segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PROFESSORA DO PPGTURH-UCS MINISTRA AULA INAUGURAL NA UFAM




"Cenário da Produção da Ciência Contemporânea: 'Vamos precisar de todo mundo!'" foi o título da Aula Inaugural do segundo semestre da Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Dra Maria Luiza Cardinale Baptista, no último mês de outubro. O evento aconteceu no auditório Rio Amazonas, da UFAM, com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr Gilson Monteiro, coordenadores de Programas de Pós-Graduação daquela Universidade, bem como mestrandos e doutorandos de diversas áreas.

O evento abriu oficialmente o segundo semestre das atividades da Pós-Graduação e teve como proposta a discussão de diversos aspectos relacionados ao cenário da produção científica na contemporaneidade, com suas implicações de valoração e reconhecimento dos saberes. Estruturas produtivas e demandas. Processos avaliativos. Tendências: internacionalização, produção em redes, inovação, inter e transdisciplinaridade. A concentração de validação nos periódicos. Formação de núcleos e grupos fortes e irradiadores das produções.

A professora Maria Luiza fez uma reflexão relacionada às suas pesquisas na Universidade de Caxias do Sul, com viés esquizoanalítico, e ao trabalho que vem sendo realizado de integração com a UFAM, como pesquisadora visitante sênior. Ressaltou a importância de tornar públicas as produções e de entrelaçamentos, de produção de investigação em redes de pesquisadores, como o que vem ocorrendo nas interações entre os pesquisadores do Amorcomtur e diversos grupos de pesquisa da UFAM. O grupo de pesquisa da UCS já conta oficialmente, entre seus membros, com vários pesquisadores daquela Universidade. Em decorrência, estão sendo elaboradas produções conjuntas, que trazem o relato da interação e das investigações em parceria. Semanalmente, os pesquisadores das duas Universidades têm se reunido com a professora, através de encontros virtuais, viabilizados pela tecnologia hangout.


Atualmente, a professora realiza dois projetos na UFAM, que envolvem dois Programas de Pós-Graduação: Usina de Saberes Amazônicos: Narrativas de Viagens Investigativas, vinculado ao Plano Estratégico de Ampliação e Qualificação da Produção Científica do PPGCCOM/UFAM, desenvolvido no âmbito do PECTI/AM - PG/Fapeam; e o  Entrelaços Caosmóticos com Saberes Amazônicos: junto ao Programa de Sociedade e Cultura da Amazônia. Percorrendo as Trilhas Inscriacionais da ‘Ciência em Movimento’,  como pós-doutoranda.  (Maria Luiza Cardinale Baptista, Reg.MTb 6199).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário