quinta-feira, 17 de maio de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2012 NO PPGTUR


SEMANA DO MEIO AMBIENTE  2012

Com uma ênfase importante de pesquisas envolvendo ecologia, gestão ambiental e sustentabilidades, o PPGTUR – UCS terá uma ativa programação para marcar a Semana do Meio Ambiente 2012. A programação preliminar prevê:

Dia 30 de maio – quarta-feira
Local: Cinema da UCS às 20h.
Atividade integrada entre o CECI, CCH e PPGTUR – Cidade Universitária
Coordenação: Profa. Dra. Liliane Stanisçuaski Guterres
Realização de debates a partir do documentário cedido pelo Instituto Anthropos em parceria com outras IES com o projeto “Água, da escassez à abundância”.

A questão da água e as formas de vida nas grandes cidades
Série para televisão: AcquaMídia
Sinopse: Programa de televisão que sublinha a problemática da relação Natureza/Cultura - Homem/Ambiente, construído a partir de uma abordagem plural sobre os temas da poluição e escassez dos recursos hídricos na cidade de Porto Alegre. A proposta do programa é buscar uma estética que valorize o cotidiano, desvendado no dia-a-dia dos habitantes de uma grande cidade a dimensão dos fenômenos socioambientais relacionados ao recurso Água. Programa I - Agua poluída é... Programa II - Prá cair peixe na rede ... Programa III - Prá limpar sem sujar... Programa IV - Preservação é ... Apoio: ABES – SRH/MMA – SEMAE São Leopoldo – TVE/RS.
 Professores debatedores: Liliane Guterres e Rosane Lanzer ( a confirmar)

  
Dia 1 de junho – sexta-feira
Gestão ambiental em empreendimentos turísticos
Público: Professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR
Disciplinas: Evolução histórico-conceitual do Turismo (Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal); Turismo, Organização e Gestão (Prof. Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna) e Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Profa. Dra. Suzana Maria De Conto)
Visitação em empreendimentos com sistemas de gestão ambiental implantados (enoturismo e meios de hospedagem)
Coordenação: Profa. Dra. Suzana Maria De Conto


Dia 4 de junho – segunda-feira
Local: Cinema da UCS às 20h.
Atividade integrada entre o CECI, CCH e PPGTUR – Cidade Universitária
Coordenação: Profa. Dra. Liliane Stanisçuaski Guterres
Realização de debates a partir do documentário cedido pelo Instituto Anthropos em parceria com outras IES com o projeto “Água, da escassez à abundância”.

Memória ambiental e os conflitos de usos das águas.
DVD interativo: Habitantes do arroio, estudo de conflito de usos de águas urbanas, risco e saúde pública
Sinopse: O DVD Habitantes do Arroio apresenta coleções de vídeos de curta duração produzidos em 2009 e 2010, reunindo dados etnográficos, documentos de acervo e entrevistas realizadas pelos pesquisadores durante seus deslocamentos pela bacia do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre - RS. O DVD com 1h e 40 min de duração, podendo ser assistido como um documentário linear, ou como um DVD interativo. Nesta última modalidade, novas direções na narrativa são provocadas pelas conexões entre universos urbanos diferentes reunidos pelas águas - águas da memória, águas pluviais, águas domésticas, águas lúdicas e prazerosas, águas perigosas, águas que limitam e atravessam territórios entre o público e o privado na cidade. O material produzido e colecionado pelo projeto pode ser acessado também no blog http://habitantesdoarroio.blogspot.comA gestão de águas urbanas. Ano: 2010. Direção: Ana Luiza Carvalho da Rocha/Rafael Devos. Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV) - PPGAS – UFRGS.
 Professores Debatedores: Maria Carolina Gullo e Sergio Tieppo (a confirmar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário