quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TCC SEM MISTÉRIO...



A professora Maria Luiza Cardinale Baptista esteve entre as ‘oficineiras’ da I Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais, da UCS. Docente do corpo permanente do PPGTURH, Prof. Malu discorreu sobre o 'temido TCC'. A oficina de escrita , que foi um sucesso, procurou desmistificar todo processo que acompanha a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

VISÃO E AÇÃO TRAZ TEXTO DA EQUIPE PPGTURH-UCS

Novo texto de Mônica Schneider e de Marcia Maria Cappellano dos Santos, intitulado A Hospitalidade sob a Ótica do Romeiro na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS e seu Corolário no Conceito de Turismo Religioso”, está na nova edição da revista Turismo Visão e Ação.

Confira: http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/7955



DOCENTE DO PPGTURH-UCS FAZ PALESTRA EM SÃO BORJA


No último dia 21 de agosto, o professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César foi o convidado do Instituto Federal Farroupilha, campus Sâo Borja (RS) para ministrar a palestra de encerramento da Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Arquiteto de formação e docente do corpo permanente do PPGTURGH-UCS, sua palestra abordou o tema “Panorama do Planejamento do Turismo no Brasil”, salientando a necessidade de Planos e Política do Turismo com ênfase em um Planejamento Regional como mecanismo para a formação de uma atividade sustentável e com maior distribuição e ganho social.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SEMINTUR E SUAS REPERCUSSÕES

 Em belo texto na Revista Cenário, a Drª Ana Paula Spolon realiza um comentário crítico sobre o último Semintur. Nas suas palavras:

“A grande colaboração dos eventos realizados em Caxias do Sul foi dada pela inovação no formato, com a adoção das chamadas “rodas”. Quebrando paradigmas e construindo círculos de conversa ao invés de adotar o formato tradicional e hegemônico da plateia que assiste, passiva, à fala do expositor, a UCS inova e dá voz (e vez) a pessoas que, em um evento tradicional, disporiam de somente cerca de 20 minutos para expor seu trabalho e, eventualmente, responder a uma ou duas perguntas, caso fossem feitas. Diante da roda, que coloca a todos em uma mesma posição, equilibrando discursos e anulando posições de poder, cria-se a oportunidade do diálogo efetivo e da proximidade com o outro, em situação de igualdade, construindo-se laços sociais mais sólidos e duradouros e incentivando-se a alteridade.”

Obrigada, Ana, pelas palavras generosas.

O texto completo está disponível em:


domingo, 16 de agosto de 2015

VEM AÍ: 6º ENCONTRO SEMINTUR JR.

O 6º Encontro Semintur Júnior já tem datas e prazos definidos. 
O Encontro vai acontecer no dia 6 de novembro de 2015, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, destina-se a incentivar o debate acadêmico entre estudantes de graduação do campo de Turismo, Hospitalidade, áreas afins e suas transdisciplinaridades. 
A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 21 de setembro, por meio do site do evento, que logo estará disponibilizado.


Acompanhe no http://seminturjr.blogspot.com.br/

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

159° BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO PPGTURH-UCS

“Hotel-escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de Hotelaria do Brasil” é título da dissertação de Michele Vasconcellos Chiattone, que terá sua banca de defesa nesta sexta-feira, dia 14 de agosto. Na banca avaliadora estarão os professores Dr. Eurico de Oliveira Santos (UCS), Dra. Marlei Salete Mecca (UCS) e Dra Judite Sanson de Bem (UNILASALLE), sob presidência do Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna. O ato inicia às 14 horas, tendo por local a sala 313 do Bloco 46, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – Mestrado, Cidade Universitária, Caxias do Sul

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

158ª Banca de Defesa de Dissertação


Entre as bancas do último mês de julho, esteve a de Rafael Lima de Souza. A pesquisa intitulada “O turismo no espaço rural como atividade complementar de geração de renda e ocupação não agrícola no Corede das Hortênsias do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”, orientada pelo Dr. Eurico de Oliveira Santos, foi avaliada pelos professores Drª Marlei Salete Mecca  e Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César, ambos da Universidade de Caxias do Sul, e pelo Dr Marcelo Ribeiro, da Universidade Federal de Santa Maria. Essa foi a 158° no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

NARRATIVAS DE VIAGENS: CURSO COM EDVALDO PEREIRA LIMA

O curso de extensão Narrativas de Viagens: Ponte Transversal Entre Mundos será ministrado pelo professor Dr. Edvaldo Pereira Lima, no PPGTURH-UCS, entre os dias 10 e 12 de agosto. De viés transdisciplinar, o curso destina-se a profissionais, estudantes e pesquisadores dos campos das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase no Turismo e na Comunicação, assim como interessados em geral. A realização é do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e do Curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul, com apoio do Diretório Acadêmico do Curso de Jornalismo – Gestão Utopia, através do Grupo de Estudos e de Pesquisas AMORCOMTUR! (UCS-CNPq).
O ministrante, Edvaldo Pereira Lima, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP, com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Toronto; tem graduação em Turismo e em Comunicação Social – Jornalismo. Criador do método Escrita Total@ de Redação Criativa, é autor de diversos livros e artigos relacionados ao tema.
O curso na UCS tem por objetivo mapear e sugerir caminhos proativos para a exploração da narrativa de viagem. Tratará, entre outros assuntos, de Jornalismo Literário de Viagens e a potência do texto de viagem como narrativa de transformação, assim como novas possibilidades de narrativas no ambiente digital.

As vagas são limitadas, as inscrições podem ser feitas no site da UCS, através link < https://www.ucs.br/site/extensao/comunicacao-social/15/ >. O investimento é de R$ 120,00 com possibilidade de parcelamento em até três vezes. (Crédito: Emílio Coutinho)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

158ª BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO NO PPGTURH-UCS

Lagoas costeiras de Osório – RS: potencialidade para transformação em ‘lagoas turísticas’” é título da dissertação de Leonardo Reichert, que terá sua banca de defesa nesta sexta-feira, dia 7 de agosto. Participam como avaliadores os professores Dr. Paulo dos Santos Pires (UNIVALI), Dr. Silvio Luiz Gonçalves Vianna (UCS) e Dr. Alois Eduard Schäfer (UCS), com presidência da orientadora, Dra. Rosane Maria Lanzer.

O ato acadêmico, aberto ao público, inicia às 14 horas, tendo por local o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, bloco 46, sala 313, Cidade Universitária, Caxias do Sul.

NOVA EDIÇÃO DA ROSA DOS VENTOS - TURISMO E HOSPITALIDADE

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/issue/current

Vol. 7, No 2 (2015)

Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Edição normal da revista referente ao período abr-jun de 2015.

Sumário

Editoria

Rosa dos Ventos em Nova Edição / Rosa dos Ventos New EditionPDF
Susana de Araujo Gastal

Artigos

Tombamento e Talentos: Uma Parábola Contratualista sobre o Patrimônio Cultural / Heritage listing and Talents: A Parable on Cultural HeritagePDF
Alcimara Meira Goncalves Andrukiu, Bruno Martins Augusto Gomes, Fábio Andrukiu
Produção Científica sobre Comensalidade no Brasil: Estudo Documental de Teses e Dissertações (1997- 2011) / Scientific Production on Commensality in Brazil: Documentary Study of Thesis and Dissertations (1997-2011)PDF
Frederico Cid Soares, Luiz Octávio de Lima Camargo
Setor de Bebidas no Brasil: Abrangência e Configuração Preliminar / Beverage Sector in Brazil: Preliminary Scope and ConfigurationPDF
Juliana Trombeta Reis
Planejamento Gastronômico em Destinos Turísticos: Uma Comparação entre o Panorama Nacional e o EstrangeiroPlanejamento Gastronômico em Destinos Turísticos: Uma Comparação entre o Panorama Nacional e o Estrangeiro / Planning Gastronomic Tourist DestinationPDF
Álvaro Augusto Bahls, Rodolfo Wendhausen Krause, Fernanda de Souza Farias
Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco em Belo Horizonte, MG.Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG / Gastronomic Events and Marketing Strategies: The FesPDF
Graziela Da Silva Suzuki, Rodrigo Burkowski, José Marcos Carvalho Mesquita
Gestão Ambiental em Espaços de Lazer e Turismo: As Praias Urbanas da Amazônia Brasileira / Environmental Management in Leisure and Tourism Spaces: The Urban Beaches of the Brazilian AmazonPDF
Eugênia Rosa Cabral, Juliana Santiago Dias, Sergio Castro Gomes
Ecoturismo: Potencialidades e Limitações Ambientais do Município de São José dos Ausentes, RS / Ecotourism: Potential and Environmental Limitations in São José dos Ausentes, BrazilPDF
Verônica Casagrande, Vania Elisabete Schneider, Gisele Cemin, Taison Anderson Bortolin
Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience SharingPDF
Antônio Claret Guerra, Marlusa Gosling, Tatiana Carvalho

Cases

Turismo de Eventos na Serra Gaúcha: O Caso da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, RS / Tourism Events in Serra Gaucha: The Case of Caxias do Sul, RS, National Grape FestivalPDF
Fabrício Silva Barbosa

ARTIGO DA EQUIPE PPGTURH-UCS DISCUTE ESPAÇO CEMITERIAL E TURISMO

Muita produção no PPGTURH-UCS, neste 2015. Agora, novo artigo da professora Malu e sua orientanda Charlene, da Turma 14, na Revista Ibero Americana de Turismo.
Parabéns às duas!

Espaço cemiterial e Turismo:
campo de ambivalência da vida e morte
Charlene Brum Del Puerto, Maria Luiza Cardinale Baptista

Resumo - No presente artigo, são feitas considerações acerca da relação entre o espaço cemiterial e o turismo, como campo de expressão e representação da ambivalência vida e morte, trazendo reflexões possíveis para entender a utilização das necrópoles na atividade turística. O texto apresenta discussão decorrente de estudo que está sendo realizado para o desenvolvimento da dissertação de Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul/RS (UCS), envolvendo a abordagem do cemitério como um espaço turístico. Trata-se de uma produção vinculada ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese. Neste artigo, inicialmente é feita uma consideração sobre o espaço cemiterial e suas transformações ao longo do tempo. Após, é abordada como a temática da morte é compreendida pela sociedade. Sequencialmente, debatemos a utilização do cemitério na atividade turística, denominada neste trabalho como “turismo cemiterial”. São apresentados resultados preliminares de cartografia bibliográfica, com a construção das trilhas teórico-conceituais-reflexivas: cemitério, morte e turismo. Os resultados percebidos aqui demonstram que a reflexão sobre morte interfere na ressignificação do espaço cemiterial e na ponderação sobre a atividade turística no cemitério.

Versão completa em

http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1611