terça-feira, 13 de maio de 2014

PPGTUR PARTICIPA DO LACOS III

Neste mês de maio, a UCS dará início ao Projeto Lagoas Costeiras III [LACOS III], que tem o patrocínio da Petrobras desde a sua primeira edição. A UCS terá agora, como parceiros o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, o Conselho Regional de Desenvolvimento [COREDE] Litoral Norte e a Prefeitura Municipal de Osório, vindo a beneficiar diretamente 4,1 mil habitantes e, indiretamente, os 41 mil moradores daquele município, nos seus dois anos de duração.
A exemplo das edições anteriores realizadas em Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar (Projeto LACOS I - 2007/2008 ) e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul (Projeto LACOS II - 2011/2013), o LACOS III tem a coordenação geral dos professores Alois Eduard Schäfer e Rosane Lanzer, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas e conta com uma equipe de dez pessoas, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. O Mestrado em Turismo participa do LACOS, através da Profª Rosane Lanzer, do seu corpo permanente,  e de mestrandos que desenvolvem suas pesquisas associados ao projeto.
O professor Schäfer explica que as ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos no município de Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades. "Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial”.
Os recursos aportados pela Petrobras ao Projeto envolvem cerca de R$ 2 milhões, que viabilizarão, inclusive, os produtos finais do projeto: um Atlas Socioambiental; um caderno de Atividades Ambientais; e materiais didáticos como pôsteres, cartilhas e material audiovisual de cunho didático sobre os ecossistemas do Litoral Norte, para serem utilizados nas salas de aula e nos meios de comunicação do município.



Fonte: Imprensa UCS. Fotos: Acervo do Projeto LACOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário