Eduardo Pezzi teve sua banca de defesa de dissertação nesta terça-feira, dia 28 de maio de 2013. A pesquisa intitulada Turismo e experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável, orientada pelo Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna, foi avaliada pelos professores Dr. Alexandre Panosso Netto (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS). O ato solene, aberto ao público, teve lugar na sala 409, Bloco 46, Cidade Universitária.
Parabéns ao novíssimo Mestre!
Resumo
Este milênio trouxe consigo
transformações em âmbito político, cultural, econômico
e social em variadas áreas. A
atividade turística, nesse sentido, acompanha as modificações ocorridas no
cenário mundial. O desejo, agora, é por vivências personalizadas, que possam
proporcionar, de alguma forma, não apenas um simples desprender do cotidiano,
mas a vivência de uma experiência memorável.Logo, utilizou-se teorias advindas
da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial, a temática relacionada
à antropologia da experiência e à economia da experiência, no intuito de
analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e
Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender o que tornou a
experiência dos turistas que visitaram Gramado nos anos de 2010 e 2011, extraordinária.
A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira, quantitativa, coletou
informações, via questionário, a partir de uma amostra pré-selecionada, que tinha
por intuito identificar, dentre os pesquisados, quais apresentariam maior probabilidade
de terem vivenciado uma experiência extraordinária na viagem. A segunda,
qualitativa, adotou o critério de maior nota média, obtida entre as pessoas que
responderam o questionário. Empregou-se, então, a técnica da entrevista, com o
objetivo de coletar material que aportasse, suficientemente, a análise do
conteúdo dos relatos dos turistas que, mais possivelmente, perceberam a
experiência turística como memorável. Desse material, extraíram-se os
principais elementos que foram acionados, tornando possível a criação de uma
categorização de análise. Nesse ponto, tornou-se necessária, devido sua
recorrência, a inclusão de mais três dimensões, denominadas, aqui, como
emergentes, que não haviam sido descritas pelos autores tomados como referência
para este trabalho. Pode-se concluir, ao final do estudo, que Gramado, enquanto
destino turístico, é capaz de proporcionar vivências extraordinárias, pois
permitiu que fossem acionados, nos visitantes, elementos que apontam para a
percepção de uma experiência memorável, embora, tenha-se convicção de que se
trata de uma análise subjetiva, que apesar de possuir aspectos comuns, é
dependente de fatores individuais.
Palavras-chave: Turismo. Turismo de Experiência. Experiência
turística. Dimensões
da economia da experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário