
Comunicação-Trama e Subjetividade no Turismo
2
Maria Luiza Cardinale Baptista
Quartas-feiras, das 16h30min às 18h30min
Turismo e Imagem
2
Susana de Araújo Gastal
Quartas-feiras, das 19h30min às 21h30min
Turismo no Espaço Rural
2
Eurico de Oliveira Santos
Quintas-feiras, das 18h às 20h
Turismo e Contemporaneidade
2
Susana de Araújo Gastal
Quintas-feiras, das 18h às 20h
Análise do Discurso: Materialidades, Conceitos e Procedimentos
2
Luciene Jung de Campos
Sextas-feiras, das 13h30min às 15h30min
Turismo, Trabalho e Análise do Discurso
2
Luciene Jung de Campos
Sextas-feiras, das 15h30min às 17h30min
Leitura e Produção de Textos de Circulação Acadêmica I
2
Luciane Todeschini Ferreira
Sextas-feiras, das 18h às 20h



            

PROFESSORA DO PPGTURH NA TV BRASIL

 A professora Maria Luiza Cardinalle Baptista, do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS), participou do VER TV, programa da TV Brasil/SP, que foi ao ar na última semana de fevereiro, no qual se discutiu a programação sobre turismo no canais de TV paga e aberta.
O programa semanal é apresentado pelo sociólogo e jornalista Lalo Leal, professor da ECA-USP e pesquisador na área de políticas da Comunicação. Semanalmente, o VER TV traz novos olhares sobre a televisão, discutindo as funções de uma TV de qualidade, sua programação, avanços tecnológicos e seu comprometimento com a cidadania.
Também participaram da edição o diretor comercial do programa Planeta Turismo, exibido pelo SBT, José Pedrosa; e a professora do curso de Lazer e Turismo da USP, Mariana Aldrigui. O Ver TV também entrevistou o diretor de TV do Grupo Sal, Rafael Mellin, que produz diversos programas de turismo e esportes de aventura para canais de TV paga; o vice-presidente de relações internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Leonel Rossi Jr.; e o coordenador do Doutorado em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Wilker Nóbrega.
O VER TV tem edição de Lalo Leal; produção de Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima; roteiro de Marcus Vinicius Fraga e direção de Pola Galé.

O programa em que a Prof. Maria Luiza participou está disponível em 

http://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/episodio/turismo-na-tv





quinta-feira, 5 de março de 2015

SELEÇÃO PARA DOUTORADO EM TURISMO E HOSPITALIDADE: ÚLTIMOS DIAS

Encerra-se nesta segunda-feira, dia 9 de março, o prazo para inscrições no processo seletivo 2015, para vaga no Doutorado em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul.
As inscrições podem ser encaminhas via postal até a data de hoje, dia 5. Após, as inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria do PPGTURH, no prédio 46 da Cidade Universitária, em Caxias do Sul.

Todas as informações sobre o processo seletivo encontram-se em

http://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/processo-seletivo-doutorado/

segunda-feira, 2 de março de 2015

2015 PROMETE SER UM BELO ANO PARA O PPGTUH.


Mal começamos e se acumulam as boas notícias.
Confira:

1 - O novo número de uma das mais importantes revistas brasileiras, a Turismo em Análise, já está on line, e trás um importante artigo do mestre pelo PPGTURH, Eduardo Pezzi. Baseado na sua dissertação de mestrado, orientada pelo Dr. Silvio Vianna, intitula-se “A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável”
O artigo, que pode ser consultado no http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89169, apresenta uma discussão entre teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial sobre a temática relacionada à economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender a experiência dos turistas que visitaram Gramado (RS) nos anos de 2010 e 2011. Como principais constatações, o autor percebeu que as dimensões estética, hospitalidade e entretenimento, foram classificadas como as mais importantes para a formação de uma experiência memorável na cidade da Serra Gaúcha.

2 - Outra boa notícia foi a aprovação da também mestra pelo PPGTURH, Kriscie Pertile, para o Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina (Capes 6). Kris enfrentou um concurso com quase 50 candidatos, e ficou entre os 15 aprovados.

3 - Mais uma boa notícia, esta envolvendo alunos e bolsista da professora Dra. Luciene Jung de Campos, que tiveram trabalhos aprovados para o 2º Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Stefany Garbin teve seu “Às mulheres o eterno labor” aprovado para apresentação no simpósio. Macuri Peteffi (“Bailarinas de Rua: o dançar inconsciente”), Nathália Tomazini Pereira (“Entre tradição e revolução: a mulher e a pílula no discurso jornalístico”), Raquel Alquatti (“Vadia: metáfora de mulher no ideal de liberdade”) e Mônica Restelatto (“Do Caso Dora ao Funk: possibilidades de subjetivação feminina”) participarão com pôsteres.

Estamos muito orgulhosos.
Parabéns a todos!