sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

REVISTA ROSA DOS VENTOS - DOSSIÊ GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental é talvez o tema mais premente na atualidade, pois a civilização industrial nos leva produzir toneladas e mais toneladas de resíduos. O turismo não está alheio a essa realidade, inclusive registrando algumas situações muito preocupantes em termos ambientais, como tão bem têm registrado as pesquisas da professora Dra. Suzana De Conto, investigadora que já se debruçou sobre os resíduos produzidos em hotéis, aeroportos e em eventos, por exemplo. Nesses termos, foi preciosa a participação da professora De Conto, que assessorou a organização do presente Dossiê, conjuntamente com as Dra. Gisele Pereira e Dra. Cláudia Teixeira, as quais agradecemos a preciosa contribuição.
A presente edição da Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade reúne sete artigos, que abordam desde temas como a gestão ambiental em mega eventos como as Olimpíadas 2012, realizadas em Londres, e os Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro em 2007, ou mesmo as evidenciações contábeis das informações ambientais. No primeiro caso está o artigo "Public Participation in Environmental Impact  Assessment (EIA) and Major Sports Events: A Comparative Analysis of the London 2012 Olympic Games and the Rio 2007 Pan American Games”, de Gisele Silva Pereira e Suzana Maria De Conto, e, no segundo, o artigo “Evidenciação Contábil das Informações Ambientais: Uma Análise das Empresas da Serra Gaúcha Listadas na Bovespa”, de Alex Eckert, Eduardo Tomedi Leites, Suzana Cechinato, Marlei Salete Mecca e Roberto Biasio.
Mas, entre os artigos selecionados para o presente Dossiê, destaca-se a preocupação com os meios de hospedagem. O enfoque da gestão ambiental nos mesmos está presente no artigo “Certificação Sustentável em Meios de Hospedagem – Caso da Certificação NBR 15401 no Brasil”, de Claudio Alexandre de Souza e Rafaella Caroline Simão Alvares, e no artigo “Modelo Integrado de Sustentabilidade e Competitividade em Meios de Hospedagem”, de Murilo de Alencar Souza Oliveira, Adriana Marques Rossetto. Também abordam a questão da gestão ambiental aplicada aos meios de hospedagem, os artigos “Sistemas de Gestão Ambiental na Operação dos Empreendimentos Hoteleiros”, de José Maria Bernardelli Junior, Flávio Olímpio Mangueira, Alexandre de Oliveira e Aguiar, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo e Mauro Silva Ruiz; e o artigo “Sustentabilidade no Turismo: Estudo da Gestão Ambiental em Empreendimento Hoteleiro da Região Sul do Brasil”, de Luciara Bilhalva Corrêa, Érico Kunde Corrêa, Bianca Peruchin, Ana Luísa Lopes da Cunha Ferrão e Lucas Lourenço Castiglioni Guidoni.  Encerra a presente edição o artigo “Gestão de Resíduos Sólidos e Turismo: O Tratamento Dado por Meios de Hospedagem e pelo Setor Público na Ilha do Mel, PR”,  assinado por Matias Poli Sperb e Daniel Hauer Queiroz Telles.
Para contribuir com a sistematização do conhecimento na área, a nossa equipe editorial sistematizou na forma de material informativo, algumas das principais pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, sobre a temática Gestão Ambiental. Mais importante, esse informativo reúne uma sistematização de referencia bibliográficas na área, fundamentais para quem estuda ou pretende estudar sobre Gestão Ambiental.

Boa leitura!
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/issue/current

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

NOVO ARTIGO DA EQUIPE DO PPGTUTH-UCS ESTÁ ON LINE

Novo número da Revista Hospitalidade circula com artigo intitulado “Uma análise das possibilidades e limitações do turismo no espaço urbano de Caxias do Sul-RS, Brasil”, de autoria do mestre em Turismo Jaciel Gustavo Kunz e do professor do PPGTURH, Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César.
O artigo aborda-se a atividade turística a partir de suas possibilidades de indução do desenvolvimento socioeconômico. Em paralelo, o turismo urbano é tido como aspecto cada vez mais relevante das cidades, sobretudo as de maior porte, devido à existência de variada oferta preexistente em termos de infraestrutura, cultura, lazer e entretenimento, configurando uma tendência da dita sociedade pós-industrial. Com o intuito de discorrer acerca de possibilidades e limitações do turismo urbano na cidade brasileira de Caxias do Sul-RS, os investigadores realizaram revisão bibliográfica e pesquisa documental, de caráter descritivo-exploratório, utilizando enfoque quali-quantitativo. Por meio da síntese resultante das discussões realizadas, os autores reiteram o papel da inclusão do turismo na pauta do planejamento e da gestão urbana. Além disso, é possível reforçar que o turismo urbano de Caxias do Sul, apesar de algumas limitações, detém diversas e significativas potencialidades.
O artigo pode ser acessado na íntegra em

http://www.revhosp.org/ojs/index.php/hospitalidade/article/view/543