SeminTur

Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul - SeminTUR

O Seminário em Pesquisa e Turismo do MERCOSUL (SeminTUR) é um evento científico organizado pelo Mestrado em Turismo e Hospitalidade da UCS, que reúne pesquisadores dedicados ao estudo acadêmico do turismo e da hospitalidade, no sentido de propiciar discussões teórico-práticas sobre o conhecimento científico produzido nessas áreas, contribuindo assim para o respectivo amadurecimento.
Sua primeira edição data de 2003 e, até 2005, realizou-se anualmente na Cidade Universitária, campus da Universidade em Caxias do Sul. No ano de 2006, o evento ocorreu simultaneamente ao III Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. A partir de então, passou a ter edições bianuais. Dentre os temas que, ao longo desse período agregaram os pesquisadores em seus Grupos de Trabalho, estão: Construções teórica no campo do turismo; Turismo - responsabilidade social e ambiental; Saberes e fazeres no turismo - interfaces.
Na trajetória do SeminTUR, o ano de 2015, em consonância com a mudança da denominação do curso para Mestrado em Turismo e Hospitalidade, insere a hospitalidade como um dos tópicos nucleares de reflexão no evento, bem como a transferência de sua realização regular do segundo para o primeiro semestre letivo.

Encontro Semintur Jr.

O Encontro Semintur Jr. apresenta-se como um espaço de incentivo à produção de pesquisa na graduação, ao dar visibilidade a essa produção. Em termos de organização, o evento é também um espaço para práticas acadêmico-científico dos alunos do PPGTURH-UCS, pois são eles os responsáveis pela condução do evento, em todas as suas fases, com supervisão de um professor doutor do Programa.
Desde sua primeira edição, 177 trabalhos foram apresentados, envolvendo 40 instituições e 15 estados brasileiros, aos quais se soma trabalho provindo do Uruguai.
É importante ressaltar que vários dos trabalhos apresentados foram assinados por graduandos orientados por egressos do PPGTUR, atualmente em exercício no magistério superior.