segunda-feira, 25 de julho de 2011

VOZES DE ANA RECH: TURISMO E HOSPITALIDADE EM PESQUISA

Este momento é para nós, do Núcleo de Pesquisa, muito especial. Haveria muitas razões para justificar esse sentimento. Mas eu quero apenas mencionar três dessas razões. Primeiramente, eu diria que nossa pesquisa se pauta pelo entendimento de que a hospitalidade que nos aproximou esta sendo comemorada neste encontro, nesta sala, entre os pesquisadores e a comunidade de Ana Rech; entre aqueles que nos acolheram na primeira fase da pesquisa, e a Universidade que agora quer acolhê-los.

De outra parte, também, na proposta de nosso estudo, temos sempre presente a estreita relação entre hospitalidade e turismo. Ora, tem-se aqui uma comunidade que, de um lado, dá mostras de sua potencialidade para acolher e que, de outro, se destaca, historicamente, pela sua contribuição para o desenvolvimento do turismo de Caxias e da Região. E essa conjunção nos mobiliza, como Núcleo, ainda mais para a segunda etapa do desenvolvimento do nosso projeto, etapa de construção de ideias e conceitos sobre o desenvolvimento pessoal e comunitário para a potencialização turística.

A terceira razão para que este evento se faça tão especial está relacionada ao fato de ele estar integrando as atividades comemorativas dos 10 anos do Mestrado em Turismo, E essa feliz coincidência me permite, na qualidade de coordenadora do curso, de coordenadora do Núcleo de Pesquisa e da pesquisa, expressar o reconhecimento institucional aos diferentes segmentos que construíram e vêm construindo a história da comunidade de Ana Rech.

Sejam todos aqui bem-vindos, nessa noite de vivência acadêmica e que, esperamos, possa ser marcada por uma experiência real de hospitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário