sábado, 30 de dezembro de 2017

RRV TURISMO E HOSPITALIDADE: PRIMEIRA EDIÇÃO DE 2018 JÁ ON LINE - BOA LEITURA!



v. 10, n. 1 (2018)

Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
Edição Regular Jan-Mar

Sumário

Artigos

Rodrigo Meira Martoni
Andréia Magalhães da Rocha
Maria Caroline Moron Urt, Dyego de Oliveira Arruda, Milton Augusto Pasquotto Mariani
Alissandra Nazareth de Carvalho, Eros Salinas Chávez
Luiz Ernesto Brambatti, Leticia Bartoszeck Nitsche
Maria Angeles Tenor Peña
Pablo Aníbal Torres Matovelle, Carlos Chungata Pillajo
Maria Carolina Antunes Cortez, Tiago Savi Mondo
Ádiler Caroline Vilkas
Gisele Pereira, Samara Camilotto, Suzana Maria De Conto
Geovan Martins Guimarães, Deisi Scunderlick Eloy de Farias, Bruna Cataneo Zamparetti, Francisco Antônio dos Anjos

Resenhas Críticas

Maximiliano E Korstanje

LEITURAS PARA FÉRIAS: PUBLICAÇÕES RECENTES DO CORPO PERMANENTE DO PPGTURH-UCS

O PPGTURH-UCS termina 2017 muito bem, com quatro novos artigos da equipe sendo publicados, registrando uma produção de muita qualidade.
Confira:

Revista Iberoamericana de Turismo 7, Dossiê 3: Museus, Turismo e Sociedade,  187-189, 2017

A Casa Velha como espaço de memória: a musealização no espaço rural

Susana de Araújo Gastal, Ana Maria Costa Beber, Viviane Rocha

 

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir a presença de museus, quer se deem como espaços museológicos ou mesmo lugares de memória, no contexto do que vem sendo tratada como as multifuncionalidade e pluriatividades associadas ao rural. Entre elas, coloca-se o turismo e, na abordagem aqui proposta, o patrimônio, como vetores de desenvolvimento local econômico, social e cultural. Consideram-se (a) as mudanças no âmbito da Pós-modernidade em termos de trato com a memória, a cultura e o patrimônio; (b) o relato de experiência associada à museologização de uma propriedade - a “Casa Velha” – herança do legado da imigração itálica no município de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Metodologicamente utilizou-se de revisão bibliográfica, para discutir os conceitos
, e , e entrevistas para registrar o contexto de criação e implantação de um espaço museológico em área rural, resultando em depoimentos de nove membros da família ligada à Casa Velha, que ainda residem no local. Como resultados, encaminha-se o reforço à importância de se considerar valores memorialísticos afetivos e simbólicos presentes no patrimônio material e imaterial, tanto em termos de espaço arquitetônico como de objetos e processos a eles associados, como sua inserção nas pluriatividades demandadas e consagradas em neoruralidades, na sua contribuição ao desenvolvimento local, no caso em estudo, em médio prazo.

Palavras-chave: Turismo rural, Pluriatividades, Patrimônio, Museu, Casa Velha, Ijuí-RS, Brasil.

Disponível: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/4179/3001

Revista Hospitalidade 14 (2), 1-19, 2017

Relação entre sujeito, turismo e trabalho: Jardim Botânico de Porto Alegre

Denise de Souza, Susana de Araújo Gastal, Luciene Jung Campos

 

Resumo

O artigo embasou suas análises na relação Turismo e Trabalho no espaço do Jardim Botânico de Porto Alegre, local de possibilidade turística. As análises foram realizadas a partir do Dispositivo Teórico Analítico da Análise do Discurso Francesa, utilizando também conceitos da abordagem teórica da Psicodinâmica do Trabalho. O objetivo foi analisar os sentidos na relação do trabalhador com o visitante no jardim. Foi possível, a partir das análises, evidenciar a contradição entre a imagem de Parque para alguns trabalhadores e visitantes, e a imagem de espaço de preservação para outros. Através das falas dos jardineiros descrevendo situações de seu trabalho e o contato com o visitante, evidencia-se a preparação para o recebimento do outro e os aspectos da hospitalidade na relação do trabalhador com o visitante. 

Palavras-chave: Turismo; Trabalho; Jardins Botânicos; Análise do Discurso


Revista Hospitalidade 14 (2), 1-24, 2017

Turismo nas praias do Farol: o olhar da comunidade sobre as práticas de hospitalidade

Renan de Lima da Silva, Maria Luiza Cardinale Baptista


Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade de Caxias do Sul, em nível de mestrado, sobre o turismo nas Praias do Farol, analisado a partir do olhar da comunidade, sobre as relações estabelecidas na atividade. A pesquisa teve como objetivos caracterizar as práticas turísticas nas Praias do Farol; descrever as relações estabelecidas entre os turistas e a comunidade; e observar e discutir os eventuais desdobramentos dessas relações e o turismo da localidade. Trata-se de estudo transdisciplinar, envolvendo as áreas: Turismo, Hospitalidade, Comunicação e Antropologia. A orientação metodológica é qualitativa, de cunho exploratório, com o desenvolvimento de revisão bibliográfica, observação participante com caderno e diário de campo e entrevistas abertas, gravadas e transcritas.Tem-se um panorama sobre as desterritoralizações da pesquisa, pensadas a partir de Baptista (2013); o turismo como manifestação cultural, entendido a partir de Geertz (1989); a característica das práticas turísticas das Praias do Farol, dividindo sazonalmente, segundo Arantes e Santos (2010); o espaço com a pesca e perpassado por características do estilo de vida do surf. Todos esses aspectos foram demonstrados a partir da descrição do turismo e da hospitalidade, segundo o olhar da comunidade. Estão associados aos desdobramentos das relações estabelecidas nas práticas turísticas, tendo como marca o fato de que o ‘localismo’ do surfe e a hospitalidade, baseada nas trocas de Marcel Mauss (2002), são fatores que ajudam na preservação dessa cultura.

Palavras-chave:Turismo; Cultura; Hospitalidad; Surfe; Subjetividade.


Turismo - Visão e Ação,  20(1),  51-79, (2018
Turismo de Aventura em Três Coroas: Uma análise da sustentabilidade a
partir dos critérios do Adventure Tourism Development Index
Felipe Decol,   Rosane Maria Lanzer

 

Resumo

O turismo de aventura, visto como forma de turismo alternativo, deve seguir os princípios da sustentabilidade. A pesquisa foi realizada em Três Coroas, destino de turismo de aventura, caracterizado principalmente pelo rafting. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sustentabilidade das atividades do turismo de aventura em Três Coroas utilizando critérios do Adventure Tourism Development Index (ATDI). Para realização do estudo, utilizou-se de pesquisa de abordagem descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e pesquisas bibliográficas e utilizados para a avaliação e classificação do turismo de aventura do município, de acordo com os critérios do ATDI. Foi avaliada como positiva a relação entre o poder público e os empresários, os quais colocam o turismo como fator estratégico para o desenvolvimento do município, as boas condições da qualidade dos serviços e da infraestrutura. As deficiências foram encontradas na falta de controle sobre a capacidade de carga suportada pelo ambiente, problemas com a poluição do Rio Paranhana e a carência de serviços básicos para a população. A implementação de atividades inovadoras e atração de nichos menores poderiam valorizar o produto turístico sem a necessidade de aumento da demanda e infraestrutura.

Palavras-chave: Turismo; Turismo alternativo; Turismo de aventura; Três Coroas.


Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade 10(1), 153-168, 2018
Produção do conhecimento sob a dimensão ambiental em eventos turísticos e megaeventos esportivos: uma análise dos periódicos vinculados aos programas nacionais de pós-graduação em Turismo
Gisele Pereira, Samara Camilotto, Suzana Maria De Conto 

Resumo
O presente estudo tem por objetivo sistematizar o conhecimento científico produzido nos periódicos nacionais, vinculados a programas de pós-graduação com área básica em Turismo, quanto à dimensão ambiental e o planejamento de eventos turísticos, com ênfase, em particular, em megaeventos esportivos. Em termos de metodologia, o estudo classifica-se como descritivo e bibliográfico. Assim, para identificar os estudos publicados em tais periódicos, foi realizado um levantamento de palavras-chaves nas edições disponíveis nos endereços eletrônicos dos mesmos. No total foram consultados 2059 artigos. Os resultados permitem concluir que: de 2059 artigos examinados, 65 (3,2%) contemplam o tema eventos turísticos ou megaeventos esportivos; desses 65 artigos, 49 (75,4%) tratam de eventos e 16 (24,6%) de megaeventos esportivos; de 65 publicações relativas a eventos turísticos ou megaeventos esportivos, apenas três (4,6%) consideram a dimensão ambiental. Vale ressaltar que apenas um examina a dimensão ambiental no processo de planejamento de megaeventos esportivos.
PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Eventos Turísticos. Megaeventos Esportivos. Dimensão Ambiental. Sistematização de Conhecimento.


Disponível: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5064/pdf

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MARCIA CAPPELLANO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONETUR

Prof.ª Marcia Cappellano doa Santos, coordenadora do PPGTURH-UCS, participou no último dia 13 de dezembro de reunião do Conselho Estadual de Turismo do RS [CONETUR], em Porto Alegre, no qual representa os cursos de Turismo do Estado. Na pauta, aprovação do novo Mapa Turístico do Estado do Rio Grande do Sul e apresentação de relatório das ações em turismo rural em 2017, entre outros.

Na oportunidade, a professora apresentou o Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, evento acadêmico com organização científica do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, e que integra a programação oficial do I Fórum Gramado de Estudos Turísticos: Turismo Como Ciência a Serviço do Desenvolvimento Sustentável do País. O Fórum, a ser realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril em Gramado, é promovido pelo Sindicato de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR/Serra Gaúcha, com a chancela institucional da Câmara de Vereadores de Gramado. 

184º, 185º e 186º BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTURH-UCS

A semana que se inicia será marcada por três Bancas de Defesa de Dissertação, no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul.

Dia 20 DEZ  2017 , 17h
Título
Turismo de eventos de negócio em Caxias do Sul: condições e possibilidades
Mestrando
Francisco Carlos Vieira de Sá
Orientadora
Profa. Dra. Vania Beatriz Merlotti Herédia
BANCA
Profa. Dra. Miriam de Oliveira Santos (UFRRJ)
Prof. Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS)
Local
Sala 313, Bloco 46
Cidade Universitária, Caxias do Sul

Dia 21 DEZ  2017 , 13h30
Título
Dança Circular e hospitalidade: um corpo que se expressa e acolhe com amorosidade
Mestrando
Newton Fernandes de Ávila

Orientadora

Profa. Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista

Banca
Profa. Dra. Maria Luisa Oliveira da Cunha (UFRGS) – Titular
Profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos (UCS)
Local
Sala 313 do Bloco 46
Cidade Universitária, Caxias do Sul

21 DEZ 2017, 9hs
Título
Turismo, comunicação e a perspectiva trama. Sinalizadores-síntese do Festival Brasileiro de Música de Rua e suas relações com o turismo em Caxias do Sul
Mestranda
Natalia Biazus
Orientadora
Profa. Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista
Banca
Prof. Dr. Jakson Renner Rodrigues Soares (UDC-ES)
Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS)
Local
Sala 313, Bloco 46

Cidade Universitária, Caxias do Sul

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

183º BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTURH-UCS

Nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, o mestrando Ramon Osmainschi terá sua banca de defesa de dissertação. A pesquisa intitulada “Cidades pulsantes – dimensões de potencialidade para o turismo urbano” será avaliadas pelos professores Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) e Dr. Thiago Allis (USP), em mesa presidida pela Dra. Susana de Araújo Gastal, orientadora. O ato acadêmico terá lugar na sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, em Caxias do Sul, na dependência do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

Encerrada a sessão, o professor Thiago Allis conversará com os presentes sobre seu tema de pesquisa, Turismo e Mobilidade.


segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

182º BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PPGTURH-UCS

A mestranda Letícia Eloisa Bisol apresenta, nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro, para banca composta pelos professores Dra. Maria Fernanda de Oliveira Nunes (UNISINOS), Dra. Vania Beatriz Merlotti Herédia (UCS) e Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, orientador, a dissertação intitulada “O patrimônio urbano-arquitetônico de Caxias do Sul (RS): resgate memorial das edificações para possível utilização turística”. A apresentação, seguida de defesa, acontece na sala 313 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul, com início marcado para às 9h30min.
Trata-se da 182º Banca de Defesa de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul.
A pesquisa tem o seguinte resumo:

A presente dissertação apresenta um dos elementos constituídos do atrativo turístico, ou seja, edificações de valor histórico e memorial salvaguardadas pelo poder público local, inseridas no contexto urbano. Com o presente trabalho tem por objetivo analisar município de Caxias do Sul (RS) evolutivamente, bem como seu acervo tombado para possível utilização turística. Trata-se de um estudo transdisciplinar que faz relações envolvendo o patrimônio urbano-arquitetônico, a cidade, o turismo, a cultura, a memória e identidade. A metodologia teve orientação qualitativa exploratória e com os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental, iconográfica e etnográfica. Procura-se compreender o desenvolvimento da localidade com a evolução urbana, arquitetônica e também de sua legislação; como se deu o processo para o surgimento do Plano Diretor Municipal atual, e seus atores sociais envolvidos; como se deu o processo de preservação/conservação local; o levantamento dos bens materiais preservados; as relações entre o Plano Diretor Municipal, as edificações tombadas e o Turismo; e se este patrimônio protegido por meio legal encontra-se na memória de seus moradores, utilizando entrevistas encontradas no acervo do Arquivo Histórico Municipal. Elenca-se o município como objeto empírico, diferenciando-o como categoria específica de análise ao entrelaçar distintas áreas, na busca de um potencial turístico urbano, respeitando a legislação, mas também devolvendo à comunidade sua memória e identidade.


Palavras-chave: Turismo Cultural. Arquitetura. Urbanismo. Patrimônio. Memória e Identidade

IX GTDIS TERÁ O PPGTURH-UCS COMO ANFITRIÃO

Na última semana, a Dra Luciene Jung de Campos, do corpo permanente do PPGTURH-UCS, esteve em Maceio, participando do VIII GTDIS, em mesa que teve como tema o “Mal-Estar na Cultura”. Em 2018, o evento acontece na UCS.


VI FIO DO TEAR TEVE SUA REUNIÃO 2017 NO PPGTURH-UCS



Dezembro iniciou com a realização do VI Fios da Análise do Discurso. Esta edição do Fios do Tear teve como tema “É no Fogo Cruzado que Transitamos” e voltou a ser realizada na Universidade de Caxias do Sul, acolhida pelo grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, coordenado pela Profª Luciene Jung de Campos, na foto com as professoras Solange MittmannErcília Ana Cazarin e Freda Indursky.




PROFESSORA DO PPGTURH EM BANCA NA UFRGS


A PROFESSORA DO PPGTURH. Dra Luciene Jung de Campos, participou a Banca de Defesa de Dissertação de Stefany Rettore Garbin, na Universidade Federal do RS, que trabalhou o tema Trabalho e Análise de Discurso. Também parte da banca os professores Dr Andreia Daltoe, Dra Maria Cristina Leandro Ferreira e Dr Antônio Cattani. Stefany foi bolsista de Iniciação Científica no PPGTURH, sob orientação da Profª Luciene.