domingo, 6 de agosto de 2017

UCS HOMENAGEIA MÉRITO EDUCAÇÃO E MÉRITO CIENTÍFICO




Em recente ato em que a Universidade de Caxias do Sul homenageou 53 pessoas por Mérito Educação (Medalha Dom Benedito Zorzi), Mérito Científico (Medalha Reitor Virvi Ramos) e Mérito Comunitário (Medalha Prefeito Hermes Webber), quatro condecorados estão ou estiveram ligados ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. A professora Marcia Maria Cappellano dos Santos foi agraciada com a medalha Dom Benedito Zorzi. Os professores José Carlos Köche, Mario Carlos Beni e Vania Beatriz Merlotti Herédia destacaram-se como Mérito Científico.
Instituídas e concedidas pelo Conselho Universitário, as comendas levam os nomes dos fundadores da UCS e designam o reconhecimento a pessoas e entidades que se notabilizaram por ações sociais visando ao desenvolvimento humanitário, econômico e cultural da sociedade, nos segmentos da educação (desde o ensino básico até o superior), das relações comunitárias e da promoção do desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região, no Estado e no país.
Em sua página no Facebook, o professor Mario Beni assim se referiu a homenagem:

“Tão sensíveis que são todos à importância do esforço de "Construir Saber" - pergunto agora o que seria de tais "saberes construídos" sem aqueles que semeiam? O que seria? Sem aqueles que os espargem como adubo nutritivo, alimentando a desejada e necessária ânsia de aprender que, tanto pedimos e pedimos, jamais abandone os nossos jovens!...
O que seria do Saber sem os Mestres que os dividem, que os ilustram?
Nos lembrando a essencial percepção, tão curiosa e milagrosa, de que o saber e o amor são os dois únicos bens que se multiplicam pela divisão. Dividir saber é potencializá-lo... assim como dividir amar é multiplicar o amor... Imagino que por isso... e de volta reconheço... que, ao lado do Mérito Científico, maior e justo Mérito é o que cabe à Educação, aqui tão bem representada.
Conhecimento e Educação que poderoso encontro!
Neste evento, a fartura nos premia para além da Ciência e Educação...
E uma segunda pergunta se apresenta: O que seria do saber, já descoberto e construí, do, e da sua nobre divisão multiplicada, a Educação? Sem extensão social, comunitária responsável e generosa, a qual cabe o maior mérito!
Aquele de levar aos que ignoram, aos que anseiam e necessitam, os benefícios do saber quando educado”.

Aos homenageados, nossos cumprimentos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário