quarta-feira, 31 de agosto de 2022

VIAJE PELO BRASIL EM PARCERIA COM A UCS

 

Ocorreu na última segunda-feira (29/08) reunião entre a UCS e o Projeto Viaje pelo Brasil. O encontro teve por objetivo validar ações planejadas para a operacionalização de parceria que, na Universidade, será gerida pelo PPGTURH, através do NID ODITT. Na ocasião, o coordenador do Núcleo, Dr. Michel Bregolin, apresentou algumas iniciativas com foco no envolvimento e participação de professores, alunos, egressos e parceiros da área de Turismo e Hospitalidade da UCS, bem como no acesso diferenciado de cadastrados no portal do Viaje pelo Brasil às ofertas formativas da Universidade. 

A primeira ação da parceria já tem data para ocorrer: no dia 15 de setembro será realizado um Meet com a equipe do Viaje pelo Brasil para a sua apresentação para professores e alunos da UCS. A partir dessa ação, diversas outras serão implementadas. Em tempo: o Viaje pelo Brasil é uma iniciativa privada sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo grupo Marcopolo para incentivar a retomada e o desenvolvimento do turismo no Brasil.  

 

RESERVE A DATA...

 


quinta-feira, 18 de agosto de 2022

SABATINA TURÍSTICA : PARA OUVIR SOBRE TURISMO

 Novas edições da Sabatina Turística, cujo objetivos é a popularização da informação científica em Turismo, já tem disponibilizadas conversas com os professores Dra. Vania Heredia e Dr. Aguinaldo Fratucci.

Dra. Vania conversa sobre História e Imigração, dois dos temas de suas pesquisas, e sobre sua mais recente pesquisa, realizada em Gramado sobre a relação da cidade com o idoso.
https://www.youtube.com/watch?v=710kwHP7Ilw&t=1390s

Dr. Aguinaldo, fala sobree planejamento turístico, política publicas e sobre o trabalho no turismo.
https://www.youtube.com/watch?v=NsXO5URYffo&t=98s

Vá até lá, dê seu like e inscreva-se no canal.

PPGTURH-UCS NO FORUM GRAMADO DE TURISMO

 


Dr. Pedro César, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade [UCS], foi palestrante no Fórum Gramado de Estudos Turísticos, nesta quinta-feira. O professor palestrou sobre “A Importância do Turismo para os Destinos”. Na plateia, profissionais do trade turístico.


domingo, 7 de agosto de 2022

PPGTURH-UCS PARTICIPA DA PESQUISA GRAMADO: CIDADE PARA TODAS AS IDADES

A professora Vania Herédia, do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo  e Hospitalidade [UCS}, participa da equipe de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, que nesta segunda-feira entrega o relatorio da pesquisa Gramado: Cidade para Todas as Idades. O estudo nasceu do interesse do município em integrar rede global de cidades amigas de todas as idades, que já conta com mais de mil centros urbanos certificados pela Organização Mundial da Saúde. Universidade desenvolveu o trabalho em parceria com a Prefeitura de Gramado, o Conselho Municipal do Idoso, o Centro Internacional de Longevidade Brasil e o Instituto Moriguchi

Outros detalhes da investigação podem ser acompanhados no podcast Sabatina Turística, em que Herédia discorre sobre esta e outras questões de sua carreira como investigadora. Confira em

https://www.youtube.com/watch?v=710kwHP7Ilw&t=1248s

 

UCS APRESENTA, NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 8, RELATÓRIO DA PESQUISA GRAMADO: CIDADE PARA TODAS AS IDADES

 

A Universidade de Caxias do Sul apresenta, na segunda-feira, dia 8 de agosto, o relatório da pesquisa Gramado: Cidade para Todas as Idades. Com mais de 30 anos de experiência em estudos com foco no envelhecimento, a Instituição é parceira acadêmica da iniciativa, desenvolvida com a Prefeitura de Gramado, o Conselho Municipal do Idoso, o Centro Internacional de Longevidade Brasil e o Instituto Moriguchi, além da participação de membros da sociedade civil. O encontro, viabilizado pela Prefeitura e pelo Conselho do Idoso do município, ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 9h30.

Cidade de Gramado.

O trabalho conecta-se ao interesse de Gramado em fazer parte da Rede Global de Cidades Amigas de Todas as Idades, promovendo a integração geracional em ambientes mais seguros, com participação social e comunitária, além de serviços que atendam à população de forma geral.

O estudo, aplicado por pesquisadores da UCS a partir de outubro de 2021, busca diagnosticar as condições econômicas, políticas e sociais que a cidade oferece para a população idosa. De natureza qualitativa e quantitativa, a metodologia foi aplicada com rigor científico e tem projeção de 95% de confiabilidade estatística. A partir de questionário, análise documental, entrevista semiestruturada e grupos focais, a amostra foi construída com a participação de 249 idosos, representativos de cada estrato social, abordando temas que vão de saúde a transporte.

A fundamentação fornecerá condições ao Conselho Municipal do Idoso para elaborar um Plano de Ação, outro critério para a candidatura de Gramado a ser uma cidade favorável e amiga do idoso, conforme movimento global liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao redor do mundo, a rede já conta com mais de mil cidades certificadas pela OMS. A UCS, através do Campus Universitário da Região das Hortênsias, dará assessoramento na criação do plano.

O projeto recebe aporte do Grupo CPFL Energia, concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do Rio Grande do Sul.

Contexto
Conforme estudo do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, datado deste ano, a expectativa de vida na Serra Gaúcha (79,41 anos) já supera a média do estado (77,45 anos). Também, o IBGE anunciou que, pela primeira vez, o Brasil registrou mais de 55% da população acima dos 30 anos, evidenciando uma revolução em curso.

Em 2005, a Organização Mundial da Saúde antevia essa mudança na dinâmica da sociedade brasileira, forçando uma releitura do papel do idoso em sua comunidade, trabalho e família. No 18º Congresso Mundial de Gerontologia, no Rio de Janeiro, foi apresentado o conceito do projeto baseado no “Guia Global: Cidade Amiga do Idoso”, mais tarde renomeado para Cidade Amiga de Todas as Idades.

No Rio Grande do Sul, cálculos baseados no censo de 2010 mostram que 13,6% da população tem mais de 60 anos, o que torna o Estado o mais envelhecido do Brasil. Nos próximos 40 anos, estima-se que a população idosa no país triplicará, e que em 2060 corresponderá a um terço da população total.

Com informações: ILC-BR/Fernando Aguzzoli Peres – Divulgação Prefeitura Municipal de Gramado

Fonte: https://www.ucs.br/site/noticias/ucs-apresenta-na-segunda-feira-dia-8-relatorio-da-pesquisa-gramado-cidade-para-todas-as-idades/