quinta-feira, 22 de agosto de 2013

138ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO MESTRADO EM TURISMO - UCS

 Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, a mestranda Mônica Schneider, do PPGTUR-UCS, estará submetendo a pesquisa intitulada “A hospitalidade, sob a ótica do romeiro, na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS e seu corolário no universo conceitual de turismo religioso”, à Banca de Defesa de Dissertação. A dissertação será avaliada pelos professores Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS), Dr José Carlos Köche (UCS) Dra. Luciene Jung de Campos (UCS), em ato presidido pela orientadora, Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos.
O ato acadêmico, aberto ao público, inicia às 10h, na sala 409, do Bloco 46, na Cidade Universitária, Caxias do Sul.

RESUMO
As peregrinações e romarias têm sido objeto de estudos sob diferentes perspectivas, dentre as quais a do turismo religioso e da hospitalidade. É nesse contexto que se situa o presente trabalho, trazendo à reflexão relações de hospitalidade na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS, sob a ótica do romeiro. Essa é uma prática religiosa, culturalmente instituída, que perdura por mais de um século e que se realiza anualmente, mobilizando milhares de pessoas a cada edição e envolvendo não só moradores do município, mas também de outras cidades do Rio Grande do Sul e, até mesmo, de outros estados. A Romaria a Caravaggio abarca também uma ampla estrutura receptiva, promovendo interações de cunho pessoal, social, institucional. Nesse sentido, num contexto teórico para o qual confluem conceitos de espiritualidade e religiosidade, turismo religioso e hospitalidade, tem-se como objetivo identificar e analisar, via discurso, sinalizadores de relações de hospitalidade sob a perspectiva do romeiro e sintetizar interpretativamente as relações emergentes dessa análise. O desenvolvimento da pesquisa, de caráter prioritariamente qualitativo e com procedimentos metodológicos desenhados a partir de uma abordagem hermenêutica, compreendeu entrevistas semiestruturadas com participantes da Romaria do ano de 2012. Mediante técnicas de análise de conteúdo e de análise de marcas enunciativas, foram categorizados fragmentos das respostas dos entrevistados. Os sinalizadores discursivos apontam, no que tange à hospitalidade, para a predominância de aspectos vinculados ao planejamento e à organização socioadministrativa da Romaria, seguidos das relações sócio-humanas que nela se efetivam. Esses sinalizadores foram ainda analisados estabelecendo-se elos com as manifestações dos sujeitos sobre as motivações para a ida a Caravaggio, a experiência de participação no evento, assim como os destaques que seriam dados sobre a Romaria a um eventual futuro romeiro – o que possibilitou, com o apoio de subsídios empíricos, aportar um outro olhar teórico sobre os conceitos de peregrinação/romaria e turismo religioso.
Palavras-chave: Turismo. Turismo Religioso. Hospitalidade/Acolhimento. Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário