quarta-feira, 29 de maio de 2013

133° BANCA NO PPGTUR-UCS



Eduardo Pezzi teve sua banca de defesa de dissertação nesta terça-feira, dia 28 de maio de 2013. A pesquisa intitulada Turismo e experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável, orientada pelo Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna, foi avaliada pelos professores Dr. Alexandre Panosso Netto (USP), Dr. Rafael José dos Santos (UCS) e Dra. Susana de Araújo Gastal (UCS). O ato solene, aberto ao público, teve lugar na sala 409, Bloco 46, Cidade Universitária.
Parabéns ao novíssimo Mestre!
 
Resumo
 Este milênio trouxe consigo transformações em âmbito político, cultural, econômico
e social em variadas áreas. A atividade turística, nesse sentido, acompanha as modificações ocorridas no cenário mundial. O desejo, agora, é por vivências personalizadas, que possam proporcionar, de alguma forma, não apenas um simples desprender do cotidiano, mas a vivência de uma experiência memorável.Logo, utilizou-se teorias advindas da Antropologia, do Marketing e do Turismo, em especial, a temática relacionada à antropologia da experiência e à economia da experiência, no intuito de analisar as dimensões da experiência, definidas por Pine II e Gilmore (1999) e Oh, Fiore e Jeoung (2007), que permitiram compreender o que tornou a experiência dos turistas que visitaram Gramado nos anos de 2010 e 2011, extraordinária. A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira, quantitativa, coletou informações, via questionário, a partir de uma amostra pré-selecionada, que tinha por intuito identificar, dentre os pesquisados, quais apresentariam maior probabilidade de terem vivenciado uma experiência extraordinária na viagem. A segunda, qualitativa, adotou o critério de maior nota média, obtida entre as pessoas que responderam o questionário. Empregou-se, então, a técnica da entrevista, com o objetivo de coletar material que aportasse, suficientemente, a análise do conteúdo dos relatos dos turistas que, mais possivelmente, perceberam a experiência turística como memorável. Desse material, extraíram-se os principais elementos que foram acionados, tornando possível a criação de uma categorização de análise. Nesse ponto, tornou-se necessária, devido sua recorrência, a inclusão de mais três dimensões, denominadas, aqui, como emergentes, que não haviam sido descritas pelos autores tomados como referência para este trabalho. Pode-se concluir, ao final do estudo, que Gramado, enquanto destino turístico, é capaz de proporcionar vivências extraordinárias, pois permitiu que fossem acionados, nos visitantes, elementos que apontam para a percepção de uma experiência memorável, embora, tenha-se convicção de que se trata de uma análise subjetiva, que apesar de possuir aspectos comuns, é dependente de fatores individuais.

Palavras-chave: Turismo. Turismo de Experiência. Experiência turística. Dimensões
da economia da experiência. 


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