terça-feira, 6 de abril de 2010

SeminTur Jr.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
PROF DR. SUSANA GASTAL

COORDENAÇÃO GERAL
MESTRANDA LUCIANA CASTRO NEVES COSTA
MESTRANDA REBECCA CISNE
MESTRANDO ITAMAR FERRETTO COMARÚ

Objetivo:
- Criar no Semintur, um espaço para apresentação e discussão daquela produção de pesquisa realizada nos cursos de graduação, em especial nos TCC e Iniciação Cientifica, incentivando a produção teórica e a investigação entre os graduando.

Submissão de Trabalhos
- Até e 2 de maio de 2010
- Avaliação dos trabalhos pelos avaliadores - de 3 a 10 de maio
- Divulgação dos trabalhos aprovados – 12 de maio de 2010

1. Poderão submeter trabalhos alunos ou concluintes em 2009, de cursos de Turismo, Hotelaria e Hospitalidade, ou aqueles que, oriundos de outras áreas, pesquisem a temática.
2. Cada autor (a) poderá inscrever, no máximo, 2 (dois) trabalhos como autor principal. Poderá também enviar outros trabalhos como co-autor.
3. As regras e os modelos de apresentação dos trabalhos são os mesmo do Semintur.
4. Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para a coordenação do evento através do e-mail semintur@ucs.br

Áreas temáticas:
GT 1 Turismo e Gestão
Ementa: Ética e responsabilidade social no turismo. Práticas organizacionais de responsabilidade social. Desenvolvimento sustentável. Papéis da empresa, governo e sociedade civil. Empreendedorismo. Reflexões teórico/práticas que relacionem turismo e as demandas sociais da população. Cases em gestão do turismo e hospitalidade

GT 2 Turismo e Planejamento
Ementa: Turismo, Hospitalidade e o planejamento. Planejamento local e regional. Propostas sociais de planejamento. Análise, previsão e mitigação de impactos diversos do turismo. Sustentabilidade e inovação em produtos e serviços turísticos. Relatos de caso.

GT 3 Hotelaria, Hospitalidade e Turismo
Ementa: A hospitalidade e os meios de hospedagem em sua gestão, formação de pessoal especializado; a relação com os hóspedes e com os visitantes;
impactos dos meios de hospedagem nos seus entornos. A cidade hospitaleira e outros diferentes campos da hospitalidade

GT 4 Turismo e Cultura
Ementa: O objetivo deste Grupo de Trabalho é o de incentivar a discussão teórica do Turismo em suas interfaces com a cultura, em suas diferentes manifestações, tanto em termos de expressões materiais como imateriais, assim como as formas de expressão do turismo e do turista com ênfase na cultura. A educação pelo turismo e para o turismo.


GT 5 Turismo e Meio Ambiente
Ementa: A utilização dos recursos naturais no espaço rural e no espaço urbano, pelos diversos segmentos de turismo; seus impactos sobre o meio ambiente natural e as possibilidades do desenvolvimento de atividades que promovam a conservação da natureza, a valorização social e do patrimônio. Formação do produto ecoturístico e ações de responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário