domingo, 17 de março de 2013

ROSANA LANZER E LUCIENE CAMPOS NA REVISTA HOSPITALIDADE


A Revista Hospitalidade, em seu Volume IX, n. 2, circula com dois artigos da equipe do PPGTUR-UCS.  A professora Rosana Lanzer assina, com Paulo Roberto Teixeira, texto intitulado “Parque Nacional da Lagoa do Peixe e Desenvolvimento Local: A Visão da Comunidade de Mostardas-RS e Tavares-RS”. O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa no Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP), especialmente nos municípios de Mostradas e Tavares, com apoio da Petrobras.

O segundo artigo, intitulado “Artesanato, Cultura e Turismo: O Discurso Estético-Político nas Arpilleras”, registra resultados do projeto de pesquisa sobre artesanato, coordenado pela professora Luciene Jung Campos, que trás como co-autores Raquel Alquatti e Ismael Pereira.

Veja a seguir, o resumo dos dois artigos:

 

PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A VISÃO DA COMUNIDADE DE MOSTARDAS-RS E TAVARES-RS


Resumo: O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (PNLP) está localizado em sua maior parte nos municípios de Mostardas e Tavares, ambos no Rio Grande do Sul. O parque abriga uma rica avifauna tendo relevância nessa modalidade de turismo. O estudo aqui apresentado objetivou avaliar o papel do PNLP no processo de desenvolvimento local pelo Turismo e na melhoria da qualidade de vida da população. Foram realizadas 200 entrevistas, separando o grupo em nascidos antes e após 1970. Foi utilizado o teste estatístico Kruskal-Wallis  para comparação das amostras. Os entrevistados não identificam o parque como gerador de receitas, as quais relacionam a atividades agrícolas e não ao potencial local para o Turismo. Há uma tendência dos entrevistados nascidos após 1970 em melhor reconhecer os benefícios do PNLP. O ecossistema preservado de grande singularidade é o principal atrativo da região e os habitantes reconhecem esse potencial, mas não vislumbram a integração entre Turismo, comunidade e preservação dos recursos naturais no desenvolvimento local.


 http://revhosp.org/ojs/index.php/hospitalidade/article/view/481


ARTESANATO, CULTURA E TURISMO: O DISCURSO ESTÉTICO-POLÍTICO NAS ARPILLERAS

Resumo: O presente artigo aborda a cultura popular, mais especificamente o artesanato, para discutir suas possibilidades em relação ao turismo. Parte-se do pressuposto que a lógica capitalista tem levado ao tratamento reducionista dado a cultura, pelo turismo. O objeto de análise são as tapeçarias chilenas, denominadas arpilleras, que nos anos 1970 foram utilizadas por grupos de mulheres para denunciar as violações aos direitos humanos naquele país. O objetivo do artigo é o de analisar como as paisagens produzidas nas tapeçarias reproduziam do Chile de então, utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso. Os resultados mostram que tais peças artesanais estão incorporadas ao patrimônio histórico e cultural chileno, e nessa condição são expostas em diferentes países, inclusive no Brasil, incentivando produções locais. A apropriação turística de patrimônios como as arpilleras, pelo turismo, entretanto, exige outra relação com a cultura. 

http://revhosp.org/ojs/index.php/hospitalidade/article/view/482

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário