sexta-feira, 23 de novembro de 2018

PESQUISAS DO PPGTURH-UCS SÃO APRESENTADAS EM LA CORUÑA, ESPANHA



A internacionalização da Universidade de Caxias do Sul teve outro momento importante, em outubro último,  quando a docente e pesquisadora do PPGTURH e dos cursos de Comunicação Social, Drª Maria Luiza Cardinale Baptista,  participou de dois eventos científicos em La Coruña, Espanha: o II Congresso Iberoamericano de Turismo e Responsabilidade Social (CITuRS2018) e a I Jornada Iberoamericana de Ensino e Inovação em Turismo e Responsabilidade Social (JIDTuRS2018). Nas duas oportunidades, foram apresentadas pesquisas vinculadas ao Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS/CNPq), coordenado pela professora.


Para o CITuRS foram selecionados, pela comissão científica, os trabalhos: “Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas: Proposições Metodológicas para a Ciência do Turismo em Mutação” e  “Responsabilidade Ecossistêmica, Amorosa e Autopoiética do Turismo”, relacionados à abordagem metodológica e teórica que vem sendo proposta pela pesquisadora. Esta foi a segunda vez que a Baptista se fez presente no evento, sendo que, na edição de 2016, foi convidada para uma das conferências magistrais de abertura. “Novamente, foi muito rica a experiência de compartilhar as pesquisas e conhecer as produções de estudiosos tão importantes para as discussões de responsabilidade e comprometimento social, ambiental ou, ainda, ecossistêmica, no sentido que venho trabalhando”, segundo ela. Vale ressaltar, ainda, que a professora da UCS foi indicada como comentarista na conferência magistral proferida pelo Dr. Claudio Alexandre de Souza, sob o título DNA da Responsabilidade Social
Empresarial, assim como na sessão Turismo y Sostenibilidad en Brasil, com 17 artigos relativos a experiências e fenômenos turísticos do Ceará, Brasil.

A participação deste ano representa a consolidação da presença dos trabalhos do Amorcomtur, que contou também com a participação das pesquisadoras Camila de Carvalho Melo, recém mestre em Turismo e Hospitalidade, e Mara Regina Thomazi, mestranda do PPGTURH. Suas pesquisas foram apresentadas por vídeo online, com os títulos: “Trilha noturna em Criúva. Sinalizadores da viagem como desterritorialização, potência de vida e responsabilidade” e Hospitalidade-Amorosidade em Hostels”, ambos relatos parciais de estudos realizados por ambas, associados ao projeto de pesquisa de Baptista, no PPGTURH..
Além disso, o evento teve selecionado também o texto Rádio Tribos do Norte: A Amazônia indígena nas redes sociais”, de Adriano Rodrigues, pesquisador orientado no Mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Amazonas, pela professora Maria Luiza Cardinale, em trabalho de cooperação com a instituição do Norte do país e como parte das tarefas previstas no Plano de Pós-Doutoramento na Instituição. Também recebeu aceite o texto Turismo e Arte em Rede. Trama da Vida!  Movimentos turísticos como agentes potencializadores das redes artísticas brasileiras”, este último escrito em parceria com a pesquisadora Luísa Biondo, integrante do Amorcomtur, ex-aluna do Curso de Jornalismo e também presente em processos da aprendizagem do PPGTURH, como aluna não regularmente matriculada.
Na Jornada de Ensino e Inovação em Turismo e Responsabilidade Social, atividade paralela ao CITuRS, Baptista apresentou trabalhos intitulados “Entrelaços caosmóticos com saberes amazônicos: percorrendo as trilhas inscriacionais da ‘ciência em movimento’, na sociedade e cultura da Amazônia”, tema de seu pós-doutoramento na Universidade Federal do Amazonas; “Escre’ver-se’! práticas de ensino da escrita científica como narrativa de viagem investigativa”, relacionado ao seu doutoramento na Universidade de São Paulo e tema de um livro, em produção, a ser publicado pela Editora da UCS; e “Amorcomtur! grupo teia-trama ecossistêmica de encontros caóticos e conexões rizomáticas”.

A próxima edição dos dois eventos ocorrerá em 2020, em Fortaleza, Brasil, como forma de fazer circular e ampliar o fluxo de informações científicas iberoamericanas sobre a temática, fortalecendo os laços também com a América.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição ao mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu comentário