sexta-feira, 11 de setembro de 2015

GRUPO DE PESQUISA DO PPGTURH-UCS PALESTRA NA SEMANA ACADEMICA DA PSICOLOGIA








O grupo de pesquisa “Artesanato e Turismo: Saberes e Trocas Simbólicas”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Luciene Jung de Campos, participou no último dia 2 de setembro da VIII Semana Acadêmica de Psicologia da UCS, XXX Semana de Psicologia e IV Mostra de Práticas em Psicologia. A partir da filiação do projeto ao dispositivo teórico-metodológico-analítico da Análise do Discurso, o grupo compreende a pesquisa como um processo artesanal e a partir disso o artesanato pode ser visto como uma trama que se tece na rua, no social e na história e, consequentemente, para os movimentos sociais.
Pensando nisso, a convite do Diretório Acadêmico da Psicologia – Gestão Catarse, o encontro tinha como proposta discutir sobre os “Movimentos Sociais e as interfaces com a Psicanálise: o que podemos dizer?”. O Auditório do bloco H, onde ocorreu o evento, ficou lotado de participantes, para acompanhar as falas do grupo.
Cada membro da mesa teve a oportunidade de expor suas reflexões sobre as relações entre os movimentos sociais, a psicanálise, o materialismo histórico e a análise do discurso. Na introdução do evento, a Prof.ª Luciene salientou a importância daquele debate dentro das universidades, sendo, portanto, necessário valorizá-lo no sentido de fomentar o pensamento crítico.
O graduando em Psicologia (UCS), Macuri Peteffi, discutiu sobre as contribuições de Freud e Lacan para o debate sobre movimentos sociais; Stefany Rettore Garbin e Raquel Alquatti, graduadas em História e Psicologia, respectivamente, bolsistas de IC no PPGTURH e atuais mestrandas do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRGS, pautaram sobre as relações entre discurso, gênero e a inscrição da mulher nos movimentos sociais a partir da Marcha das Vadias; a formanda em Psicologia (UCS) Mônica Restelatto discutiu sobre a mulher no funk e o “Caso Dora”, de Freud; os mestrandos do PPGTURH/UCS, Maicon Gularte Moreira e Mateus Vitor Tadioto, apresentaram novas perspectivas das discussões que veem realizando em suas pesquisas sobre os/as LGBT; finalizando a mesa, o graduando em Psicologia e bolsista de IC no PPGTURH, Ismael Pereira, falou sobre as interfaces entre a Psicanálise e os atuais movimentos imigratórios.

Ao final do evento, diversos/as participantes expuseram suas opiniões sobre o que havia sido debatido, fizeram perguntas e também trouxeram outros exemplos de interfaces possíveis. (Mestrando Maicon Gularte Moreira)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário