sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PROFESSOR DO PPGTUR REALIZA PÓS-DOUTORAMENTO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Prof. Eurico e sua orientadora na Universidade de Aveiro

O professor do PPGTUR/UCS, Eurico de Oliveira Santos, encontra-se na Universidade de Aveiro, em Portugal, para estágio pós-doutoral, desde o início de 2012. Especialista em Turismo Rural, o objetivo do trabalho agora realizado é o de estudar a importância econômica e social, assim como as dificuldades enfrentadas nas propriedades rurais com empreendimentos turísticos, na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. A orientação é da professora Dra. Elisabeth Kastenholz.

O Professor destaca: “Nesse estágio tive a oportunidade de desenvolver um novo momento de pesquisa, com o levantar de novas informações referentes às atividades de turismo no espaço rural. Verifiquei a geração de salário, emprego fixo/temporário e renda nos dos empreendimentos pesquisados, bem como as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento das atividades não agrícolas nas propriedades investigadas. O projeto foi concebido para ser realizado em duas etapas. A primeira consistiu-se no levantamento de informações sobre as atividades turísticas junto aos proprietários rurais da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, onde a atividade turística existe ou existiu, em pesquisa realizada ao longo de 2011. Os conhecimentos gerados, na primeira etapa, serão a base para a definição da segunda etapa, ou seja, a elaboração de artigos com análise dos dados, já na Universidade de Aveiro em Portugal. A escolha dos locais de pesquisa foi feita com base nas informações já disponíveis sobre a existência de atividades turísticas na Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Dados já pesquisados foram retirados de trabalhos realizados em 1997/1998, no curso de especialização em Produção e Gestão do Turismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; em 2002/2003, na pesquisa no Mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Santa Maria; em 2004/2008, no âmbito do doutorado em Ciências Agropecuárias e Recursos Naturais de Universidade Autônoma do Estado do México. A atual pesquisa, associada a Universidade do Aveiro, Portugal, atualiza e complementa os dados”.

A oportunidade da pesquisa realizada é reforçada por dados divulgados pelo IPEA, nesta semana, em que aponta transformações na área rural do Rio Grande do Sul. Segundo o IPEA, de 2009 a 2011 houve queda de 67,3% na pobreza extrema, nessa região, com dados mais significativos, inclusive, se comparados às cidades.

Outras informações:

http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=13073&catid=10&Itemid=9


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário