segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

1ª Missão Internacional do Mestrado (Uruguai)











Ocorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2009 a 1ª Missão Internacional do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (RS), nas cidades uruguaias de Montevidéu e Colônia de Sacramento. A iniciativa surgiu nas discussões da disciplina “Turismo e Desenvolvimento Regional”, sob coordenação do Prof. Dr. Edegar Luis Tomazzoni, sendo a referida missão proposta como atividade complementar de aula, a fim de conhecer a realidade da esfera turística do Uruguai, país fronteiriço do Brasil. A viagem possibilitou ainda, além da interessante troca de experiências de turismo em ambos países, o estabelecimento de convênios entre a Universidade de Caxias do Sul e órgãos de desenvolvimento regional, como o MERCOSUL, além de instituições de ensino uruguaias. Confira abaixo a programação dos encontros e reuniões:


Dia 10/12/09, quinta-feira:


  • Reunião na Universidade da República do Uruguai (Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação), com as Profªs. Rossana Campadónico, Nelly da Cunha, e Gabriela Campadónico.
  • Reunião no Ministério de Turismo com o Sr. Álvaro Lopez Gallero - Coordenador Geral.
  • Reunião na Câmara de Comércio Uruguaio-Brasileira, com o Sr. Sérgio Martínez Zimarioff (Gerente).
  • Palestra na Universidade Católica do Uruguai, com o Prof. Gabriel Andrade (diretor da Faculdade de Ciências Empresariais), e com a Profª Mrecedes Guinovart (Coordenadora acadêmica do Curso de Licenciatura em Direção de Empresas Turísticas). Nesta mesma oportunidade, ocorreu a palestra do Conglomerado de Turismo de Montevidéu, com o Sr. Oscar Iroldi (Coordenador).


Dia 11/12/09, sexta-feira:

· Palestra na ALADI – Associação Latinoamericana de Integração - , com o Secretário Geral de Coordenação e Cooperação, Sr. Fernando Correa.

· Palestra no Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) -, com o Secretário Andrés Stein.

· Reunião na Intendência de Montevidéu, com o Diretor do Departamento de desenvolvimento Local e Integração Regional, Sr. Luiz Polakof, e com o Diretor da Divisão de Turismo, Sr. Fernando González.


Dia 12/12/09, sábado:

· Reunião na Intendência de Colônia de Sacramento, com a Diretora de Turismo Sra. Andréa Schunk, seguido de passeio guiado (cortesia da Intendência) pelo bairro histórico da cidade.



A viagem possibilitou troca de experiências e maior conhecimento de como o trade turístico do Uruguai está trabalhando para o desenvolvimento do turismo no país, e o estabelecimento de convênios entre a UCS e as Universidades da República Uruguaia e Universidade Católica do Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário