sábado, 27 de julho de 2013

134º BANCA NO PPGTUR-UCS


No próximo dia 31 de julho, a mestranda do PPGTUR-UCS, Magda Micheline Spindler, terá sua banca de defesa da dissertação intitulada “Roteiros turísticos no espaço rural: estudo de caso do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano em São Lourenço (RS), Brasil”. A banca será composta pelos professores Dr. Hugo Anibal Gonzalez Vela (UFSM), Pedro de Alcântara Bittencourt César (UCS) e Dra. Rosane Maria Lanzer (UCS), com presidência do orientador Prof. Dr. Eurico de Oliveira Santos. A sessão, aberta ao público. Terá lugar na sala 409 do Bloco 46, Cidade Universitária, Caxias do Sul, com início às 10h.

Resumo: A presente pesquisa versa sobre a roteirização turística no espaço rural. Busca-se analisar como se desenvolve o processo de constituição de roteiros turísticos, tomando o caso do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano, de São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil). Para tal, desenvolveu-se a reconstituição da história da formatação do Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano, a identificação e a análise do modo de inserção das propriedades no roteiro turístico, bem como os atrativos turísticos por elas ofertados, por exemplo, a inventariação das manifestações culturais presentes nesses atrativos turísticos e a análise da relevância do roteiro junto ao cenário turístico local e regional. Esses são processos desenvolvidos na busca do objetivo geral da pesquisa. O referencial teórico aborda a história e cultura dos imigrantes pomeranos, os conceitos de turismo, turismo rural, manifestações culturais e roteiro turístico, além de apresentar especificidades sobre o objeto estudado. A investigação concretizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O presente estudo de caso diferencia-se por seu viés etnográfico e é sustentado pela observação participante e entrevistas semiestruturadas.


Palavras-chave: Turismo. Turismo no espaço rural. Roteiros turísticos. Roteiro de Turismo Rural Caminho Pomerano. São Lourenço do Sul (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário