segunda-feira, 17 de abril de 2017

ROSA DOS VENTOS – TURISMO E HOSPITALIDADE EM NOVA EDIÇÃO


A edição do volume 9, número 2, da nossa Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade  já se encontra disponível. O número trás, com destaque, dois artigos (um vindo do México e outro do Brasil) abordando as novas tecnologias, sua presença e impactos sobre o turismo. Outro tema abordado é a gastronomia, nesta edição presente em três diferentes momentos: em artigo sobre as preferências dos consumidores, no Equador; em artigo que apresenta sua associação à hospitalidade, na formação para atuar com alimentos e bebidas, no Brasil; e em resenha crítica de Juana Norrild sobre o livro recém-lançado – “Gastronomía y Turismo. Destinos con sal y pimienta” – editado por ela, na Argentina, mas trazendo autores de diferentes países.
Se a gastronomia é um tema familiar na atual produção científica, as difíceis questões do trabalho em Turismo não o são, pois em geral o assunto tem sido associado, na produção acadêmica, à formação profissional e ao desempenho no mercado. Assim, o artigo “Turismo e Trabalho em Pequenas Cidades” é especialmente oportuno. O mesmo acontece com dois outros temas, que você poderá acompanhar nesta edição: as estâncias hidrominerais, no caso, em Portugal, e a complexa questão das segundas residências situadas em sítios turísticos.
Enquanto os artigos reportam a pesquisas de viés empírico, os ensaios presente nesta edição da RRV descortinam novos horizontes reflexivo-teóricos, fundamentais ao avanço do campo acadêmico do Turismo. Eles costuram diferentes pesquisas, em diferentes espaços e tempos, para lançar novos olhares sobre o Turismo. No primeiro, Maximiliano E. Korstanje nos instiga com a reflexão intitulada “Death Seekers as Diplomats of Thana Capitalism”; no segundo, José Manuel Figueiredo Santos faz o mesmo com reflexão sobre “A Marcação Turística do Romantismo”.
Nossa Rosa dos Ventos está disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário