sexta-feira, 3 de novembro de 2017

DR PEDRO CESAR, DO PPGTURH-UCS, PALESTRA NAS FEDERAIS DE SANTA MARIA-RS E MATO GROSSO DO SUL




Professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, do corpo permanente do PPGTURH-UCS, ministrou três palestras no último mês de outubro. Sua fala abriu a Semana Acadêmica dos cursos de Turismo e de Geografia, respectivamente na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade de Federal do Mato Grosso do Sul. Ainda neste último mês, participou da mesa-redonda  Zoneamento dos Campos de Cima da Serra e Diversidade Socioambiental, no Seminário Biodiversidade na Região dos Campos de Cima da Serra, promovido pelo PPGD/UCS. 
Na UFSM proferiu palestra acerca de ‘Planejamento, Patrimônio e Turismo’, destacando as possibilidades de uso e apropriação do Patrimônio natural e cultural tanto para o turista como para o cidadão. Na UFMS, campus Aquidauana, falando os cursos de graduação e mestrado em Geografia e graduação em Turismo, desenvolveu o tema Planejamento e Desenvolvimento Regional do Turismo.


Professor Pedro é doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (2007), Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1989), mestre em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultura pelo Centro Universitário Ibero Americano (2002) e especialista em Planejamento e Marketing Turístico (SENAC-SP, 2000). Docente Adjunto III na Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e Professor Permanente no Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor Visitante do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) e do Centro de Investigações sobre Espaços e Organizações da Universidade do Algarve (CIEO-UAlg). Autor de inúmeras publicações com destaca ao material de Educação para o Turismo do Ministério do Turismo, o livro Turismo e Planejamento Sustentável pela Educs e, atualmente, publicações na Universidade do Algarves, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra. Coeditor da revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, Líder do Grupo no CNPq em Estudos Urbanos e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Cultura, Arte e Patrimônio, da Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário