quinta-feira, 24 de março de 2016

DRA LUCIENE YUNG DE CAMPOS MINISTRA MINICURSO NA UFMS

No próximo dia 30 de março, a professora Drª Luciene Jung de Campos, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade [UCS], participará de banca de defesa de dissertação, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O trabalho, de autoria da mestranda Evelyn Y. Biasi, intitula-se “Processos Identitários do Agente de Escola e Vigilância Penitenciaria: Recorte discursivo do trabalho nas muralhas”.

Na mesma oportunidade, a professora Luciene ministrará o minicurso “O Acontecimento Discursivo: um conceito entre o deslocamento e o estranhamento”, também em parceria com o PPGLetras da UFMS.


PROFESSORA DO PPGTURH-UCS PALESTRA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA



A convite do diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Dr Antonio Gouveia, a professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Dra Susana Gastal, esteve naquela Universidade para apresentar sua experiência de pesquisa. A palestra intitulada “Jardins botânicos e o novo turismo de Jardins” relatou resultados de pesquisas realizadas pela professora e pelo professor Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni, do pós em Geografia da Universidade Federal do RS, intitulada “Educação Patrimonial e a Prática Turística Qualificada: O Jardim Botânico de Porto Alegre”, que também inclui um viés de pesquisa no Jardim Botânico de Caxias do Sul. Acompanhou e participou da palestra, a graduanda em Turismo pela UCS, Viviane Rocha Palma, que se encontra em Coimbra para um semestre acadêmico naquela Universidade, premiada com uma bolsa Santander. A acadêmica foi bolsista de iniciação científica, dentro do projeto de pesquisa referido.   
Veja mais:
https://www.youtube.com/watch?v=kAvgE6jth_E&app=desktop



CONFERENCIA BINACIONAL DE TURISMO & HISTÓRIA FOI UM SUCESSO

A Comissão Organizadora da II Conferência Internacional de Turismo & História, que teve lugar em simultâneo na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo [Universidade do Algarve] e no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade [Universidade de Caxias do Sul], nos dias 10 e 11 de março último, continua a ter repercussões, pela qualidade do evento. No conjunto dos dois países e das duas Universidades, a Conferência captou 147 comunicações em sessões paralelas e grupos de trabalho, reunindo cerca de 500 participantes, de diversos países. Responderam pela Comissão Organizadora e Científica os professores Drª Cláudia Henriques [Algarve] e Dr Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar (Caxias do Sul).

Foram palestrantes [keyspeakers] no evento os professores Dr João Albino Silva, da Universidade do Algarve, abordando o tema “Viagens, Patrimônio e Turismo. Diálogos com História”, que falou a partir de Caxias de Sul. A partir de Faro palestraram os professores Dr. Jordi Tresserras Juan, da Universidade de Barcelona, em palestra intitulada “Los itinerarios culturales en Iberoamérica como motor para la valorización histórico-cultural"; Dr. João Pedro Bernardes, da Universidade do Algarve, falando sobre “ História, Patrimônio e Turismo em diálogo: o caso de Sagres”; Drª Susana Gastal, da Universidade de Caxias do Sul, sobre o tema "Temporalidades pós-modernas: o passado como mercadoria. O caso dos centros históricos"; e Dr Carlos Vieira, do Instituto Ibero Atlântico, que discorreu sobre "La estratégia del descubrimiento: una aproximación emocional al turismo"