domingo, 31 de maio de 2015

PPGTURH-UCS PARTICIPA DE EVENTO NA GRECIA



Izabel Cristina, Eurico e Helena 
A doutoranda Helena Charko Ribeiro e o professor Dr. Eurico de Oliveira Santos, ambos do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com as professoras Dra. Izabel Cristina Schander de Almeida e Me. Margere Rosa de Oliveira, ambas da Faculdade Estácio de Sá, campi Porto Alegre/RS, participaram do 2nd International Conference of Culture and Digital Tourism – Forms and Norms of Tourism and Culture in the Age of Innovation, realizado em Atenas/Grécia no período de 21 a 24 de maio último.

Foram dois os trabalhos apresentados pelos representantes do PPGTURH, no evento: “Domestic Medical Tourism: a new look on patients of the public health system and their companions”, assinado por Helena Charko Ribeiro, em conjunto com Izabel Cristina Schander de Almeida e Eurico de Oliveira Santos. E “Hospitality – Medical Tourism: the civil responsibility of tourist service providers”, também assinado por Helena, mais Margere Rosa de Oliveira e Izabel Cristina Schander de Almeida.


Helena com a presidente do Iacudit, Vicky katsoni, Elisabete Rodrigues de Portugal e o representante da Inglaterra 

Helena apresentando seu trabalho


Eurico e helena, com a representação da Universidade do Porto

sábado, 30 de maio de 2015

PESQUISA REALIZADO NO PPGTURH-UCS CONTINUA REPERCUTINDO

Defendida em 2010, pesquisa sobre o galeto e a galeteria em Caxias do Sul, realizada no PPGTURH, continua repercutindo. Depois de virar livro, sua autora difunde o trabalho em novos fóruns.
Vejam o depoimento de Rosana Peccini, autora de dissertação "História e Cultura da Alimentação: A Galeteria Peccini e o Patrimônio de Caxias do Sul (1950-1970)”, neste sábado:


“No dia 29 de maio, tive o prazer de palestrar sobre A Invenção da Galeteria e o Patrimônio Cultural de Caxias do Sul, para o seleto e simpático grupo da Casa das Etnias de Caxias do Sul. O convite foi feito pelo João Wianei Tonus. Depois da palestra, como não poderia deixar de ser, nossas papilas ficaram encantadas com a qualidade dos pratos, ou seja: sopa de agnolini, salada de batata, radicci com bacon, galeto assado no menarosto, espaguete com molho de miúdos. Parabéns às cozinheiras (esposa do João, irmã e filha) tudo estava maravilhoso. Tudo estava perfeito. Obrigada pelo carinho! Obrigada ao Marin e colegas”.

O trabalho completo de Rosana pode ser acessado em:
https://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/554/1/Dissertacao%20Rosana%20Peccini.pdf

ENCONTRO COM PROFESSOR LUIZ GODOI TRIGO



Outro momento especial nesta quinta-feira, a palestra sobre “Lazer na Contemporaneidade”, pelo professor Trigo, que permitiu um encontro fraternos dos professores, mestrandos e doutorandos do PPGTURH-UCS, com o especialista da USP. Seguiu-se confraternização, a moda caxiense, em uma hamburgueria.


MEMÓRIA PPGTURH-UCS




O Mestrado em Turismo e Hospitalidade da UCS teve, nesta semana, dois momentos acadêmicos especiais: as bancas de Defesa de Dissertação de Renan de Lima da Silva e Vanessa Acosta de Azambuja, que foram acompanhadas por um público atento. Os registros fotográficos guardam esses momentos para a memória do Curso.
Um agradecimento especial da equipe PPGTURH aos professores Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP) e Dr. Luiz Carlos da Silva Flores (UNIVALI), que participaram das bancas como avaliadores externos. Foram avaliadores, ainda, os professores Dr. Eurico de Oliveira Santos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS), da banca do Renan, e a Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista (UCS) e Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS), da banca da Vanessa. Parabéns aos orientadores, Maria Luiza e Marlei.

Fotos da mestranda Natália Biazus. 


domingo, 24 de maio de 2015

A BANCA DE CAMILE NO PPGTURH-UCS

Para rememorar: momentos da Banca de Defesa de Dissertação, da agora Mestra Camile Bonotto realizada no último dia 18 de maio, no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Nas imagens, Camile e as professoras Dra. Marlei Salete Mecca, Dra. Judite Sanson de Bem, Dra. Luciene Jung de Campos e Dra. Maria Carolina Rosa Gullo (UCS). As fotos são de Aline Fagundes.





Parabéns, Camile!.

153ª E 154ª BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTURH-UCS

Duas bancas de Defesa de Dissertação movimentam a semana no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul.
A primeira acontece nesta quinta-feira, dia 28 de maio, a partir das 14 horas, quando a banca composta pelos professores Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (USP), Dr. Eurico de Oliveira Santos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS) avaliará a pesquisa intitulada “Em ondas com o turismo: o olhar da comunidade sobre o turismo nas praias do Farol de Santa Marta”. De autoria do mestrando Renan de Lima da Silva, o trabalho conta com a orientação da professora Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista.
A segunda banca acontece na sexta-feira, dia 29, com início às 9h30min. A pesquisa realizada pela mestranda Vanessa Acosta de Azambuja terá na banca os professores Dr. Luiz Carlos da Silva Flores (UNIVALI), Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista (UCS) e Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS). O trabalho orientado pela Dra. Marlei Salete Mecca intitula-se “A construção da identidade de marca de Gramado-RS como ‘Destino Turístico Modelo’”.

As duas solenidades, de caráter público, terão por local a sala 313, do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

EQUIPE DO PPGTURH PRESENTE NO AMBIENTUR



O II Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (AMBIENTUR) foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio, no auditório do campus da UCS, em Canela. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e nesse ano teve como tema Turismo, Desenvolvimento e Sustentabilidade - Mitos e Realidades.
O PPGTURH esteve representado pela Profª Drª Suzana Maria De Conto e pelos mestrandos Cleomar Antonio Zocholini, Sérgio Foletto e Sara Massotti Bonin, e pela egressa do Programa, Profa. Dra. Gisele Pereira da Silva, hoje professora da Universidade Federal de Pelotas. A mestranda Sara coordenou o Painel Gastronomia Regional e Sustentabilidade. Já a Profª. Suzana coordenou o Painel A Importância do Ambiente no Turismo.
Foram apresentados ainda dois trabalhos que estão vinculados aos grupos de pesquisa sob a coordenação da Profª Drª Suzana Maria De Conto: "Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem certificados pela NBR 15401: Canela/RS" e "Produção de conhecimento em resíduos sólidos gerados em aeroportos". Além disso, a professora do PPGTURH  também participou como palestrante do painel "Tendências no Turismo", no encerramento do evento, juntamente com a Me. Ivane Fávero (Secretária Municipal de Turismo de Garibaldi/RS, e também egressa do PPGTURH) e a Profª Dra Marutschka Moesch, da Universidade de Brasília.


PROF. SILVIO VIANNA NO T-FORUM



O professor Silvio Vianna, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS, participou do Fórum de Inteligência do Turismo – o t-FORUM -, realizado neste mês de maio, na Itália. O trabalho apresentando pelo professor Silvio intitula-se “Competitiveness of tourist destinations and quality of life factors of its residents: Analysis of factors that strengthen your correspondence”. A artigo trás a assinatura também dos professores Keila  Mota (Instituto Federal de Educação) e Francisco  dos Anjos (Univali).
Os três professores participam do projeto “Políticas Públicas, Hospitalidade e Gestão de Destinos Turísticos Consolidados: Costa Verde e Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e Costa das Dunas (RN)”, apresentada ao edital n. 071/2013 - Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, o qual gerou o trabalho apresentado na Itália. O referido projeto tem quatro grandes objetivos: contribuir para a consolidação dos programas de pós-graduação envolvidos, fomentando o desenvolvimento de simetrias entre eles relativamente à pesquisa e ao ensino; desenvolver meios de comunicação e cooperação acadêmico-científica entre docentes/pesquisadores e discentes, visando aprofundar o diálogo interinstitucional; expandir os contextos de aplicação das pesquisas em desenvolvimento nas IES; adensar a reflexão teórico-prática sobre destino turístico, políticas públicas, hospitalidade e gestão em áreas turísticas consolidadas.

O Fórum de Inteligência do Turismo ou t-FORUM é uma instituição global com a missão principal de integrar a teoria e a prática do turismo através da transferência de conhecimentos (t-Inteligência) para e dentro dos sectores de turismo. A estratégia do t-FORUM é a de ligar e envolver destinações turísticas e empresas de turismo, bem como as instituições do conhecimento. Com a realização desta missão, a posição global do turismo como instrumento de conhecimento, cultura, progresso econômico, sustentabilidade e desenvolvimento no contexto da governança inclusiva é alcançado.





domingo, 17 de maio de 2015

152 BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO PPGTURH-UCS


A mestranda Camile Bonotto terá sua Banca de Defesa de Dissertação nesta segunda-feira, dia 18 de maio, no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa intitulada “Desenvolvimento e validação de instrumento para identificação do ciclo de vida das destinações turísticas” teve orientação da Profa. Dra. Marlei Salete Mecca e será avaliada pelas professoras Dra. Judite Sanson de Bem (UNILASALLE), Dra. Luciene Jung de Campos (UCS) e Dra. Maria Carolina Rosa Gullo (UCS).

A solenidade acadêmica terá lugar na Sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, em Caxias do Sul, com início marcado para às 14 horas.

terça-feira, 12 de maio de 2015

PESQUISA AMORCOMTUR! (UCS/CNPq) É INDICADA PARA PRÊMIO NACIONAL ESTUDANTIL DA INTERCOM!


A Intercom divulgou hoje a lista dos três trabalhos finalistas para cada um dos Prêmios Estudantis (Vera Giangrande, de graduação; Francisco Morel, de mestrado; Freitas Nobre, de doutorado), outorgada anualmente durante o seu Congresso Nacional.
Entre os 44 trabalhos indicados pelos NPs após o término do Congresso Nacional da Intercom, em 2014, os jurados indicaram três finalistas em cada categoria.
Para o Prêmio Vera Giangrande, está entre os destaques o trabalho intitulado “Comunicação - trama e interação complexa de sujeitos em relações públicas”, da graduanda Natália Biazus, da UCS, orientado pela Professora: Maria Luiza Cardinali Baptista, membro do corpo permanente do PPGTURH.
Natália concorrerá com os trabalhos “Jornalismo humanitário: cobertura em campo de refugiados de Uganda por uma estudante de jornalismo”, de Talissa de Angilis Azevedo Monteiro (UNIFOA) e orientado por Douglas Baltazar Gonçalves. E com “Ruptura ou continuidade: a domesticação dos suportes de leitura e a presença marcante do impresso no digital”, de Thays Guimarães (UERJ), orientador por Márcio Gonçalves

Para Natália e Malu, nossos cumprimentos não só pelo premio, mas também pelo belo trabalho que ambas vêm desenvolvendo.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Conversando sobre Hospitalidade e Convivência


 “No contexto atual onde o real, o tecnológico e o virtual se entrelaçam, o humano deve ter a supremacia. O cuidado com o humano não pode ser secundarizado, sob pena de fazermos uma inversão de valores. Ciência e convivência não se opõem, salvo nas mentes que dicotomizam vida e educação. E a educação é, em última análise, o processo de humanização”. Com essas palavras, o reitor Evaldo Antonio Kuiava, justifica em seu artigo na Revista UCS (edição março/abril), intitulado “O desafio da convivência no ambiente universitário”, a filosofia implícita no encontro da Reitoria com os professores da Instituição, no início das atividades letivas de 2015, quando foram reunidos cerca de 750 docentes.
Na oportunidade, após a palestra do Reitor, o palco foi ocupado pela professora Márcia Cappellano, para uma fala intitulada “Conversando sobre Hospitalidade e Convivência”. O Reitor Kuiava explica a escolha da coordenadora do PPGTURH para a fala inaugural escrevendo que: “Quanto ao fato de ter sido a professora Márcia, deve-se à expertise dela e do grupo de estudos do Programa de Hospitalidade, que agora tem, além de um mestrado, um doutorado na área. Isso torna robusta nossa reflexão sobre o humano e amplia as nossas áreas de investigação. Ou seja, temos elementos internos, aportes teóricos, que nos ajudam a pensar nossa tarefa e nossas relações neste vasto universo da formação superior, investigação e aplicação da ciência”.
“O tema abordado pela professora não foi escolhido ao acaso, nem mesmo foi acaso a escolha da professora Márcia para falar no encontro. Não. Tenho refletido muito sobre o papel da Universidade e, nos encontros que venho realizando com professores, funcionários e gestores, tenho provocando a todos para pensarem comigo. Em meio às muitas ideias que traduzem modelos que transitam entre o antigo, o moderno e o pós-moderno; entre ideias que indicam que devemos estar alinhados ao mercado e ideias que salientam a necessidade de estarmos à sua frente, sem a subserviência ou até a ditadura do pragmatismo mercadológico; em meio a tudo isso, uma coisa é certa e clara: a Universidade deve ser o local da promoção da convivência das pessoas e das ideias. Explico-me: as relações de ensino e aprendizagem são, na verdade, momentos de convivência. Aprendemos na relação com os outros. Ou ainda, não aprendemos se não formos atravessados pela significação que o outro me ajuda a apreender”.
Disponível em

http://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-16a-edicao/artigo-o-desafia-da-convivencia-no-ambiente-universitario/