quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PPGTURH-UCS VAI A CAMPO



Duas saídas de campo marcaram a última semana no PPGTURH.
Os alunos de mestrado e doutorado, da disciplina Turismo e Cultura, estiveram na cidade de Santa Teresa, onde realizaram um citytour para conhecer o patrimônio cultura local. A tarde, foram recebido pela secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Favero, que apresentou o planejamento turístico do município, que contempla, entre outras, importantes ações via Film Comission. Ivane é egressa do Mestrado em Turismo, onde foi orientada do prof. Dr. Mário Beni, e tem apresentado participações de destaque tanto no Brasil como no exterior, na área de enoturismo.

No sábado, alunos da disciplina de Turismo e Desenvolvimento Regional, ministrada em conjunto pelos professores Dr Pedro A.B Cesar, Dr Silvio Vianna e Drª Rosane Lanzer estiveram em Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

DISSERTAÇÃO DO PPGTURH SAI EM LIVRO



Cintia Joner Martins, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo, é autora do livro “Turismo sobre Duas Rodas”, que será lançado no próximo dia 3 de dezembro, em Caxias do Sul. Cintia é autora da dissertação “Sobre Duas Rodas: o moto-turismo no Rio Grande do Sul”, que teve orientação da Profª. Drª. Liliane Stanisçuaski Guterres.
Parabéns, Cintia!
A dissertação está disponível em
https://repositorio.ucs.br/jspui/bitstream/11338/740/1/Dissertacao%20Cintia%20Joner%20Martins.pdf

terça-feira, 17 de novembro de 2015

SANTANDER PREMIA BOLSISTA DO PPGTURH-UCS

Professor Cesar Bernardi com os estudantes Viviane e Matheus, durante a sessão de premiação.

A bolsista de iniciação científica no PPGTURH e  acadêmica do Curso de Turismo, Viviane Rocha Palma, juntamente com Matheus Gonçalves Mussi, do Curso de Engenharia de Controle e Automação, foram os alunos da UCS contemplados com bolsas de estudos do Programa Fórmula Santander Universidades. O pró-reitor de Administração e Finanças da UCS, professor Cesar Augusto Bernardi, acompanhou os estudantes na cerimônia de entrega das bolsas, que teve também a presença do piloto bicampeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, e do presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza.
Na sexta edição do Prêmio, 609 acadêmicos da UCS participaram do processo de seleção, que primeiramente destacou trinta deles, por média acadêmica, entre os quais os dois finalistas, entre os 100 pelo Santander: Viviane e Matheus. Em todo país, foram, 18.864 inscritos.
Em janeiro, Viviane Rocha Palma, que no PPGTURH é orientanda da Prof. Susana Gastal, viaja para Portugal, onde estudará por um semestre na Universidade de Coimbra. Matheus Gonçalves Mussi irá para a Espanha, para estudar na Universidade Politécnica de Valencia. No total, foram entregues 100 bolsas de estudos para alunos de 47 universidades brasileiras conveniadas ao Santander Universidades. Cada estudante recebeu uma bolsa equivalente a 5 mil euros para utilizar durante um semestre de aulas na universidade escolhida.


domingo, 8 de novembro de 2015

VEM AI 2016 E O 7º SEMINTUR JR

Quem participou, viveu situações inesquecíveis, como mostram as fotos dos nossos melhores momentos.
Quem não veio em 2015, que se prepare para 2016: Já estamos pensando o 7º Encontro Semintur Jr!
Outra fotos e detalhes em:


https://www.facebook.com/media/set/?set=a.956105791091917.1073741832.217494448286392&type=3




































quinta-feira, 5 de novembro de 2015

VI SEMINTUR JR: TUDO PRONTO PARA RECEBE-LOS!



Semintur Jr: 
tudo pronto para recebe-los!

BOLSISTAS DO PPGTURH-UCS PARTICIPAM DE JORNADA PROMOVIDA PELA FUNDAÇÃO ZOOBOTANICA






Os bolsistas de iniciação científica junto ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da UCS, Felipe Zaltron de Sá e Viviane Rocha participaram, no último dia 3 de novembro, da XI Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente, promovida pela Fundação Zoobotânica do RS. Os dois bolsistas apresentaram pesquisa realizadas no âmbito do projeto “Educação Patrimonial e a Prática Turística Qualificada: O Jardim Botânico de Porto Alegre, RS”, que conta com apoio do CNPq. Felipe destacou o trabalho intitulado “Economia criativa e suvenires: em busca do turismo no Jardim Botânico de Caxias do Sul/RS’ e Viviane abordou “Jardim Botânico de Caxias do Sul: perfil do visitante”, ambos sob orientação da Prof.ª Susana Gastal. Também participaram do mesmo evento os alunos de Ciências Biológicas Mateus Gatelli, Paula Mulazzani Candiago, Lucas Stella, Karmine Pasinatto, Eloise Vieira Lima, que atuam no projeto Lagoas Costeiras (LaCos), sob orientação da Prof.ª Rosane Lanzer. O LaCos está em sua terceira edição com apoio da Petrobras.


Fotos: Angélica Onzi 


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO MESTRADO DOUTORADO EM TURISMO E HOSPITALIDADE – UCS

Mestrado
As inscrições para o processo seletivo para ingresso em 2015 deverão ser efetuadas de 20 de outubro de 2015 a 7 de dezembro de 2015, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Bloco 46, Campus Universitário de Caxias do Sul, ou via postal por correio expresso (Sedex, Fedex, etc.), desde que postadas até 3 de dezembro de 2015 e enviadas para o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - 95070-560 - Caxias do Sul - RS.
Veja o Edital

Doutorado
As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Doutorado - PPGTURH deverão ser efetuadas de 20 de outubro de 2015 a 23 de novembro de 2015, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Bloco 46, Campus Universitário de Caxias do Sul, ou via postal por correio expresso (Sedex, Fedex, etc.), desde que postadas até 19 de novembro de 2015.
Endereço para postagem: Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Bloco 46 - Cidade Universitária - 95070-560 - Caxias do Sul - RS.
Veja o Edital
http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/Edital-Turismo-Doutorado-2016.pdf


PROFESSORA DO PPGTURH-UCS MINISTRA AULA INAUGURAL NA UFAM




"Cenário da Produção da Ciência Contemporânea: 'Vamos precisar de todo mundo!'" foi o título da Aula Inaugural do segundo semestre da Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Dra Maria Luiza Cardinale Baptista, no último mês de outubro. O evento aconteceu no auditório Rio Amazonas, da UFAM, com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr Gilson Monteiro, coordenadores de Programas de Pós-Graduação daquela Universidade, bem como mestrandos e doutorandos de diversas áreas.

O evento abriu oficialmente o segundo semestre das atividades da Pós-Graduação e teve como proposta a discussão de diversos aspectos relacionados ao cenário da produção científica na contemporaneidade, com suas implicações de valoração e reconhecimento dos saberes. Estruturas produtivas e demandas. Processos avaliativos. Tendências: internacionalização, produção em redes, inovação, inter e transdisciplinaridade. A concentração de validação nos periódicos. Formação de núcleos e grupos fortes e irradiadores das produções.

A professora Maria Luiza fez uma reflexão relacionada às suas pesquisas na Universidade de Caxias do Sul, com viés esquizoanalítico, e ao trabalho que vem sendo realizado de integração com a UFAM, como pesquisadora visitante sênior. Ressaltou a importância de tornar públicas as produções e de entrelaçamentos, de produção de investigação em redes de pesquisadores, como o que vem ocorrendo nas interações entre os pesquisadores do Amorcomtur e diversos grupos de pesquisa da UFAM. O grupo de pesquisa da UCS já conta oficialmente, entre seus membros, com vários pesquisadores daquela Universidade. Em decorrência, estão sendo elaboradas produções conjuntas, que trazem o relato da interação e das investigações em parceria. Semanalmente, os pesquisadores das duas Universidades têm se reunido com a professora, através de encontros virtuais, viabilizados pela tecnologia hangout.


Atualmente, a professora realiza dois projetos na UFAM, que envolvem dois Programas de Pós-Graduação: Usina de Saberes Amazônicos: Narrativas de Viagens Investigativas, vinculado ao Plano Estratégico de Ampliação e Qualificação da Produção Científica do PPGCCOM/UFAM, desenvolvido no âmbito do PECTI/AM - PG/Fapeam; e o  Entrelaços Caosmóticos com Saberes Amazônicos: junto ao Programa de Sociedade e Cultura da Amazônia. Percorrendo as Trilhas Inscriacionais da ‘Ciência em Movimento’,  como pós-doutoranda.  (Maria Luiza Cardinale Baptista, Reg.MTb 6199).



PESQUISA DO PPGTURH-UCS ALIMENTA PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO RS

O mestre em Turismo pela UCS, Jaciel Kunz encaminhou o seguinte bilhete; “Que satisfação saber que os dados sobre geração de resíduos sólidos aeroportuários, de minha dissertação, foram utilizados na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul!”.

Que bela notícia! Muitos cumprimentos ao nosso egresso e a sua orientadora nesta importante pesquisa, a Prof Dra Suzana de Conto.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pode ser acessado em:
A dissertação de Jaciel está, na íntegra, em:
http://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/dissertacoes/