quinta-feira, 22 de março de 2012

ARTIGO DE PROFESSORA DO PPGTUR/UCS NA TURISMO VISÃO E AÇÃO

POR ONDE ANDAM OS ESTUDOS SOBRE CAPITAL SOCIAL NO CAMPO DO TURISMO? UMA META-ANÁLISE
Janaina Macke, Tamiris Sluminski Biasuz, Daniela Andreetta Bortolozzo

http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/2345

Resumo


O presente artigo trata do tema capital social, como elemento do desenvolvimento local, no campo do turismo. O objetivo do estudo é analisar a produção científica sobre capital social no turismo, buscando, inicialmente, identificar os paradigmas que orientam o trabalho dos pesquisadores e a forma como o tema tem sido discutido na academia. Foram selecionados nove artigos de duas bases de dados: Business Source Premier e Periódicos On-line. Foi desenvolvida uma ferramenta de análise destes artigos considerando aspectos metodológicos e contribuições para o campo do conhecimento. Como principal resultado, pode-se concluir que as pesquisas sobre capital social na área do turismo carecem de uma visão mais pluralista e que há um amplo espaço de trabalho sobre o tema, especialmente nas áreas de turismo e desenvolvimento local, formação do profissional do turismo, impactos das atividades turísticas, entre outros temas que envolvem o campo do turismo.

Texto completo: PDF

terça-feira, 13 de março de 2012

APROVADOS NA TURMA XII MESTRADO EM TURISMO

Nossos parabéns aos aprovados para a turma XII do Mestrado em Turismo da UCS:

1-Paula Carina Mayer da Silva
2-Krisciê Pertile
3-Lisiane Scherer
4-Luciana Aparecida Zanoelo
5-Natália Augusta Rothmann Eschiletti
6-Mirella de Jesus Honorato
7-Alice da Silva Costa
8-Vinicius Barbosa Pujol
9-Luciana de Souza Vitório
10-Carlos Alberto Krause
11-Paloma Carrion Macedo
12-Leandro dos Santos Bazotti
13-Andrea Silveira Pessôa
14-Maguil Marcilio
15-Ernani Viana da Silva Netto
16-Fernanda Migot
17-Michelle Vasconcellos Chiattone
18-Andiara de Souza Valentini
19-Arminda Carneiro Domingues Bertuzzi
20-Nilvo Soldati Loro

Suplente
Ângela Maria Ferreira da Silva

Sejam muito bem-vindos ao programa!!! Até dia 22 de março!!!

sábado, 10 de março de 2012

PROJETO LAGOAS COSTEIRAS PROMOVE FORUNS DE TURISMO




O Projeto Lagoas Costeiras não parou durante as férias de verão. Em fevereiro, a equipe de turismo visitou os municípios abrangidos, para montar a agenda dos Fóruns Municipais de Turismo, que serão promovidos pelas secretarias locais de Turismo, em parceria com o Projeto. A agenda dos pesquisadores incluiu reunião com o secretário de Turismo de Palmares do Sul, Alex Cunha, definindo-se o Fórum Municipal de Turismo para os dias 22 de março e 10 de maio, às 18h30min, na Câmara de Vereadores. Também foi realizada visita à ACI – Associação Comercial e Industrial e ao Sindicato Rural do município para convidá-los a participar da iniciativa. Em Cidreira, a reunião foi com Edson Fernando de Aguiar Pereira, subprefeito da Costa do Sol, que representava o secretário de Turismo na ocasião, ficando o Fórum marcado para os dias 23 de março e 25 de maio, às 19 horas, no Auditório da Prefeitura. Em Balneário Pinhal os pesquisadores foram recebidos pela secretaria de Turismo Tatiana Weissheimer, ficando o Forum definido para 21 de março e 11 de maio, às 18h30min, na Sociedade Amigos da Praia do Pinhal.

Os pesquisadores ainda realizaram, nos locais, análise das interferências ambientais decorrentes do turismo nas lagoas da Rondinha, Cerquinha, Fortaleza e Cipó, utilizando check-list como instrumento de pesquisa. Também foram realizadas foto documentação e captação dos dados georreferenciados dos principais locais de interesse turístico nos municípios visitados.

quinta-feira, 1 de março de 2012

PROJETO LAGOAS COSTEIRAS LANÇA AGENDA E CALENDÁRIO












Parte do programa de educação ambiental do projeto Lagoas costeiras do Rio Grande do Sul (II), estão sendo lançados calendário e agenda, fartamente ilustrados com imagens do sitio de pesquisa. O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e tem parcerias com os municípios de Balneário Pinhal, Cidreira e Palmares do Sul, todos no Rio Grande do Sul. A coordenação é dos professores Dr. Alois Schäfer e Dra. Rosane Maria Lanzer.

As lagoas costeiras do litoral do Rio Grande do Sul demonstram potencialidades diversas para o desenvolvimento do lazer e do turismo. Distintos tipos de turismo podem ser associados ao turismo de sol e praia, que já acontece na região, demonstrando potencial para outras atividades como o ecoturismo, o turismo de aventura e esportivo. A atividade turística precisa ser planejada e controlada sob bases sustentáveis, tendo em vista o uso múltiplo dos recursos hídricos de forma a não prejudicar o meio ambiente, a sua diversidade biológica. O objetivo é buscar o diagnóstico e classificação da qualidade ambiental decorrente dos impactos das atividades turísticas associadas aos recursos hídricos da Planície Costeira do Litoral Médio do Rio Grande do Sul. O exame da qualidade ambiental será baseado no método proposto por Nascimento (2005) e adaptado por Pertille (2007) que consiste na aplicação de uma avaliação simplificada dos impactos ambientais fundamentada na classificação dos fatores em três grupos: 1- Forma e intensidade de uso, 2- Existência e condição da infraestrutura e ocupação da área e 3- Tipos de danos observados. A classificação dos locais estudados será dada em categorias de impacto (impacto baixo, impacto moderado, impacto acentuado e impacto extremo). O estudo virá contribuir para o planejamento do desenvolvimento turístico dos municípios envolvidos, por meio da disponibilização de subsídios ao uso ecologicamente compatível dos recursos naturais, respeitando suas características próprias e visando a sua preservação.