“Nós estamos fora do sistema. Fábrica
tem que ser a seta, tem que ser a direção, em termos do que se pensa e se faz
em comunicação e criatividade. Nós não temos a ver com marketing, com publicidade
tradicional, com nada do que vem se repetindo e que já morreu. Não queremos
atender ao mercado, nos submeter. Tem bastante gente que já faz isso e isso não
interessa.” A manifestação é de Oliviero Toscani, criador e diretor do Projeto
Fabrica, Centro de Formação em Comunicação e Criatividade, da Benneton, no
norte da Itália. Trata-se de uma fábrica de ideias e criatividade, com projetos
em arte, design, cinema, publicidade,
alimentação/gastronomia, política, economia, arquitetura e mídias. A
Professora do PPGTURH e dos cursos de Comunicação da UCS, Dra Maria Luiza
Cardinale Baptista, esteve durante todo o dia 12 de setembro último, na
Benetton, para rever o Projeto Fabrica (que já conhecia desde 1995),
restabelecer contatos e definindo a parceria, entre o Grupo de Pesquisa Amorcomtur
e o Projeto. Na ocasião, destacou, para Toscani, o trabalho que vem sendo
realizado pela UCS, pelo desenvolvimento especialmente na região da Serra
Gaúcha, e a forte vinculação da região com o Vêneto, onde se localiza Catena de
Vilorba, lugar sede da Fabrica.
Durante conversa com Oliviero
Toscani, Dra Maria Luiza Cardinale Baptista falou sobre as pesquisas realizadas
no Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e
Autopoiese, em que se trabalha com a noção de trama, relacionada ao conceito de
ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos e, também, sobre projeto de
internacionalização, em diálogo com pesquisadores de seis outros países, envolvendo
a ideia de “Com-versar sujeitos e lugares, a partir de narrativas de
amorosidade e autopoiese”. Durante o encontro e o dia de trabalho, foi possível
perceber forte sintonia entre o que vem sendo desenvolvido na UCS, pelo grupo Amorcomtur
e o Projeto Fábrica.
Nesse sentido, foi rica a troca de
experiências sobre a necessidade de transformação na Comunicação, no Turismo e
nos processos de aprendizagem, buscando a produção de sentido, com laços éticos
e mobilizadores de afeto, de intensas emoções. Assim, ficou acordado que o
Amorcomtur vai organizar a visita de um grupo de pesquisadores e profissionais
interessados, para conhecer o projeto, estando desde já aberta a possibilidade
de que, como sequência, estudantes e professores da UCS, de todos os níveis e
cursos, possam, eventualmente, propor projetos, para pensar uma estada na
Fabrica, por um tempo, para aprimorar a criatividade, numa espécie de 'retiro
artistico', segundo Toscani!
Professora Maria Luiza também
participou de workshop sobre "new journalism in
social media", com a presença do fundador do
Courrier International e diretor do Paris School of Journalism, Jacques
Rosselin, do Creative Tech, Damien van Achter, que se
define como "mediador" e "jornalista
empreendedor". Ele leciona no Ihecs (Instituto de Estudos Superiores
de Comunicação Social) de Bruxelas e na Sciences-Po em Paris. Desenvolveu o
Lean Journalismo Canvas, um projeto visando atender à preocupação e necessidade
educacional de ensinar futuros jornalistas a atuar como
empreendedores, para financiar seus projetos ele desenvolveu o Lean Journalism
Canvas. No evento, esteve presente também o criador de Streetpress. O criador
do Streetschool And Mediamakers, Johan Weisz, também apresentou o seu projeto,
discutindo desde o processo de formação de novos jornalistas, as suas práticas
e rotinas, considerando a multiplicidade de dispositivos existentes. Apresentou
uma série de exemplos produzidos pelos integrantes de Street Press, em sintonia
com a mutação contemporânea do Jornalismo. No final da tarde, o grupo esteve em
Roda de Conversa, discutindo a revista Colors, publicação bastante conhecida do
Projeto Fabrica, e que será relançada, provavelmente impressa e também com uma
versão online. Foi apresentada uma síntese da história de Colors e debatidos
aspectos de conteúdo, estética e suportes midiáticos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário