quinta-feira, 14 de abril de 2016

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PPGTURH-UCS É DESTAQUE EM PUBLICAÇÕES

O último número da Revista Cultur (V.10, n.1), circula com artigo assinado pela professora Luciene Jung de Campos, do PPGTURH-US, e por Stefany Rettore Garbin, ex-bolsista de iniciação científica no mesmo Programa. O artigo intitulado “Concepções e Abordagens Conceituais dos Termos Cultura e Turismo” é resultado do projeto Turismo e Cultura na Produção Acadêmica 2005-2012, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, que tem por objetivo discutir como as relações conceituais entre turismo e cultura vêm sendo tratadas em dissertações de mestrado.
Segundo as autoras, o “artigo procura uma abordagem abrangente sobre o tema, trabalhando com metodologia de estudo de caso. Foram analisadas as duas primeiras dissertações da primeira e da última turma que concluíram o Mestrado em Turismo e Hospitalidade na UCS. Observamos que a cultura, enquanto conceito, vem sendo atrelada às práticas em Turismo na fomentação de padrões consumistas através da indústria cultural. O objetivismo acadêmico prioriza a apresentação de resultados nas dissertações, o que inibe os estudantes de deixar questões em aberto. Assim, os textos tendem a instrumentalizar a cultura como conteúdo e subsidio de argumentação, sem que ocorra uma mediação teórica e um atravessamento político entre turismo e cultura”.
O artigo completo está em 
http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/947

Outro artigo, também resultado da iniciação científica no PPGTURH vem assinado por Viviane Rocha, que foi orientada pela professora Susana Gastal, e foi publicado pela Revista Brasileira de Iniciação Científica. O artigo intitulado “Turismo, Interpretação Patrimonial e Jardins Botânicos: O Frequentador do Jardim Botânico de Caxias do Sul” apresenta pesquisa desenvolvida buscado traçar o perfil dos visitantes da referida área verde. 
A pesquisa utilizou questionário com perguntas abertas e fechadas, e discute a possível incorporação da área, ao turismo. Os resultados evidenciam o pouco conhecimento dos frequentadores sobre a função científica dos botânicos e reafirmam a preocupação com a fiscalização das atividades exercidas na local. A interpretação patrimonial é uma das técnicas sugeridas para aproximar o frequentador e o turista, da área verde.
A Revista Brasileira de Iniciação Científica é uma publicação online, que tem por objetivo promover a divulgação da produção acadêmica de alunos envolvidos em Programas de Iniciação Científica. A Revista tem como público-alvo estudantes participantes de Programas de IC de instituições de ensino, mas também aceita trabalhos feitos por estudantes de ensino técnico e de graduação, desde que orientados por um/a professor/a.

O artigo completo está disponível em http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/IC/article/viewFile/269/183

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