segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aluna do Mestrado coordena GT em Congresso Internacional

A mestranda Patrícia kreusburg Marques juntamente com os professores Dr. Víctor Leiva Romero (Director Escuela Ecoturismo- Facultad de Ecología y Recursos Naturales. Universidad Andrés Bello - Chile) e o professor Paulo Sergio da Silva (Doutorando em Geografía Cultural e do Turismo - Universidade Federal de Uberlândia), estão coordenando o Grupo de Trabalho “Turismo e Meio Ambiente: No caminho do desenvolvimento dos nossos povos” convidam a todos os professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação para participação do II CONGRESO CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe. O evento acontecerá nos dias 29 de outubro a 1 de novembro de 2010, em Santiago-Chile.
Serão abordados temas como análise de diferentes estratégias de desenvolvimento do Turismo na perspectiva do Meio Ambiente como ferramenta do desenvolvimento local, regional e nacional, extremamente importante para os povos da América Latina e Caribe. Utilização atual de diversos conceitos da economia, paisagem, espaço e cultura no desenvolvimento das comunidades. Diretrizes de desenvolvimento endógeno sustentável baseado no Ecoturismo, Turismo Sustentável, Turismo Rural e Turismo Ecológico. Experiências positivas e negativas a serem analisadas.
Independente da localização, toda atividade turística necessita de um ambiente para acontecer. Considerando a crescente busca do homem por atrativos naturais, pelo desconhecido e por novas culturas, se faz necessária reflexão sobre a importância dessa estreita relação que o Turismo e o Meio Ambiente possuem. Discussões em torno de ações e diretrizes aplicadas no desenvolvimento sustentável, inclusão social e educação ambiental em comunidades limítrofes a áreas de preservação ambiental.
Analisar conceitos e práticas do Turismo sob diversas perspectivas da sustentabilidade econômica, cultural e ambiental na busca pelo equilíbrio da atividade turística nas comunidades receptoras. Discutir meios de viabilizar a proteção ambiental e a justiça social no desenvolvimento endógeno, muito relevantes no âmbito da América Latina e o Caribe.

Para maiores informações acessar link do congresso:
www.internacionaldelconocimiento.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário