domingo, 1 de junho de 2014

UCS INICIA A TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO LAGOAS COSTEIRAS.

Será lançado nesta quarta-feira, dia 4 de junho, no município de Osório, a terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras, com assinatura de protocolo entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura municipal. Também participam do projeto o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí e do COREDE Litoral Norte.
O LaCos 3 conta com recursos aportados pela Petrobras, no valor de R$ 2 milhões, que viabilizarão, além da pesquisa, mais propriamente, produtos finais como um Atlas Socioambiental; um Caderno de Atividades Ambientais e materiais didáticos na forma de cartilhas e audiovisual sobre os ecossistemas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As atividades serão desenvolvidas durante dois anos e irão beneficiar 4,1 mil habitantes e, indiretamente, os 41 mil moradores daquele município.
O professor Schäfer, um dos coordenadores do LaCos, explica que as ações a serem desenvolvidas em Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades. "Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial".
Os professores Dr. Alois Eduard Schäfer e Dr.ª Rosane Lanzer, ambos do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS, coordenam a pesquisa, exemplo das edições anteriores realizadas nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, todos no Rio Grande do Sul. A Drª Lanzer, que gerencia também o viés turístico da pesquisa, é membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e orienta quatro mestrando do PPGTUR-UCS com dissertações atreladas ao LaCos: Leonardo Reichert, Leidh Jeane Sampietro Pinto, Lucas Fruet Gil e Rita Gabriela Araújo Carvalho. Ao todo, cerca de dez pessoas formam a equipe de pesquisa, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário