sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CVT PUBLICA ARTIGO SOBRE PROJETO LAGOAS COSTEIRAS

Circula novo número do Caderno Virtual de Turismo, que trás artigo assinado pela professora do corpo permanente do Mestrado em Turismo, da UCS, Rosane Lanzer, e pelo Me Paulo Roberto Teixeira, formado pelo mesmo Programa. 
O artigo intituladoO Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) e sua relação com os municípios de entorno: uma visão da comunidade ao desenvolvimento local” apresenta resultado parciais de pesquisa do Projeto Lagoas Costeiras (http://projetolacos.blogspot.com.br/), desenvolvido no Rio Grande do Sul, que em suas duas edições contou com apoio da Petrobrás.

Resumo do artigo

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado nos municípios de Mostardas e Tavares, no litoral do estado do Rio Grande do Sul. A região possui economia baseada na agricultura, pesca e silvicultura de pinus. O principal atrativo é a Lagoa do Peixe, um refúgio para várias espécies de aves migratórias. O estudo visou avaliar o papel desse parque no processo de desenvolvimento do Turismo nesses municípios, verificando sua relação com as melhorias na qualidade de vida da população. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, realizada com a população nascida antes e após 1970, totalizando 200 pesquisados nas duas cidades, além disso, foi aplicada a metodologia da Escala de Likert. Os resultados demonstraram que existe uma maior percepção dos benefícios pela população de Mostardas. Verificou-se ainda, que há uma tendência dos entrevistados nascidos após 1970 em melhor reconhecer os benefícios indiretos proporcionados pela presença do Parque Nacional, em relação ao grupo entrevistado com mais de 40 anos. Essas diferenças se devem principalmente ao fato das pessoas nascidas antes de 1970 terem sofrido mais com a implantação da área protegida, principalmente no que tange ao uso da área.

Texto completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário