terça-feira, 13 de outubro de 2015

PPGTURH EM ENTRELAÇOS ACADÊMICOS COM A AMAZÔNIA






Professora do PPGTUH, Dra Maria Luiza Cardinale Baptista, está na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para mais um período de desenvolvimento de atividades do projeto Usina de Saberes Amazônicos: Narrativas de Viagens Investigativas, que se desenvolve até o próximo dia 19. O projeto envolve uma série de atividades de integração e de pesquisa, com vistas ao fomento da produção científica daquela Universidade, em parceria com o grupo Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS/CNPQ).
Trata-se da sequência de atividades desenvolvidas em outras visitas da professora, que desenvolve os trabalhos também como visitante sênior do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCCOM) e como pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA).  Sob sua coordenação, vem ocorrendo semanalmente a integração de pesquisadores da UCS com os da UFAM, a partir, especialmente dos Encontros Caxinaus, encontros caóticos virtuais semanais, com a professora e pesquisadores das duas universidades, encontros viabilizados pela tecnologia hangout.  
Na UCS, os encontros caóticos da Comunicação e do Turismo e suas transversalidades já são uma tradição, como rodas de conversa transdisciplinares, em que os pesquisadores compartilham experiências, saberes e fazeres relacionados às pesquisas em Turismo e demais áreas. Durante o último semestre, os pesquisadores realizaram, inclusive, uma Mostra Fotográfica Virtual, em que foram trocadas imagens e informações a respeitos dos lugares que caracterizam a Serra Gaúcha e a Amazônia, de acordo com os olhares dos pesquisadores.
Durante esta visita, a professora Malu Cardinale coordena o Seminário de Pesquisa no PPGCCOM, que tem como objetivo preparar os pós-graduandos para a escrita do projeto de pesquisa da dissertação. No último sábado, houve um momento especial, aberto para outros cursos de pós-graduação, intitulado Jornada Teórico-Poética, em que foi discutida a Mutação da Ciência Contemporânea, em associação às leituras poéticas, pelos participantes e exercício metodológico de associação teoria e poesia. O evento vai se repetir no próximo sábado, dia 17 de outubro.
Além da disciplina e da Jornada Teórico-Poética, a professora realiza trabalhos de supervisão personalizada de textos científicos para os pós-graduandos das áreas de Comunicação e Sociedade e Cultura da Amazônia, área em que ela está desenvolvendo seu pós-doutoramento, cujo projeto tem como título: Entrelaços Caosmóticos Com Saberes Amazônicos: Percorrendo as Trilhas Inscriacionais da ‘Ciência em Movimento’, na Sociedade e Cultura da Amazônia.
(Maria Luiza Cardinale Baptista- reg. MTb 6199)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário