domingo, 20 de maio de 2018

187ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO PGTURH-UCS


“Gestão da gastronomia sustentável em meios de hospedagem” é o título da Dissertação de Patrícia Binz, realizada a partir de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. A pesquisa, orientada pela Profa. Dra. Suzana Maria De Conto, será avaliada pelos professores Dr. Rodolfo Wendhausen Krause (Univali) e Dra. Susana de Araújo Gastal (Ucs).
O ato acadêmico, aberto ao público, acontece na quinta-feira, de 24 de maio, a partir da 10h, na sala 312 do Bloco F, Cidade Universitária.

DE CONTO É PALESTRANTE NO FÓRUM DE TURISMO DE IGUASSU


PROFESSORES DA UCS ELABORAM PARECER SOBRE A CASINHA DO BLUES



Os professores Susana Gastal e Paulo Rogerio De Mori representaram a Universidade de Caxias do Sul, na comissão que avaliou, a pedido do Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul, o processo sobre a “Casinha do Blues”, instalada no Lago da Estação Férrea. Trata-se de seus palcos simultâneos, o Front Porch Stage, popularmente conhecido como a ‘Casinha do Blues’, do Mississipi Delta Blues Festival – MDBF, que encanta os músicos estrangeiros partícipes do evento e forte referência como um ‘lugar de memória’ para os jovens caxienses.
O conjunto original do Largo da Estação Férrea ficou tempo significativo sem uso, constituindo-se na comunidade uma imagem de abandono. Muitas pessoas manifestavam a necessidade de reocupação desse lugar, tão evocativo para a história de Caxias do Sul. Quando a ocupação dos prédios do entorno se inicia, a área passa a ser associada a um case de revitalização. A própria Secretaria Municipal de Cultura, ao se instalar em um bem tombado, contribuiu significativamente à valorização e à nova identificação da cidade com o complexo da estação.
Com a revitalização da gare e do moinho da estação, e a realização do Mississipi Delta Blues Festival, um novo tipo de cena urbana se constitui, para além da ocupação das edificações. Esse local passa a ser representativo e evocativo de novos valores urbanos ao ocupar o espaço aberto, o espaço público, local por excelência do encontro das pessoas, dos diferentes, do exercício da cidadania, razões pelas quais o parecer dos professores da UCS foi favorável à manutenção da “Casinha”.
Constituíram a Comissão, ainda, Renata Carraro, Francisco Roberto da Silva Junior, João Antonio Pezzi Bagoso (Toyo) e Marivania Sartoretto.

MESTRANDA PPGTURH-UCS FALA SOBRE GESTÃO CULTURAL EM CURSO DA FURG



Depois de coordenar um curso de extensão sobre Gestão Cultural, com sucesso total de público, a mestranda do PPGTURH-UCS, Cristina Calcagnotto leva sua experiência à Santa Vitória do Palmar, onde ministrará palestra em Seminário de Atuação Profissional em Eventos.
O curso de extensão na UCS contou, também, com uma aula ministrada pela professora Susana Gastal, do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade. 

ALUNAS DO PPGTURH-UCS PALESTRAM NA UNIPAMPA





Letícia Indart Frazen, doutoranda no PPGTURH-UCS, e Bruna Tronca, mestranda no mesmo Programa, foram palestrantes na Semana Acadêmica do Curso de Turismo a Unipampa, campus de Jaguarão. As duas falaram para os alunos da Unipampa sobre acessibilidade, tema de suas pesquisas na Universidade de Caxias do Sul. A palestra foi um sucesso.

terça-feira, 1 de maio de 2018

PRESENÇA DO PPGTURH-UCS EM ATIVIDADES NA UNIVALE , MINAS GERAIS




A Profa Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista realizou uma série de atividades acadêmicas na Universidade do Vale do Rio Doce, de Governador Valadares-MG, no início deste semestre. Entre outras, esteve como avaliadora de duas bancas de Defesa de Dissertação, no Mestrado em Gestão Integrada do Território, foi a conferencista convidada para a  aula inaugural dos cursos de graduação em Comunicação Social e Pedagogia e palestrante na abertura dos trabalhos do Grupo de Estudos Relação com o Saber, sobre Escrita Acadêmica.
A primeira banca avaliou a dissertação intitulada “Conexões Rizomáticas: ciberterritorialidades docentes e discentes”, de Karla Nascimento de Almeida, e, a segunda, a dissertação “Percepção de estudantes da educação de jovens e adultos sobre o Rio Doce”, de Gilda de Melo Marques, ambas sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Celeste Reis Fernandes de Souza.
Além dessas atividades, a professora participou de encontro com professores e coordenadores de grupos de pesquisa da instituição, dando prosseguimento a trabalho já iniciado, com a professora Karla Nascimento de Almeida, no sentido de integração entre a UCS e a Univale, através, especialmente, dos grupos Amorcomtur!, da UCS, e Relação com o Saber, da Univale. (Maria Luiza Cardinale Baptista)


PROFESSORA DO PPGTURH AVALIA PESQUISA DA UnB



A Profa Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista, do corpo permanente do PPGTURH-UCS, participou, por videoconferência, como avaliadora de Banca de Defesa de Mestrado, na Universidade de Brasília, no último mês. Intitulada “Discurso Epistemológico sobre Turismo e sua Transposição nos Programas de Pós-Graduação do Brasil”, a pesquisa realizada por Camila Chaves da Silva Freitas teve como orientadora a Profa Dra Marutschka Martini Moesch. Entre os resultados da pesquisa, está a constatação de que a produção investigativa considerando a epistemologia do Turismo ainda é tímida, considerando o período de análise, entre os anos 2000 e 2017. (Maria Luiza Cardinale Baptista)