sexta-feira, 27 de abril de 2018

VEM AÍ O 9º SEMINTUR JR!


BEM-VINDA TURMA 18


Já em plena atividade a Turma 18 do PPGTURH-UCS.
Muito sucesso a todos, em sua nova vida acadêmica.



PALESTRAS APRESENTADAS NO FÓRUM DE GRAMADO PODEM SER ACESSADAS



Estão disponíveis para consulta, os powerpoints das palestras realizadas no Fórum Gramado de Estudos Turísticos, neste mês de abril.
Confira:


ANAIS DO COLÓQUIO CENÁRIOS, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO 2018


·    Já estão disponibilizados para consultas, os Anais do Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, atividade acadêmica que integrou o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, realizado no início deste mês de abril. 
     O Colóquio teve organização científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul.






Na ocasião, foram selecionados 12 trabalhos, que concorreram ao prêmio especial de excelência:

TítuloAutores
A gastronomia como atrativo em Clusters TurísticosAntonio Carlos Benetti, Lucimari Acosta Pereira, Rodolfo Wendhausen Krause
Aspectos da Região Turística da Chapada Diamantina, microrregião do Geoparque Serra do Sincorá e o território de LençóisNatália Rothmann Eschiletti
Cartografia de Saberes e Artesania da (e na) Pesquisa em TurismoJennifer Bauer Eme
Chocolate como Suvenir Gastronômico analisando o município de Gramado/RSFelipe Zaltron De Sá
Governança do turismo em Gramado (RS): o papel dos atores sociais para o planejamento e a gestão turística local e regionalBianca da Silva Trindade
Hostel e o Sujeito TuristaMara Regina Thomazi
O comportamento do turista LGBT com relação ao consumo em viagens de lazer Luiz Ernesto Brambatti, Christopher Smith Bignardi Neves
O construcionismo e a ação coletiva de jovens rurais no turismo Mayara Roberta Martins, Aline Moraes Cunha
O futuro da Hospitalidade: Impactos dos modelos disruptivos de Hospedagem no mercado tradicionalRachel de Paula Canedo Branco
Realidade Virtual no Turismo: uma forma de entretenimento ou uma mudança de paradigma?Lisele Taufer
Turismo e Hospitalidade: um estudo da acessibilidade sob a ótica do usuário do espaço urbanoBruna Tronca, Letícia Indart Franzen
Turismo no discurso de uma comunidade periférica Jasmine Pereira Vieira


Destes foram premiados:


Rachel de Paula Canedo Branco
Bianca da Silva Trindade
Jasmine Pereira Vieira
Lisele Taufer
Felipe Zaltron De Sá



terça-feira, 24 de abril de 2018

MARCIA CAPPELLANO RECONDUZIDA NO CONETUR




A professora Marcia Cappellano dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, esteve entre os membros reconduzidos ao Conselho Estadual de Turismo (Conetur), em reunião realizada no último dia 16. O Conetur é formado por 63 membros que representam o setor público, sociedade civil, Sistema S (Sebrae/RS, Sesi/RS. Sesc/RS, Senac/RS, Senar/RS e Senat), fóruns regionais do Turismo e Instituições de Ensino Superior, estas últimas representadas pela Prof. Márcia.
O Conetur foi criado pelo projeto de lei 226/2012, com aprovação unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado, em outubro de 2012. Trata-se de um órgão de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS. Seus objetivos são estabelecer diretrizes, oferecer subsídios e contribuir para a implementação da política pública de turismo no Estado. Cabe ao Conetur, ainda, debater essas políticas, com participação democrática e controle social por meio de seus representantes.


GRANDE SUCESSO DO COLÓQUIO CENÁRIOS, CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO, INTEGRANTE DO FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS


Continua repercutindo muito positivamente, a realização do Forum Gramado do Estudos Turísticos, que teve integrado a sua programação o Colóquio Turismo, Ciência e Desenvolvimento Turístico, organizado pelo PPGTURH-UCS.
O Colóquio destinou-se a pesquisadores e estudiosos do Turismo e áreas afins, com o objetivo dar maior visibilidade e promover a discussão acadêmica sobre pesquisas em Turismo com foco em temas relativos à Mobilidade, Hospedagem, Restauração (A&B), Comércio e Serviços, Entretenimento e Hospitalidade, abordados pela perspectiva da Cultura, Organizações e Gestão, Sustentabilidade, Gestão da Sustentabilidade, Gestão Pública, Acolhimento, Educação,Ruralidade, Urbanidade, Segmentação, Ciclo de Vida, Tecnologias, entre outras.
A seguir, a fala da Profa. Márcia Cappellano, na abertura do evento:

Senhoras e Senhores: Ao dar-lhes o meu bom dia, quero saudar, na pessoa daqueles que foram nominados pelo Protocolo, a todos que aqui se fizeram presentes para vivenciarmos, juntos, uma jornada, que, para a Universidade de Caxias do Sul e, particularmente, para o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado e Doutorado, tem um significado muito especial.
À nossa Instituição, ao nosso Programa, coube iniciar as atividades deste Fórum, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que tem como identificação temática “a ciência a serviço do desenvolvimento sustentável”. Ao desafio que nos foi dado, decidimos responder com a proposição de um Colóquio.  Todos sabemos que Colóquio, no meio acadêmico, consiste numa reunião de que participam especialistas dispostos a dialogar sobre temas eleitos, ouvindo e expondo conhecimentos desenvolvidos, pontos de vista, argumentos. Portanto, o cerne deste Colóquio, que denominamos “Turismo, Ciência, Desenvolvimento Turístico”, não poderia ser outro a não ser o Diálogo, expresso sob diferentes dimensões, modalidades, instâncias: diálogo entre saberes e fazeres de todos que se voltam a pensar, promover e viabilizar o turismo.
Falo primeiramente do diálogo entre saberes e fazeres afetos ao turismo no âmbito da própria Academia. Falo da interlocução que este evento propicia entre pesquisadores do Turismo de diferentes instituições dos cenários brasileiro, europeu e da América Latina. Aqui estão representadas a Universidade do Algarve, em Portugal, Austral do Chile, Universidade de São Paulo, Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina e a Universidade de Caxias do Sul – a anfitriã.
A reflexão científica não se faz no vazio; faz-se por problematizações construídas sob diferentes crivos teóricos, porém sempre tonalizadas por marcas contextuais, sejam elas sociais (sociais no sentido amplo), institucionais, profissionais dos cenários em que as problematizações se inserem, cenários que, sob graus e abrangência diversos, permeiam-se uns aos outros. E nisso, todos aprendem.
Também no âmbito da Academia, nesta tarde, o Colóquio põe em interlocução saberes e fazeres de pesquisadores seniores e de estudantes em diferentes estágios na aprendizagem do processo de pesquisar, todos, no entanto, movidos por um mesmo objetivo: produzir conhecimento científico sobre o turismo e torná-lo acessível para qualificar a prática cotidiana dos que dele se ocupam e, por decorrência, dos próprios turistas. E nisso, todos aprendem.
Refiro-me ainda ao diálogo desejável entre a Academia, sistematizadora e produtora do saber científico, e entidades, organizações de natureza pública e privada, cujos fazeres não se esgotam em si mesmos, sob risco de mitigar-lhes a vitalidade criativa, empreendedora, ou mesmo de verem comprometidos resultados almejados. A ciência, o saber científico permite a legisladores, gestores, players do turismo perspectivarem novos e renovados fazeres; estes, por sua vez, num ciclo frutuoso, retroalimentam o processo de fazer ciência, a produção de novos saberes. E nisso, todos aprendem.
Para finalizar, não poderia deixar de ressaltar que este Colóquio tem origem na clareza que os organizadores do Fórum Gramado de Estudos Turísticos têm sobre a importância desses diálogos. Foi assim que o Sindicato de Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR SERRA GAÚCHA, na pessoa de seu presidente, Sr. Alfeu Fernando Boscardin de Oliveira, assinou Termo de Cooperação com a Universidade de Caxias do Sul, com vistas à sua realização. Foi assim que concedeu premiação em dinheiro aos três primeiros trabalhos científicos que viessem a receber as melhores avaliações dentre aqueles apresentados e aprovados.
De parte do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da UCS, estejam certos de que envidamos todos os esforços para corresponder ao que foi ali firmado. E por sabermos que, nisso, todos aprendem, essa é uma razão mais do que suficiente para hoje aqui estarmos.
Uma boa jornada a todos nós.














terça-feira, 10 de abril de 2018

PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE MINISTRA AULA INAUGURAL NA UCS

Dr.ª Cláudia Nunes Henriques, da Universidade do Algarve (Portugal),  está na Universidade de Caxias do Sul para proferir aula inaugural nesta terça-feira, dia 10, dos cursos de Turismo, Gastronomia, Hotelaria e Eventos, do Programa de Hospitalidade, e do curso de graduação em Ciências Econômicas. 
A pesquisadora portuguesa falará sobre “Cultura, Turismo e a Interconectividade com a Economia”. 
A palestra terá lugar no Auditório do Bloco J, Cidade Universitária, a partir das 19h40min. O evento está aberto à comunidade, tendo entrada franca.