terça-feira, 10 de setembro de 2013

EGRESSA DO PPGTUR GANHA BOLSA CAPES PARA DOUTORADO NO EXTERIOR

A mestre pelo Programa em Turismo, da Universidade de Caxias do Sul,  Isabel Angelica Bock, está entre os contemplados com bolsa da CAPES, para doutorado no exterior. Seu projeto de pesquisa intitula-se “Políticas públicas de turismo, articulação de atores e o desenvolvimento regional: a experiência da região do Douro, Portugal” e será desenvolvido na Universidade de Aveiro, sob orientação do Prof. Dr. Carlos Costa, no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI), que abriga o doutorado em Turismo.
A pesquisa de Isabel Angelica Bock irá analisar a concepção e a operacionalização dos planos estratégicos nacionais do Turismo de Portugal e os aspectos da dinâmica relacional dos atores públicos e privados, na região do Douro, que sinalizem a colaboração em rede para a gestão da atividade, com vistas à qualificação do destino e consequente colaboração para a promoção do desenvolvimento regional.
Segundo a doutoranda, o Douro apresenta muitos contrastes. Além de ser a mais antiga região demarcada do mundo para a produção de vinho, o que ocorreu em 1756, tem um décimo de seu território classificado como patrimônio mundial da humanidade, pela Unesco, desde 2001. Apesar de responsável por 1/3 do total de exportações de todo o vinho produzido em Portugal, é uma das regiões com os piores indicadores de desenvolvimento na União Europeia. Sofre com a desertificação das freguesias, o decréscimo populacional, o alto índice de envelhecimento da população e o baixo índice educacional, sendo considerada uma das mais pobres de Portugal e da Europa. Em 2003, essa região foi identificada no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) como um polo turístico prioritário do país. Foram criadas unidades hoteleiras de luxo, bem como adaptadas antigas propriedades para o acolhimento dos turistas que percorrem suas rotas temáticas (vinho e azeite).

No Mestrado em Turismo, isabel realizou a pesquisa intitulada “Grupo Gestor do Turismo Rural do Rio Grande do Sul: Um estudo sob a ótica das redes colaborativas”, defendida em 2011, e disponível em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário